segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Gabriel Ferrato anuncia pacote ambiental

Em coletiva realizada na trade desta segunda (08/09) o prefeito Gabriel Ferrato anunciou um pacote ambiental envolvendo entre outras medidas a recuperação de mata ciliar, preservação de nascentes e redução de perdas hídricas em Piracicaba. Presentes na reunião, além do prefeito, secretários, vereadores e funcionários da área técnica.

A execução dos projetos será coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), em parceria com várias entidades públicas e privadas, municipais e estaduais. A iniciativa conta com a colaboração da Câmara de Vereadores de Piracicaba, capitaneada pelo vereador Longatto, para que a Prefeitura possa dispor de recursos para novos serviços ambientais.

“Em linha com as preocupações da sociedade, estamos ampliando o leque de projetos para a preservação dos recursos hídricos em nossa cidade, com a preservação de nascentes em sub-bacias na área rural, a recuperação de mata ciliar do ribeirão Godinhos, importante afluente do rio Corumbataí - que nos tem assegurado água nesse período atípico de estiagem - e o combate às perdas de água no município”, afirmou o prefeito.

De acordo com o Projeto de Lei a ser encaminhado ao Legislativo, a Prefeitura poderá estabelecer parcerias com a iniciativa privada para preservação de nascentes em propriedades rurais, particulares, as quais podem estar comprometidas, mas são recuperáveis, garantindo, assim, novas fontes de abastecimento hídrico.

O PL foi estudado, originalmente, pelo vereador José Aparecido Longatto (PSDB), com base em experiências que já estão em andamento, com sucesso, em Extrema, no sul de Minas Gerais, proporcionando grande benefício à população local, principalmente em períodos de escassez de água, como este que atinge o sudeste do país.  Durante a coletiva, o vereador, comentou que a decisão do Prefeito Gabriel é um ato de grandeza, que deverá servir de modelo para outras cidades, com relação a projetos de preservação ambiental.  “Isto deve ficar registrado com fio de ouro, porque mesmo não estando com problemas de falta de agua no município, a atitude do prefeito é de extrema importância para as vidas futuras”  

A segunda ação será a recuperação da mata ciliar do ribeirão Godinhos, afluente do rio Corumbataí, mais importante fornecedor.  
De acordo com o Plano Municipal de Recursos Hídricos de Piracicaba, elaborado em 2011, a micro bacia do Godinhos está 100% situada em território piracicabano, tem 2.237 quilômetros de extensão e 60 nascentes. Porém, parte de suas margens foi tomada pela cana-de-açúcar. Conforme levantamento, 47% das APPs que o cercam têm florestas remanescentes. Ou seja, metade está preservada. Este trabalho de recuperação conta com a parceria das seguintes entidades e empresas: Afocapi/Coplacana, Cati, Cetesb, Raízen, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) e Secretaria Municipal de Finanças (Semfi).  O levantamento realizado registrou a existência de 193 propriedades particulares (sendo que destas, 35 com moradores e outros 153 proprietários não residem no local)



Estes estudos preliminares realizados indicam que pode ser um excelente projeto-piloto para ações futuras de preservação das bacias do PCJ. De acordo com técnicos da Sedema, o ribeirão corta 66 hectares, o que demandará o plantio imediato de, aproximadamente, 60 mil mudas, em uma área de preservação permanente (APP) de 50 metros de margem da nascente e mais 30 metros de margens ao longo do leito, como orienta o Código Florestal. “Este projeto abre a perspectiva do município encontrar alternativas para preservar, com mais qualidade, os recursos hídricos”, acrescentou o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal.

A terceira iniciativa é o Plano de Combate de Perdas Físicas de Água, a ser executado em 21 etapas, que serão licitadas e implantadas de acordo com o cronograma de investimentos do Semae, que trabalhará com recursos próprios e buscará alternativas de financiamento dos governos federal e estadual, Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), cobrança pelo uso da água, entre outros. A primeira etapa será na região de Santa Terezinha, no sistema Boa Esperança – Reservatório Elevado. A meta, neste caso, é reduzir pela metade o número de reclamações sobre vazamentos, que chega no município a uma média de 40 por dia. O investimento será de R$ 755 mil.


Vlamir Schiavuzzo, presidente do Semae, destaca: "Já contamos com 100% de distribuição 
de água, 100% de coleta de esgoto e 100% de tratamento do esgoto coletado. Agora é o momento de focarmos nas perdas. O Plano Diretor de Perdas Hídricas, elaborado em 1998 e revisado em 2006, com um diagnóstico genérico, teve diversas ações executadas durante esse período. Com o crescimento populacional e a problemática da gestão eficiente dos recursos hídricos, o Semae sentiu a necessidade de planejamentos cada vez melhores da distribuição de água, especialmente em casos como o de Piracicaba, que tem sistemas em operação com idades superiores a 100 anos. Para isso, foi contratada a revisão do Plano de Redução de Perdas Físicas, concluído neste ano, que fez um diagnóstico do sistema existente e propôs ações com o objetivo de reduzir em mais da metade as atuais perdas físicas, num horizonte de 20 anos. Como é um prazo longo, o prefeito Gabriel Ferrato determinou que estudássemos alternativas de financiamento para executar as ações previstas no menor prazo possível”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário