sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Plante Vida de aniversário de 250 anos da cidade neste sábado (23/09)


Neste Plante Vida especial, no Morro do Castelinho, acontece o plantio extra de 250 árvores pelo aniversário da cidade.

A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental- NEA convida para o Plante Vida especial comemoração do aniversário da cidade e o plantio das 250 novas árvores no sábado (23/09) às 9 horas da manhã. 

O local escolhido para esta festividade é o Morro do Castelinho com entrada pela Rua Dr. Otávio Martins de Toledo (próximo à Associação Passo a Passo) em razão do evento haver sido cancelado por causa das chuvas. A escolha do local é feita pelos responsáveis pelo programa de reposição da vegetação arbórea no Morro do Castelinho que já recebeu outros plantios anteriores.

Neste evento especial, que ainda faz parte da programação de aniversário da cidade, o Plante Vida contará com a presença do Prefeito Barjas Negri, secretários, outras autoridades, convidados, mas, principalmente, os pais e familiares dos recém-nascidos no último trimestre.

O programa “Plante Vida” criado pela Sedema em parceria com as maternidades dos hospitais locais, Unimed, Santa Casa e Fornecedores de Cana prevê que para cada criança nascida em Piracicaba seja plantada uma árvore.

Este ano o Plante Vida completou 10 anos em junho com mais de 50.000 árvores
plantadas. O objetivo é contribuir com o programa de arborização do município e sensibilizar as famílias sobre a importância das árvores na vida das pessoas.


Para marcar o encerramento das festividades de aniversário, o Setor de Arborização da Sedema vem plantando, desde agosto, muitas mudas e que amanhã deverá encerrar o plantio de 250 árvores, além das destinadas ao Plante Vida.  

Entre as espécies que serão plantadas neste dia estão mudas de: jequitibá branco, angico vermelho, cana fistula, Ingá, Ipê Amarelo, roxo e branco, jerivá, embiruçu, guatambu e guarantã, todas espécies nativas adaptadas ao clima seco. Destas 250, muitas mudas com aproximadamente dois metros de altura e outras tantas um pouco menores.

Este plantio e todos os outros que acontecem no município são definidos através do programa de arborização urbana da Sedema chamado “Piracicaba Mais Verde”, lançado em 2005 e que, agora em julho, completou aproximadamente 1.300.000 novas árvores plantadas no município.  

Deste total, quase 900.000 árvores foram plantadas na zona rural para reposição de mata ciliar, e, outras quase 400.000 foram plantadas na área urbana, em áreas verdes como parques, praças, centros de lazer e também calçadas e canteiros centrais das avenidas.

Existem três formas de os pais participarem do Programa PLANTE VIDA:
- Plantio em calçada: a equipe da SEDEMA executa todo o processo do plantio, sendo de responsabilidade dos pais a manutenção da muda;
- Plantio em área particular, quintal ou chácara: a SEDEMA doa a muda para ser plantada pelos pais;

- Plantio em área verde: o plantio é comunitário: a SEDEMA define uma área verde e agenda o plantio com os pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário