sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Rotary busca parceira com a Sedema para plantio de árvores


O Governador Distrital Rotary Club, José Walter Viotto, esteve na Prefeitura no início desta semana juntamente com representantes dos clubes de serviço do Rotary Club distrito de Piracicaba e foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente, José Otávio Menten, para buscar parceria para o plantio de árvores em nossa cidade.
Os 50 clubes de serviço do Distrito 4310 do Rotary Club, que abrange 27 cidades, incluindo Piracicaba, estão sendo incentivados pelo governador José Walter Viotto a efetuarem, cada um, o plantio de 4.310 mudas e solicitaram ao secretário a disponibilizar uma área para realização deste plantio.
Estiveram presentes com o Governador na reunião da Sedema:


Eduardo Campanha, Rotary Cidade Alta; Antônio Pedro Carvalho Carvalho, Rotary São Dimas; Nilton Pinto Fonseca, Rotary Cidade Alta; Leonardo Blazon, Rotary Vila Rezende; Roseli P. Assis, Rotary Cidade Alta; Waldir A. Grillo, Rotary Paulista; Manoel Cavalhero Luize, Rotary Clube Boituva Sul; Ailton Mendes, Rotary Luiz de Queiroz;  Silvia Neli Cavalhero, Rotary Boituva Sul; Leonilde F. Viotto, Boituva Sul;
 Por sugestão do Secretario, nesta quarta-feira, 06/09, uma comitiva do Rotary, entre eles o Presidente do Rotary São Dimas, Pedro Carvalho e José Orlando de Almeida estiveram no Parque Natural para conhecer a área. Eles estiveram lá acompanhado pelos técnicos da Sedema Felipe Gomes e Clementina Rossin.

Metas do Rotary


Durante a visita à Secretaria o Governador Distrital Rotary Club, José Walter Viotto, expos ao secretário que esta ação local está em consonância com o Rotary Internacional que tem como meta plantar um milhão de árvores no mundo através das unidades de serviço do Rotary. A ideia, por sugestão do governador, é que localmente cada clube faça parcerias com Prefeituras ou instituições para colaborar no plantio e adotar uma nascente a ser recuperada. 

A Sedema mantém um programa “Piracicaba Mais Verde” que realiza plantio no município através de diversos sub programas para incentivar a arborização urbana. O secretario contou aos visitantes que de 2005 foram plantadas aproximadamente 1.300.000 árvores. No final da reunião, Menten se comprometeu em localizar uma área nobre compatível para o plantio do Rotary.   
A iniciativa atende a necessidade da região na recuperação de áreas, principalmente as nascentes e a recomendação do Rotary Club Internacional que prevê que os rotarianos de todo o mundo desenvolvam ações de sustentabilidade e uma delas neste ano é o plantio das mudas.

No mundo são 1,2 milhão de rotarianos e cada um tem de plantar pelo menos uma árvore neste ano. No Brasil, há 38 distritos com 53 mil integrantes. No Distrito 4310 há 1.030 rotarianos e mais 700 jovens. A entidade incentiva a criação de Rotaracts para a faixa etária de 18 a 30 anos, Interact (de 14 a 18 anos) e Rotary Kids (a partir dos seis anos). Mais informações sobre a participação dos jovens podem ser obtidas pelo e-mail: roseliassis@terra.com.br.

Um comentário:

  1. Ótima ideia ! As bacias nascente do rio Piracicaba mais as bacias nascente do rio Corumbataí precisam ser preservadas para gerações futuras, sustentabilidade é fazer o possível para salvar o Planeta......O impossível deixa que eu faço

    ResponderExcluir