segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Muitos pais e familiares no Plante Vida da Primavera no Castelinho

O evento aconteceu neste sábado no Morro do Castelinho e contou com a presença de muitos pais e familiares dos recém-nascidos para o plantio de mudas de ipês, jequitibás, marmeleiros e guatambus, entre outras. 
  
A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental- NEA realizou no sábado, mais uma edição do Plante Vida. O evento contou com a presença do Prefeito Barjas Negri, do secretário de Meio Ambiente José Otávio Menten e de convidados, mas principalmente, de muitos pais e familiares dos recém-nascidos no último trimestre na cidade.

Todos compareceram ao Morro do Castelinho para o plantio de mudas de jequitibá branco, angico vermelho, cana fistula, Ingá, Ipê Amarelo, roxo e branco, jerivá, embiruçu, guatambu e guarantã, todas espécies nativas adaptadas ao clima seco. O local escolhido pelos responsáveis pelo setor de arborização da Sedema, foi também o local do primeiro plantio do programa, que existe desde junho de 2007 em parceria com as maternidades da Santa Casa, Unimed e Fornecedores de Cana e que completou 10 anos em junho e tem agora mais de 50.000 árvores plantadas.  


As irmãs Julia, 23 anos e Marcela Diniz Almeida, trouxeram seus bebês, Alice de 2 meses e meio e Laura de 4 meses e meio nascidas nos Fornecedores de Cana para participar do plantio e juntas disseram que o programa: “ é importantíssimo nos dias de hoje para um futuro melhor para as nossas filhas.”

O casal de paraenses Roberta Lorena e o marido Marcello Neiva de Mello, trouxeram a pequena Marcela de três meses para o plantio. Eles chegaram a cerca de um ano e estavam surpresos com programa criado pela Sedema. Roberta elogiou a iniciativa e disse que gostaria de copiar para o seu estado, o Pará. Segundo ela, a capital, Belém é bem arborizada, mas as árvores são centenárias e precisam ser substituídas. Ela contou que veio a Piracicaba acompanhando o marido, que veio fazer doutorado na Esalq: “ viemos de carro, forma quase 2.800 km, uma aventura”. E logo depois engravidou de Marcel que é piracicabana. 



Outros pais como Aline Aparecida Nascimento da Silva e o pai trouxeram Helena Beatriz para o plantio. A mãe disse que vai gostar de acompanhar o crescimento da árvore que iriam plantar ali. Ela lembrou do plantio no seu bairro feito pela Prefeitura há quase 10 anos em frente da casa dela. “ Veio um caminhão cheio de mudas e plantou uma árvore em frente da minha casa e que hoje está enorme. Com certeza, vamos acompanhar o crescimento desta que estamos plantando aqui também”
O bebê Joaquim que no sábado completou 4 meses, nasceu no Hospital Unimed e estava acompanhado pelos pais, o metalúrgico Wesley Pimenta e a professora Caroline Manesco Araújo Pimenta.


Julia dormia tranquila no colo do pai Eduardo Campanha participou do evento junto com a mãe Alessa. Eles consideram importante a conscientização dos pais neste tipo de evento.

O programa “Plante Vida” criado pela Sedema prevê que para cada criança nascida em Piracicaba seja plantada uma árvore. O objetivo é contribuir com o programa de arborização do município e sensibilizar as famílias sobre a importância das árvores na vida das pessoas.


Plantio de aniversário.

Para marcar o encerramento das festividades de aniversário da cidade, o Setor de Arborização da Sedema vem plantando, desde agosto, muitas mudas e junto com o Plante Vida encerrou também o plantio das 250 novas árvores. O plantio foi realizado pelas autoridades, convidados presentes ao evento juntamente com os rotarianos de Piracicaba, Grupos de Escoterios São Mário, e Airadores do Tiro de Guerra.

Este plantio e todos os outros que acontecem no município de Piracicaba são definidos através do programa de arborização urbana da Sedema chamado “Piracicaba Mais Verde”, lançado em 2005 e que, agora em julho, completou aproximadamente 1.300.000 novas árvores plantadas no município.  

Deste total, quase 900.000 árvores foram plantadas na zona rural para reposição de mata ciliar, e, outras quase 400.000 foram plantadas na área urbana, em áreas verdes como parques, praças, centros de lazer e também calçadas e canteiros centrais das avenidas.

















Existem três formas de os pais participarem do Programa PLANTE VIDA:
- Plantio em calçada: a equipe da SEDEMA executa todo o processo do plantio, sendo de responsabilidade dos pais a manutenção da muda;
- Plantio em área particular, quintal ou chácara: a SEDEMA doa a muda para ser plantada pelos pais;
- Plantio em área verde: o plantio é comunitário: a SEDEMA define uma área verde e agenda o plantio com os pais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário