sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Projeto nascentes Analandia

O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten e o presidente do Semae, José Rubens Françoso, representaram o prefeito Barjas Negri), no lançamento do Projeto Nascentes de Analândia, no sábado (26).
Os representantes do Prefeito Barjas Negri estiveram acompanhados da assessora parlamentar do vereador José Aparecido Longatto,  (PSDB), Tânia Lopes, representando o Fórum Permanente Em Defesa do Rio Corumbataí, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, além dos técnicos, Felipe Vieira (Sedema) e Dalva Odorisi (Semae). 

 O objetivo do projeto é contribuir para a recuperação, conservação e proteção de nascentes e mananciais da Bacia Hidrográfica do rio Corumbataí, de onde vem a água que abastece mais de 500 mil habitantes na região de Piracicaba e Rio Claro.

A cabeceira do Rio Corumbataí, principal fonte de abastecimento dos piracicabanos fica em Analândia. A preservação das nascentes do Rio Corumbataí, produzindo o que em qualidade e quantidade é fundamental para a manutenção da oferta de agua em Piracicaba.

O Projeto Nascentes Analândia tem como objetivo auxiliar na recuperação, conservação e proteção dos mananciais. É uma realização da Agência das Bacias PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e Comitês PCJ e tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Analândia, IPSA (Instituto de Proteção Sócio Ambiental da Bacia Hidrográfica do rio Corumbataí), Sindicato Rural de Rio Claro e CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O projeto foi apresentado pelo vereador de Analândia, Leandro Santarpio, secretário-executivo da Unidade Gestora de Nascentes no município, junto do diretor-presidente Sérgio Razera, da Agência das Bacias PCJ. “Esse é mais um passo no âmbito da Política de Recuperação, Conservação e Proteção de Mananciais dos Comitês PCJ para implementar ações visando a proteção de cursos d’água, que certamente contribuirão com maior suplemento hídrico em períodos de estiagem”, ressaltou o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera.

O prefeito municipal de Analândia, Jairo Mascia, fez a abertura oficial do evento falando da importância da recuperação dos mananciais, frente à crise hídrica de 2014.

José Otávio Menten, titular da Sedema, defendeu a importância do produtor rural em resgatar e preservar fontes hídricas naturais, bem como a população urbana ajudar no processo, e anunciou verba no orçamento municipal em 2018, para o pagamento por serviço ambiental a produtores de Piracicaba, projeto apadrinhado por Longatto.

O presidente do Semae, José Rubens Françoso, destacou a importância das ações conjuntas das oito cidades que compõem a bacia do Corumbataí e lembrou do trabalho do Fórum Regional Permanente em Defesa do Rio Corumbataí, coordenado pelo vereador José Aparecido Longatto, que há mais de 20 anos busca junto aos municípios ações que preservem, recuperem e promovam a bacia, em destaque a implantação do projeto Conservador das Águas, que será implantado em 2018, em Piracicaba.

José Luiz Fontes, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, comentou o empenho do titular da pasta, Arnaldo Jardim, em apoiar municípios que se mobilizam para a recuperação de recursos naturais, apesar da crise econômica que a administração pública enfrenta.

PROJETO “NASCENTES”

Serão beneficiadas 15 propriedades rurais de Analândia, onde quase todo o abastecimento de água é realizado por meio da captação de mananciais subterrâneos e nascentes. O projeto segue a Política de Recuperação, Conservação e Proteção de Mananciais dos Comitês PCJ (deliberação 270/2017).

As ações envolvem a micro bacia do Córrego do Cavalheiro – um dos principais afluentes do rio Corumbataí – em área total de 1.650 hectares. Esta região tem sofrido com a intensiva exploração agropecuária, resultando no prejuízo das coberturas vegetais e comprometendo os mananciais.

Após a adesão dos proprietários rurais concluída em julho, a etapa seguinte é a elaboração do Plano Integral de Propriedade (PIP) de cada um dos 15 imóveis. O PIP consiste em projeto executivo para identificar aspectos relevantes para a execução de ações de adequação ambiental de cada propriedade, como plantio de espécies nativas; execução de barragens ao longo da estrada rural; cercas; fossas sépticas, entre outras.

Com a finalização do PIP, haverá a etapa de execução, na qual serão realizados serviços de restauração ecológica, um conjunto de intervenções para recuperar as condições ambientais. Para isso, será contratada uma empresa que também fará a manutenção nas áreas. Após a realização desses trabalhos, cada proprietário ficará responsável pela manutenção e não poderá alterar o uso da área.

A maior parte do território do município está em área de recarga do Aquífero Guarani, a maior reserva subterrânea de água do planeta. Além disso, a mesma região abriga inúmeras nascentes do rio Corumbataí.

Um comentário:

  1. Tem quem ignora, tem quem explora,tem quem percebe, tem quem demora, mesmo que mande eu não vou embora, MEU PROJETO : PREVENIR, EDUCAR, RECICLAR, está chegando sua hora, são as inclusões que melhora

    ResponderExcluir