quarta-feira, 3 de julho de 2019

O Jardim Botânico de Piracicaba (JBP) já é uma realidade.


O Jardim Botânico de Piracicaba (JBP) já é uma realidade. Criado no ano passado através do Decreto 17.377/2018, terá como missão “Conservar, valorizar e difundir a importância do bioma Mata Atlântica, especialmente a Floresta Estacional Semidecidual, típica da região de Piracicaba, por meio da pesquisa e da educação ambiental”.
O JBP exercerá suas atividades prioritariamente em três áreas. Uma delas, localizada no bairro Santa Rita, além de abarcar o Viveiro Municipal de Mudas, possui considerável beleza cênica e grande potencial para se transformar em um Parque Urbano, motivo pelo qual foi escolhida para a construção da Sede Administrativa.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente iniciou essa próxima semana a limpeza dessa área, com serviços de corte de mato, remoção de toco, supressão de árvores exóticas da espécie Leucena (Leucaena leucocephala) e também de árvores com problemas fitossanitários, além da retirada de resíduos sólidos.
Depois do serviços de manutenção da área será iniciado o levantamento florístico coordenado pelo o Prof. Vinicius Castro Souza, responsável pelo Herbário ESA da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Trata-se de um estudo técnico que tem como objetivo identificar as espécies da flora ocorrentes em uma determinada área e caracterizá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário