segunda-feira, 27 de abril de 2015

Nea/Sedema promovem o primeiro Plante Vida do ano


No último sábado (25/04) aconteceu a primeira edição do ano do Programa Plante Vida. Para mais este evento, o local escolhido pelos técnicos da Sedema é a uma área verde no Parque Cecap, situado no final da avenida Rio das Pedras x avenida Eurico Gaspar Dutra onde já existem muitas árvores plantadas da edição passada.

Criado pela Sedema em parceria com as maternidades locais, Unimed, Fornecedores e Santa Casa, o programa prevê que para cada criança nascida em Piracicaba seja plantada uma árvore. Neste plantio, foram escolhidas mudas de jequitibá rosa, pau viola, peroba, guarantã, tarumã, jacarandá mimoso, entre outras

O Plante Vida contou com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato, do secretário do Meio Ambiente, Rogério Vidal, Grupo de Escoteiros Mirins Tamandaré, coordenado pela Roseney de Oliveira, Lia Sacarpari e 68 crianças da Casa do Amor Fraterno coordenado pela Rosemeire Ap. de Oliveira, voluntários como Amarildo Santos e voluntárias, além dos pais e parentes dos recém nascidos.   

O Prefeito Gabriel Ferrato incentiva o programa e destacou a “importância de eventos desta natureza para criar uma aproximação e identificação com as famílias. Segundo o secretário Rogerio Vidal “o Plante Vida promove de forma lúdica a questão educativa com o plantio de uma árvore com o envolvimento da família que comparecem e prestigiam o programa criado pela Sedema desde 2007”. 

PLANTE VIDA


O Plante Vida faz parte do programa de arborização da Prefeitura, o “Piracicaba Mais Verde” criado pela Sedema desde 2005 e que está completando mais de um milhão árvores plantadas no município na zona urbana e rural. Desde a sua criação em 2007 até o momento quase 40 mil novas árvores foram plantadas somente pelo programa em diferentes pontos da cidade.

O Programa prevê que, para cada criança que nasce na cidade seja plantada uma árvore, contribuindo para aumentar contribuindo para que o crescimento populacional da cidade seja acompanhado pelo crescimento da arborização.

Com a adesão voluntária de quase 100 % dos pais que são convidados a aderir ao programa pelos parceiros da Sedema nas maternidades, mas a adesão é opcional.












O Plante Vida busca, através da participação dos pais no plantio de novas árvores, sensibilizar a população sobre a importância das árvores na vida das pessoas.

DICAS DE COMO PLANTAR


Aos pais que buscam as mudas para plantar em áreas particulares a SEDEMA dá as dicas de como plantar:

-  A melhor forma de plantar, começa com a escolha da espécie da árvore e seu tamanho: muda superior a 1,80m de altura para calçadas;
 - A cova onde será plantada deve medir 1m de diâmetro, 0,50m de largura e 0,60m de profundidade;
 - A muda precisa ficar com o “colo” (a junção do caule com a raiz) no nível da superfície do solo;
 - O saco plástico ou embalagem onde está plantada deve ser retirado com cuidado para não prejudicar as raízes;
 - Colocar sarrafo de madeira (tutor) com 3m de altura enterrando 0,50m ao lado da muda, para garantir apoio e um crescimento ereto;
 - Preencher a cova com terra preparada (terra, esterco e adubo mineral);



- A cova deve ser fechada apertando a terra com os pés;
 - Amarre a muda ao tutor com uma tira de borracha, em forma de oito, não deixando que a planta encoste-se à estaca (tutor);
 - Regue a muda com bastante água para assentar a terra e facilitar o “pegamento”;


IMPORTANTE: Não impermeabilizar a cova em torno da muda para não “sufocar” a árvore





Nenhum comentário:

Postar um comentário