sexta-feira, 13 de abril de 2018

Dia do Rio Piracicaba será celebrado com Arrastão Ecológico e Campanha Rio Vivo



Programação inclui diversas ações educativas e saída de barcos


Em homenagem ao Dia do Rio Piracicaba, no próximo sábado (14), das 08h30 às 12h, no Largo dos Pescadores, acontece a 24ª edição do Arrastão Ecológico e Campanha Rio Vivo - juntos pela consciência ambiental na bacia do Rio Piracicaba. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), da Oscip Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, e do ambientalista José Carlos Masson. A programação deste ano inclui abertura solene, ações educativas da Campanha Rio Vivo e a tradicional saída dos barcos que realizarão o recolhimento de materiais ao longo do manancial. Também estão previstas apresentações.

O 24º Arrastão Ecológico fará a retirada de lixo e entulhos das margens do Rio Piracicaba. Esta ação anual visa mobilizar a população em defesa do Rio Piracicaba, além de estimular a consciência sobre a importância da conservação da paisagem natural, do turismo sustentável e da proteção da biodiversidade das bacias hidrográficas.


A remoção de materiais do rio, que será feita exclusivamente por embarcações, conta com o apoio da APERP (Associação dos Pescadores Esportistas do Rio Piracicaba e Afluentes). O local de saída dos barcos, bem como o local de retorno com os materiais recolhidos, será a rampa da Av. Beira Rio, em frente ao Largo dos Pescadores.

A Campanha Rio Vivo é uma ação idealizada pela Sedema, por meio da equipe do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), cujo objetivo é orientar a população e estimular as relações sustentáveis com a água, ribeirões e rios da bacia hidrográfica do Rio Piracicaba. São realizadas atividades de educação ambiental pela equipe do NEA e também pelas instituições e projetos parceiros, como o Consórcio PCJ, o Projeto Educativo do Hidrofitotério da Esalq, ETEC Ary de Camargo Pedroso e Grupos de Escoteiros de Piracicaba. Também está prevista uma exposição fotográfica sobre o Rio Piracicaba e a divulgação de um concurso fotográfico organizado pelo Senac.

O Arrastão Ecológico no rio Piracicaba foi idealizado em 1995, pelo navegador José Luiz Guidotti, com a colaboração de José Carlos Masson. Com o passar dos anos, o Arrastão veio ganhando mais adeptos e contando cada vez mais com a participação da população.
Masson destaca a importância da participação da sociedade na manutenção da limpeza do rio. "Durante mais de duas décadas, retiramos mais cerca de 23 toneladas entulho das margens do rio com o auxílio dos barcos. É um gesto simbólico, mas meu maior desejo é ver o rio e suas margens limpos o ano todo, livres de lixo e poluição".



Programação

Durante o evento, além da abertura e do Arrastão Ecológico pelos barcos, estão previstas as seguintes atividades culturais e educativas:
  • Apresentação do Coral Infanto-juvenil do Projeto Guri;
  • Apresentação artística de crianças da Casa do Amor Fraterno;
  • Interação e educação ambiental em maquete sobre Uso e Ocupação do Solo pelo Consórcio PCJ;
  • Interação e educação ambiental sobre Plantas Aquáticas e o Rio Piracicaba, pelo Projeto Hidrofitotério do Horto Botâncio "Walter Radamés Accorsi" da ESALQ.
  • Ações educativas sobre boas práticas ambientais por alunos da ETEC "Ary de Camargo Pedroso"
  • Exposição de fotos " Eu Rio: o rio oculto dentro de nós" sobre o Rio Piracicaba, por Grupo de Fotógrafos Amadores e Profissionais de Piracicaba.
  • Divulgação de Concurso Fotográfico lançado pelo SENAC Piracicaba;
  • Orientações sobre serviços públicos municipais voltados ao meio ambiente pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEDEMA.

O evento conta com o patrocínio da Acipi, Águas do Mirante, Elring Klinger e MRV, e apoio da APERP (Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes), Ambiental Piracicaba, Grupos de Escoteiros, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Secretaria Municipal de Obras, Centro de Comunicação Social da Prefeitura Municipal, Brigada de Emergência, Guarda Civil Municipal e Semae.

Um comentário: