segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Campanha Rio Vivo recolhe cerca de 800 kg de lixo do Rio Piracicaba

Durante toda a manhã, deste domingo, 03/09, cinco barcos e alguns caiaques os com participantes da Associação dos Pescadores Esportivos de Piracicaba – APERP recolheram cerca de 800 kg de lixo nas margens do Rio Piracicaba, na sua maioria pneus, muitos plásticos e pets.

A CAMPANHA RIO VIVO E 3º ARRASTÃO APERP teve início na rampa do largo dos Pescadores e aconteceu por iniciativa da APERP, já na sua 3ª edição, em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental – NEA, que durante o evento esteve presente para orientar as pessoas que passaram no local sobre o consumo consciente e correto descarte de resíduos, O evento contou com o apoio da Empresa Ambiental Piracicaba.

Marcelo Rufin presidente da APERP – Associação dos Pescadores Esportivos de Rio Piracicaba e afluentes há dois anos, explica que o objetivo desta ação é buscar conscientizar os pescadores e frequentad
ores a preservar o Rio Piracicaba e seus afluentes. Segundo ele, desde que foi fundada há 2 anos a associação tem promovido alguns arrastões periódicos como este além de plantios de árvores e outras ações.

Marcio Silva, de Salvador e morador de Piracicaba há três anos, acompanhado das filhas Mainah e Moara, trabalha na indústria, presente na ação RIO VIVO, falou sobre a atividade “ acho importante esta ação, esta limpeza inicial, mas sabemos que a solução do problema é atacarmos na raiz da causa que é a educação.

“É bem impactante quando vemos o pessoal voltando, trazendo resíduos que foram jogados no rio e mostrar isso para nossas crianças. Mas acredito que o mais importante são os pais fazerem o papel deles em casa
também, dando exemplo, fazendo a coleta seletiva e outras ações, mostrando para os filhos os impactos destes resíduos na natureza” finalizou Márcio.

A Equipe do NEA/ Sedema, além de orientações sobre a coleta seletiva do município além de orientar os participantes sobre os serviços de descarte de materiais como lâmpadas, pilhas, baterias, eletroeletrônicos e óleo de cozinha usado, também recolheu alguns materiais, como aparelho de som, pilhas e baterias recolhidos durante o evento.



A Campanha Rio Vivo busca o envolvimento da população na conservação do Rio Piracicaba e seus afluentes. As ações nos córregos e ribeirões estão sendo fortalecidas com o envolvimento de novos parceiros e visa trabalhar a qualidade das águas e da saúde nas comunidades, localizadas próximas aos corpos d´água.





Nenhum comentário:

Postar um comentário