quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Pantio de sapucaia no Cecap marcam inicio das comemorações do Centenário


O plantio de três mudas de sapucaia no Centro Esportivo do bairro Cecap, localizado na avenida Eurico Gaspar Dutra, marcou o início das comemorações de Centenário dessa árvore-símbolo de Piracicaba, conhecida como árvore da paz. O ato contou com as participações do prefeito Barjas Negri; do secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten; da presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), Valdiza Caprânico; do coordenador de marketing do XV de Novembro de Piracicaba, Rodrigo Ferezini; e do presidente da Associação Amigos da Sapucaia, Cristiano Nardon.
Barjas destacou que a homenagem à sapucaia é justa, demonstrando o cuidado que a administração tem com a sustentabilidade do meio ambiente. “Vamos continuar realizando ações como essa em outras regiões da cidade”, disse. A importância da sapucaia também foi destacada por Menten. “Esse plantio mostra o amor que o piracicabano tem por essa árvore símbolo da paz, que já gerou a Associação Amigos da Sapucaia e a Banda da Sapucaia”, afirmou Menten. “Cada árvore plantada na cidade demonstra o respeito ao meio ambiente, gerando mais qualidade de vida”, completou.
Emocionada, Valdiza disse que o simbolismo representado pelo plantio da muda de sapucaia demonstra que a população já abraçou essa árvore centenária, prestando toda sua reverência com muito amor e carinho.
Programação

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), em parceria com o IHGP, Esporte Clube XV de Novembro e Associação Amigos da Sapucaia, preparou uma programação especial para comemorar o aniversário da árvore, que tem sua história ligada à celebração da paz. As outras quatro árvores serão plantadas na praça Coronel Antônio Bruno, Nova Piracicaba; Parque Santa Teresinha, em Santa Teresinha; bairro Campestre, no Parque Monte Líbano e a quarta na Chácara Nazareth.
A programação segue no dia 10/11, às 10h, quando o IHGP realizará, em sua sede (rua Professor José Martins de Toledo, 109, Jaraguá) uma palestra do historiador Armando Alexandre dos Santos, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, sobre a participação do Brasil na 1ª Guerra Mundial.
Já no dia 15/11, sob a sombra da famosa sapucaia, às 11h será comemorado o centenário de seu plantio, além dos 105 anos de fundação do Esporte Clube XV de Novembro, os 22 anos dos desfiles da Banda da Sapucaia e a constituição mais recente da AssociaçãoAmigos da Sapucaia.
Nesse evento, serão prestadas homenagens ao funcionário público e conselheiro do XV, José Antonio do Amaral Caprânico, neto do semeador da sapucaia, Antonio Caprânico, e aos fundadores da banda da Sapucaia Paulo Sérgio Tomazielo e Ricardo Santana. Barjas e Menten receberão diplomas do IHGP.

ÁRVORE SÍMBOLO

A sapucaia, que mede aproximadamente 12 metros de altura e 4,80 metros de circunferência, ganhou atenção especial e proteção quando, em 12 de novembro de 2004, por meio do Decreto nº 10.935, foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural. Em 2009, já na Administração do prefeito Barjas Negri, pelo decreto 13.354, tornou-se imune ao corte. Além do seu valor histórico, e também por conta de seu valor paisagístico e ecológico, a sapucaia é constantemente acompanhada pelos técnicos da Sedema, que realizam vistorias periódicas, podas e exames, como ultrassonografia, para manter sua saúde e beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário