segunda-feira, 16 de abril de 2018

Cerca de 350 pessoas participam das ações do Dia do Rio Piracicaba



Cerca de 350 pessoas participaram das atividades educativas realizadas no sábado, 14/04 durante a 24ª edição do Arrastão Ecológico e Campanha Rio Vivo - juntos pela consciência ambiental na bacia do Rio Piracicaba” quando recolheram 300kg de lixo, entre muitos pneus, colchões e milhares de embalagens.

O evento em homenagem ao Dia do Rio Piracicaba, foi realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Núcleo de Educação Ambiental – NEA da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), da Oscip Pira 21 e do ambientalista José Carlos Masson com objetivo de orientar a população e estimular as relações sustentáveis com a água, ribeirões e rios da bacia hidrográfica do Rio Piracicaba.

O Dia do Rio Piracicaba é comemorado em 15 de abril, desde 2002 quando foi criado um Decreto com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do Rio para todos e, desde então, está data vem sendo comemorada com uma extensa programação incluindo ações de educação ambiental, culturais que se concentram entre as rampas do Largo dos Pescadores e da Avenida Cruzeiro do Sul.  

O evento contou também com apoio e a participação de várias instituições parceiras, entre elas a Associação dos Pescadores Esportistas do Rio Piracicaba e Afluentes – APERP com uma equipe de associados, 5 barcos e caiaque para limpeza no leito do Rio Piracicaba. A Sedema lembra que a APERP realizou uma ação semelhante de limpeza do Rio no mês passado e na ocasião foram recolhidos cerca de 600kg de lixo.

A programação incluiu ainda a tradicional saída dos barcos, realizou o recolhimento de materiais ao longo do manancial, uma exposição fotográfica sobre o Rio Piracicaba e a divulgação de um concurso fotográfico organizado pelo Senac.

Esta ação anual visa mobilizar a população em defesa do Rio Piracicaba, além de estimular a consciência sobre a importância da conservação da paisagem natural, do turismo sustentável e da proteção da biodiversidade das bacias hidrográficas, afirmou o secretário do meio Ambiente, José Otavio Menten.

Além do NEA da Sedema, o evento contou também com outras instituições e parceiros, como o Consórcio PCJ, o Projeto Educativo do Hidrofitotério da Esalq, ETEC Ary de Camargo Pedroso e Grupos de Escoteiros de Piracicaba.  
 "A celebração do Dia do Rio Piracicaba é uma atividade fundamental para estimular práticas sustentáveis pela população em relação ao Rio Piracicaba e seus afluentes, principalmente em relação ao descarte correto de resíduos urbano e rural, além de promover a educação ambiental em defesa das águas da bacia do Rio Piracicaba. Além disso, favorece a conservação ambiental e o desenvolvimento do turismo ecológico, objetivos alinhados à Agenda 21 de Piracicaba", segundo Josué Adam Lazier, secretário executivo da Oscip Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro”.
"Os laços afetivos da população piracicabana com o rio são demonstrados nessa ação, que faz parte do processo contínuo de luta pela conservação da qualidade das águas do rio Piracicaba, que tem influência das ações não só da população de Piracicaba, mas de toda sua bacia hidrográfica", afirmou a bióloga do NEA, Elizabeth da Silveira Nunes Salles.  

O ambientalista José Carlos Masson, destacou a importância da participação da sociedade na manutenção da limpeza do rio. "Durante mais de duas décadas, retiramos mais cerca de 23 toneladas entulho das margens
do rio com o auxílio dos barcos. É um gesto simbólico, mas meu maior desejo é ver o rio e suas margens limpos o ano todo, livres de lixo e poluição".

O evento contou também com o patrocínio da Associação Comercial de Piracicaba – Acipi, Águas do Mirante, Elring Klinger MRV, Piracicaba Ambiental e apoio dos Grupos de Escoteiros e das Secretarias de Ação Cultural e Turismo (Semactur), Trânsito e Transportes (Semuttran), de Obras (Semob), Brigada de Emergência, Guarda Civil Municipal e Semae.









Nenhum comentário:

Postar um comentário