sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Governador assina decreto que cria duas novas Áreas de Proteção Ambiental na região


A região de Piracicaba ganha duas novas áreas de proteção ambiental:  a do Tanquã, considerada o "mini pantanal" paulista e a do Barreiro-Rico. A rica fauna e flora dessas áreas passarão a ser protegidas através de decretos do governador Márcio França, (PSB) publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) no sábado (22/12).
Essas duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da região de Piracicaba (SP), juntas, equivalem a 44 mil campos de futebol e concentram grande riqueza de fauna e flora. A conservação da área é uma reivindicação de anos de ambientalistas e moradores da região.
Em novembro, a criação das APAS havia sido aprovada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema e a votação contou com a presença de um grande numero de ambientalistas de Piracicaba.

APA Tanquã-Rio Piracicaba
Com uma área de 14.057,30 hectares (equivalente a 14 mil campos de futebol) o local abriga mais de 94 espécies de aves nativas e migratórias, além de mamíferos, répteis e anfíbios e envolve os municípios: Anhembi, Botucatu, Dois Córregos, Piracicaba, Santa Maria da Serra e São Pedro
A unidade foi criada para promover o turismo no local em bases sustentáveis, criar ações de melhoria da qualidade da água do Rio Piracicaba e melhorar a conservação dos ecossistemas.

APA Barreiro-Rico`
A APA Barreiro Rico possui uma área de 30.142,63 hectares (equivalente a 30 mil campos de futebol) abriga uma enorme variedade de espécies de pássaros e de primatas, como macaco-prego e muriqui-do-sul (ameaçado de extinção).  A área também conta com uma antiga floresta nativa, além de abrigar afluentes da Bacia do Rio Piracicaba.
A APA Barreiro Rico envolve os municípios: Anhembi, Botucatu, Piracicaba e São Pedro e foi criada com objetivo de promover ações de preservação de espécies nativas e de proteção das micro bacias do Rio Piracicaba.

Objetivos
De acordo com o Decreto os locais passarão a receber ações visando a melhoria e a manutenção da boa qualidade da agua; promoção do turismo em bases sustentáveis; busca de gestão harmônica e integrada entre as atividades produtivas e a conservação dos ecossistemas da unidade, avifauna residente e migratória e biodiversidade aquática. 
Benefícios

Com a criação das APAs, os municípios que elas abrangem passam a ter acesso a recursos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico, e políticas públicas para a preservação da fauna, flora e rios, além da possibilidade de promover o turismo e exploração sustentável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário