terça-feira, 19 de setembro de 2017

Piracicaba recebe visita de representantes do Consimares

Representantes do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Consimares) estiveram em Piracicaba, na última sexta-feira (15), para buscar subsídios para o evento que acontece em outubro, em Nova Odessa, que reunirá mais de 30 prefeitos e gestores públicos das regiões de Campinas e Piracicaba para buscar soluções consorciadas.
O responsável pela área de consórcios, aglomerações urbanas e regiões metropolitanas da Secretaria de Meio Ambiente, Luigi Longo, veio acompanhado de Ricardo Lopes Garcia, representante da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Ricardo Lopes Garcia; do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Jorge Luiz Silva Rocco; e especialista em Projetos de Gestão Ambiental, o diretor de limpeza pública de Jundiaí, Márcio Alberto Moraes.
Acompanhados pelo técnico da Sedema Carlos Ambrosano, a comitiva esteve na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) onde foram recepcionados pelo presidente da empresa Piracicaba Ambiental, Gerson Grutolla, que apresentou as instalações.

O evento do Consimares vai debater o plano de solução consorciada de gestão de resíduos para mais de 30 cidades das regiões de Campinas e Piracicaba. A proposta, com apoio institucional e econômico da Funasa (Ministério da Saúde), deverá permitir que cidades do Interior paulista possam se adequar à Política Nacional de Meio Ambiente.
A falta de saneamento básico está diretamente ligada a casos de diarreia e dengue, ocasionando altos índices de abstenção ao trabalho. “Obras de infraestrutura, como fornecimento de água, tratamento de esgoto e gestão de resíduos, exigem uma enorme dotação orçamentária e é claro que cidades pequenas não têm como tirar do papel questões tão importantes sem a ajuda de outras entidades”, analisa Maurício Brusadin, secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que deverá realizar a abertura do evento.
Hoje, no Estado de São Paulo, 508 cidades, de um total de 645 municípios, possuem menos de 50 mil habitantes. “O consorciamento de cidades que tenham interesses comuns é uma realidade capaz de transformar o Estado de São Paulo. Juntas, as cidades podem encomendar estudos precisos e claros, capazes de apontar tudo o que é comum, assim como tudo o que é exclusivo a cada uma delas”, diz Luigi Longo.
“Cidades diferentes podem ter realidades e necessidades diferentes, mas é importante perceber que, ao reunir macro ou até microrregiões, conseguimos ganhar escala, atrair investidores e por consequência, atrair a iniciativa privada para fornecer as soluções necessárias a cada uma destas regiões”, pondera Benjamin Bill, prefeito de Nova Odessa e presidente do Consimares.
“Ao reunir médias e pequenas cidades, podemos distribuir com melhor razão os investimentos naquela região, fazendo com que todas cresçam de forma equânime e regular, o que evita o êxodo de pequenas cidades e seu abandono”, completa o secretário Maurício Brusadin.
O evento é gratuito e será destinado a gestores públicos, prefeitos, vice-prefeitos, empresários do setor de saneamento, ministério público, acadêmicos e sociedade civil organizada. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.ci.eco.br/inscricao 


Um comentário:

  1. Há muitos eventos que acontecem e são de tal importância que eu não posso deixar de comentar, primeiro é meu projeto PREVENIR, EDUCAR, RECICLAR, ( todos tem direito de fazer o seu projeto ). O que me deixa intrigado é a indiferença de pessoas diante da situação em que vivemos na SAÚDE, EDUCAÇÃO, RECICLAGEM, agregar valores em atitudes que tenha proposito de " ajudar a coletividade na compreensão justa dos assuntos técnicos de interesse público " deixo aqui meu depoimento em momento oportuno.

    ResponderExcluir