quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Garis realizam sonho de Natal de um garoto de sete anos


Há duas semanas, o setor de Resíduos da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), recebeu um pedido inédito, por e-mail, que chamou a atenção dos técnicos. Uma mãe escreveu contando que o filho de sete anos queria, de presente de Natal, entrar no caminhão da Coleta de Lixo da empresa Piracicaba Ambiental, que presta serviço à Prefeitura.
O pedido inusitado movimentou a Sedema e a Piracicaba Ambiental quis atender o sonho do pequeno Davi Alexandre Sesso que, todas as terças, quintas e sábados, aguarda a chegada do caminhão, por volta das 18 horas. 
Perto desse horário, o garoto fica atento ao som que anuncia que o caminhão está se aproximando. Ele identifica mesmo quando o veículo está longe. "É um compromisso inadiável para ele. Neste horário, nestes dias, ele não aceita fazer nenhum programa, ele não troca isso por nada, nem por um passeio no Shopping"., disse Vivian Sesso, mãe do Davi.  O pai, Alexandre Sesso, contou que um dia teve que tirá-lo às pressas do banho para que ele pudesse ver o caminhão do lixo passar. 
Davi fica ansioso e atento quando se aproxima o horário da passagem do caminhão da coleta – e se posiciona na janela do sobrado onde mora. Os garis Sandriano da Aparecida Rocha Guimarães,  Elielson Nascimento da Silva e Marcelo dos Reis Santos, já se acostumaram com a presença do menino na janela e até criaram um cumprimento. Entre eles se chamam carinhosamente de "Amigão". 
E nesta rotina da semana, para o pequeno Davi, basta um grito "Oi Amigão", um aceno, um sinal com o polegar para deixá-lo sorrindo, feliz. 
.
No último sábado (15), o garoto pode realizar seu sonho. Previamente combinado, ao chegar no endereço, o motorista Valdir Aparecido de Campos, diminuiu a velocidade, businou e parou em frente à casa do menino, que fica no Bairro Terra Nova. Além do aceno costumeiro, o motorista e os garis chamaram Davi, que desceu as escadas correndo para finalmente ver de perto e poder cumprimentar o " Amigão" que na verdade são quatro:  três garis e o motorista. O convite não foi só para subir na boleia do caminhão. Mais que isso, Davi foi convidado para dar uma volta no quarteirão.  Era nítida a expressão de felicidade no rostinho do menino. Na volta, ainda ganhou uma camiseta - que ele vestiu na hora para posar para a foto ao lado do "Amigão"  

Sobre as profissões que mais gosta, Davi disse que "Em primeiro lugar, professor, porque ensina a escrever. Em segundo, os garis. "
HISTÓRIA 
A paixão de Davi Alexandre Sesso pelo caminhão da coleta do lixo doméstico começou há pouco tempo, de acordo com Vivian. Ela explicou que, antes do sobrado, a família morava em um prédio no Parque Prezoto, onde Davi não tinha acesso à rua. Eles se mudaram para o sobrado há cerca de cinco meses e, a partir daí, Davi começou a ver o caminhão passando três vezes por semana da janela do sobrado. Assim, passou a se interessar pela rotina, reparar no movimento, nos gestos dos garis quando jogavam os sacos dentro do caminhão.
Sempre ficou atento quando os garis puxavam a alavanca e os sacos jogados desaparecendo em poucos segundos dentro daquele "moedor gigante".

Davi já ganhou alguns caminhões de lixo de brinquedo e explica, encantado, como funcionam. Mas os mais interessantes são alguns que ele mesmo construiu usando a imaginação criativa, com materiais como papel, papelão e muitos metros de fita adesiva. Ele faz questão de mostrar a riqueza de detalhes das suas criações, a alavanca, as vassouras.

Acompanhado do pai Alexandre, Davi foi convidado pela empresa Piracicaba Ambiental para visitar o Ecoparque Palmeiras, onde está instalada a Central de Tratamento de Resíduos – CTR. Depois de uma volta de carrinho conhecendo as instalações, o menino não tirava os olhos dos caminhões que entravam e saiam na CTR, iguais aquele que passa na sua casa. Ao final da visita, Davi ganhou do Gerente da
empresa, Danilo Rizollo Morais Baio, uma réplica do caminhão para unir aos outros da sua frota.



3 comentários:

  1. Emocionante ver a felicidade dele.

    ResponderExcluir
  2. Há quase 3anos e ainda me emociono e como mãe desse garoto tão especial para nós serei eternamente grata por todos da Sedema e pela Soninha.Deus abençoe sempre!!!!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso, ver um sonho de uma criança ser realizado. Nosso abençoado de Deus!!!!

    ResponderExcluir