quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Missão Verde Oliva

Turma do Tiro de Guerra de 2017 comemora formatura e recebe o nome de Ipê Amarelo.



Lançado no último sábado, 19/11, o programa Missão Verde Oliva, criado pelo Tiro de Guerra em parceria com a Prefeitura, através da Sedema, com um plantio de 200 mudas, realizado na Estação Experimental (conhecida como Horto de Tupi). Os atiradores deste ano de 2017 formaram a equipe 'Ipê Amarelo'.

Criado para comemorar o final de instrução dos atiradores do Tiro de Guerra - Piracicaba, do Exército Brasileiro, o evento contou com apoio da equipe da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, através do Instituto Florestal, da equipe da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema

Está comemoração contou com a presença do Prefeito Barjas Negri, do Secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten, do subtenente Luiz Fernando Barbosa Ferreira, da chefe da Estação Experimental de Tupi do Instituto Florestal, Denise Zanchetta, do Diretor da Escola Estadual Pedro de Mello, Thiago Franco, além de outras autoridades e lideranças locais.

O secretário de Meio Ambiente, José Otávio Menten, falou sobre a Missão Verde Oliva, “através desta parceria, estaremos estreitando o relacionamento com o Tiro de Guerra. Acredito que esta ação será duradoura, porque será realizada a cada conclusão da turma. Através deste programa, todos os atiradores que concluírem seu período de treinamento terão a oportunidade de plantar uma árvore. E cada turma receberá um nome. Por exemplo, neste ano na primeira edição do programa, o nome da Turma escolhido foi “ Ipê Amarelo”.

“Tenho certeza que estaremos contribuindo ainda mais para a melhoria da qualidade de vida através dos benefícios trazidos com a arborização urbana e também estaremos estimulando a população de Piracicaba a visitar mais o Horto. Com isso, atendemos as orientações do Prefeito Barjas Negri para que Piracicaba seja cada vez mais uma cidade sustentável”, finalizou Menten. 

Para este plantio, os técnicos da Sedema priorizaram a escolha de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica com grande número de frutíferas. Entre as espécies escolhidas estão: cana fístula, ingá vera, leiteiro, serne amarelo, sangra d’água, maria mole, goiaba, jenipapo, tamboril, cordia superba, pau viola, dedaleiro, araçá gigante, jatobá, marinheiro, pitanga, jerivá, cereja do rio grande, Taiúva, pau marfim, guamirim, falso barbatimão, pêssego do mato, araribá, uvaia, cambuí.  

Para Denise Zanchetta, chefe da sessão técnica da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) o objetivo efetivo do evento
é a conservação. Denise considerou o ato uma resposta pró ativa para a sociedade”. Segundo ela, a sociedade não aguenta mais promessas, promessas de projetos, de medidas, de leis. Ela quer ações. E hoje o que se fez aqui foi uma coisa muito singela, mas é uma ação importante para darmos respostas à sociedade”.  


Denise lembrou que recentemente houve uma “uma incitação, por conta da retirada dos eucaliptos. E hoje nós estamos devolvendo este plantio de nativas. Considero este plantio muito importante, porque não é apenas mais um reflorestamento homogêneo de espécies que não atraem tanto à biodiversidade, os piracicabanos terão aqui um bosque de nativas, finalizou Denise.

O Prefeito Barjas Negri salientou a importância de educação ambiental para a preservação daquele espaço. Ele citou o trabalho do Núcleo de Educação Ambiental – NEA/SEDEMA junto as escolas “ aqui temos uma Escola Estadual, que é a Pedro de Mello
que tem muito envolvimento com as questões ambientais e temos também outra escola, municipal, que é a escola do Bartira. O envolvimento das escolas é muito importante para a conscientização de todos e os principais beneficiados são os moradores do bairro de Tupi”.

Na opinião do subtenente Barbosa, do Tiro de Guerra, a educação ambiental também tem um papel fundamental “a Missão Verde Oliva tem como principal objetivo a conscientização ambiental. Sem dúvida alguma, este plantio comemorativo da turma de 2017 do Tiro de Guerra é um marco. ”


“Com certeza outros virão, comentou Barbosa e a Sedema deverá definir novas áreas para estes plantios futuros, mas este primeiro plantio é um marco muito importante para a vida de toda a sociedade piracicabana. Estes jovens presentes aqui representam o futuro e eles tem que ter esta preocupação com o meio ambiente, para que as gerações futuras também possam usufruir dos recursos naturais que hoje nós temos”.

Sobre o projeto, Barbosa comentou que “esta ideia surgiu num momento oportuno em que a Prefeitura de Piracicaba está fazendo uma parceria com o Instituto Florestal. Ficamos muito agradecidos pela Prefeitura, através da Sedema e também pelo apoio do Instituto Florestal por terem abraçado a causa
que com certeza ira agregar muito para o meio ambiente. E mais ainda, na vida destes jovens. Quando eles vierem visitar o Horto de Tupi, vai estar lá a placa que marcou o final da instrução deles no ano de 2017. “


Nenhum comentário:

Postar um comentário