sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Piracicaba recebe certificação no Programa Município VerdeAzul


Cidade figurou em 38º lugar entre os 69 municípios do Estado certificados

Piracicaba obteve o 38º lugar no Programa Município VerdeAzul (PMVA), com 84,85 pontos. Para receber a certificação, os municípios precisam atingir 80 pontos. Este ano, foram certificados 69 dentre os 645 municípios do Estado de São Paulo. O desempenho de Piracicaba em 2018 foi igual ao de 2016.

A premiação aconteceu na quinta-feira (20), no Palácio dos Bandeirantes, e contou com a presença do Governador do Estado Márcio França, do Diretor-Presidente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) Carlos Roberto dos Santos, do Secretário do Estado de Meio Ambiente Eduardo Trani, e demais autoridades.

José Otávio Menten, secretário de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, esteve na cerimônia representando o prefeito Barjas Negri, acompanhado do interlocutor do Programa em Piracicaba, o gestor ambiental Bruno Delarole.

"A participação de Piracicaba é muito importante por estimular a execução de trabalhos que resultam em benefícios à população. Nossa certificação demonstra que estamos no caminho certo. E também deixam claras as principais atividades que devemos realizar em 2019 para mantermos a certificação. Vamos usar o Selo VerdeAzul para buscar mais recursos para ações ambientais", afirmou Menten.

O Programa Município VerdeAzul começou em 2007, por iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, premiando os municípios com melhor desempenho em 10 diretivas ambientais. O objetivo é medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental.

O ciclo do programa em 2018 destacou ação ambientais do município de Piracicaba nas diretivas de qualidade do ar, uso do solo, esgoto tratado e resíduos sólidos. Entre as cidades do porte de Piracicaba, também conseguiram certificação São José do Rio Preto, Campinas, Jundiaí, Franca, Bauru e Ribeirão Preto.

O programa

As ações propostas pelo programa que compõem as diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangem os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
 
O Programa Município VerdeAzul acontece com o participação e apoio dos prefeitos e o trabalho intenso dos interlocutores. A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente de alcance local, beneficia municípios, munícipes e todo o Estado. O resultado do Programa é um termômetro que aponta as necessidades do município para que o governo possa atuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário