quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Santo Antonio ganha uma ecoponto


A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, entregou nesta quarta-feira, 21/09 mais um ecoponto para a população. Com mais este, localizado na Rua João Laurelli, Residencial Santo Antônio, totalizam nove ecopontos em operação na cidade.
Com uma área de 1.200 m2, o ecoponto Santo Antônio segue o modelo padrão, com fechamento com alambrado, guarita com sanitários, baia coberta (para depósito) e iluminação.

Durante a inauguração, o secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten
ressaltou a importância do descarte correto para evitar prejuízos para a natureza e até para os cofres públicos. “Com esta ação preventiva, estamos contribuindo para destinarmos adequadamente alguns materiais como:  entulho da construção civil, madeira, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, pneus.  

O ecoponto vem contribuir para a melhoria do Bairro.  “Uma obra relativamente simples, lembrou o Prefeito Barjas Negri, mas muito importante para um bairro que há dois anos não tinha um metro de asfalto. Tinha apenas a escola Franco Montoro e que hoje, conseguiu várias conquistas como a pavimentação, a creche, a escola Santo Antônio agora o ecoponto, com isso, aos poucos, o bairro melhorando e vai valorizando”.

O Prefeito falou também sobre o reaproveitamento dos materiais que são descartados nos Ecopontos.  “O entulho da construção civil recolhido aqui é muito utilizado para obras da Prefeitura como tapa-buraco e também na manutenção das estradas rurais”.

“ Então, continuou Barjas “mesmo sendo uma obra simples, os ecopontos são extremamente importantes do ponto de vista ambiental. Só pelo fato de estarmos trabalhando para evitar que estes materiais não sejam descartados em áreas de APPs, áreas verdes, terrenos baldios, áreas de manancial já estamos contribuindo para preservação ambiental.


A Professora de geografia da Escola Estadual Bairro Santo Antônio, Cristiana Correia dos Santos Oliveira, localizada próxima ao ecoponto, fez questão de levar os alunos do ensino médio para a inauguração. A professora trabalha com eles em classe sobre a importância da reciclagem da separação e a destinação dos resíduos. 



ECOPONTOS

Os ecopontos estão aptos para receber:  entulho (até 1 m³, de acordo com a lei, mais que isso o munícipe deve contratar uma caçamba); material resultante de poda e capinação (pequenas quantidades); sofás, eletroeletrônicos, pilhas e baterias de celulares, lâmpadas fluorescentes, pneus. Ali não se deve descartar lixo domiciliar.

 A escolha dos locais para a instalação de ecopontos é determinada pela demanda com o objetivo de minimizar o descarte irregular destes materiais em áreas verdes e APPs, evitando deste modo a contaminação de ribeirões e córregos.

Endereços dos Ecopontos:  


1.    MONTE REY: Rua Giovanni Ferrazo - Horário de Funcionamento: Segunda à Sábado: 07:00 hs às 17:00 hs.
2.    BOSQUES DO LENHEIRO I   -   Rua Sapucaia
3.    BOSQUES DO LENHEIRO II   -   Rua dos Pinheiros  (DESATIVADO POR OCUPAÇÃO)
4.    CECAP/ELDORADO: Av. Eurico Gaspar Dutra (ao lado da área de lazer)
5.    JARDIM ORIENTE: Rua Profª MAria Isabel Teixeira Mendes x Rua Dr. Raul Machado Filho.
6.     ÁRTEMIS - Rua Fioravante Cenedese
7.    MÁRIO DEDINI I - Rua Antônio Franco de Lima
8.    MÁRIO DEDINI II - Rua dos Topázios
9.    BOA ESPERANÇA - Rua Francisco de Assis Pansiera       

Obs.: os portões ficam abertos para descarte de resíduos após o horário de funcionamento e aos finais de semana.

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário