terça-feira, 30 de junho de 2015

26º Plante Vida aconteceu no Bairro Terra Rica

No último sábado (27/06), aconteceu o 26º PLANTE VIDA, criado em 2007 pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental – NEA da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – SEDEMA.

Criado pela Sedema em parceria com as maternidades locais, o programa prevê que para cada criança nascida em Piracicaba seja plantada uma árvore.
O objetivo do PLANTE VIDA! “NASCEMOS JUNTOS PARA VIVER” é contribuir com o programa de arborização do município e sensibilizar as famílias sobre a importância das árvores na vida das pessoas.

O plantio deste sábado aconteceu na área verde do Bairro Terra Rica, situado no final da
 
avenida Rio das Pedras, contou com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato, do Secretário do Meio Ambiente, Rogerio Vidal e representantes dos Hospitais Fornecedores de Cana, Santa Casa, Unimed,

parceiros do programa desde o lançamento e principalmente com os pais e parentes dos recém nascidos do último trimestre, que aderiram ao programa e optaram pelo plantio em área pública.

Desde a sua criação em junho de 2007 até o momento mais de 40 mil novas árvores já foram plantadas através do Plante Vida. A Prefeitura, através do Programa Piracicaba Mais Verde da Sedema já plantou mais de um milhão de árvores em 10 anos em todo município.
















Praça do Caxambu revitalizada é entregue à população

Na sexta-feira, 27/06, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, entregou mais uma obra dentro do plano de revitalização de áreas verdes. A última contemplada foi a Praça do Caxambu.  O Prefeito Gabriel Ferrato fez a entrega da obra acompanhado do Secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, acompanhado do engenheiro de
obras da Sedema, Márcio Antônio Maruko e do responsável pela fiscalização das obras Pedro Coury.
A Praça localizada entre as Ruas João Mó, Paulo Brunhs e Henrique Rochelle, possui 5.415 m2 de área, passou por uma reforma estrutural com diversas melhorias entre elas a reconstrução dos passeios. O piso dos passeios, antes de paralelepípedos foram substituídos por pisos Inter travados no novo traçado, oferecendo maior segurança para as pessoas caminharem. Além disso os passeios ganharam guias em todo seu entorno e alguns pontos receberam também piso tátil para facilitar a locomoção de portadores de deficiência visual.
A área do playground foi transferida para a área central cercada com uma
mureta revestida com placas pré-moldadas para que os acompanhantes possam ficar sentadas observando o movimento das crianças.
Na área verde foram plantadas grama esmeralda, preservando a arborização já existente. Foram instalados novos bancos, luminárias, lixeiras.  













segunda-feira, 29 de junho de 2015

AVISO DE PAUTA- GMEA divulga diagnóstico sobre educação ambiental em Piracicaba


AVISO DE PAUTA

GMEA divulga diagnóstico sobre educação ambiental em Piracicaba



O Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), ligado a Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza, amanhã, terça-feira (30), às 14h30, no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) – rua Maurice Allain, 77, Parque do Mirante (Ao lado do Aquário Municipal) –, coletiva de imprensa para divulgar resultados de uma pesquisa sobre educação ambiental.
O Diagnóstico foi desenvolvido pelo Grupo e contém informações sobre ações desenvolvidas por instituições e empresas de Piracicaba. Na ocasião será lançado oficialmente o site com o diagnóstico das ações e banco de dados com as informações levantadas.
De acordo com Laís Ferraz de Camargo, coordenadora dos projetos de Educação ambiental da SME, o objetivo da pesquisa é identificar oportunidades e expectativas dos segmentos público e da sociedade civil nos processos de educação ambiental e incentivar a articulação de projetos e programas de educação ambiental em Piracicaba, bem como atender as recomendações da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) – Lei nº 6922/10.


RESUMO
GMEA divulga diagnóstico sobre educação ambiental em Piracicaba
Data: Amanhã, terça-feira, dia 30, às 14h30

Local: Núcleo de Educação Ambiental (NEA), Parque do Mirante 

Moradores do Agua Branca ganham Academia ao Ar Livre

 Inaugurada na manhã desde sábado, 28/06, por autoridades e moradores locais da cidade, mais uma Academia ao Ar Livre para a população. Desta vez, o local contemplado foi o Parque Residencial Agua Branca, localizado na avenida Miguel Caparroz, próximo à esquina com a rua Buenos Aires.
Instalada através de um pedido do Vereador Paiva, cujos equipamentos foram
repassados à Prefeitura, que fez a melhoria da área e a instalação.

A academia é composta por equipamentos para alongamento, fortalecimento dos ombros e peitoral que possibilitam a prática de exercícios aeróbicos e passa a se chamar Academia ao Ar Livre Luiz Carlos Bonifácio, em homenagem a um dos primeiros moradores do loteamento, conhecido como Carlão.

O prefeito Gabriel Ferrato informou que a partir de agosto haverá um instrutor paras as atividades físicas da população, às sextas-feiras, das 7h às 8h. O chefe do Executivo comentou que trabalha, aos poucos, para atender as demandas dos bairros e recomendou zelo com o espaço. “A comunidade precisa cuidar disso”, disse, ao enumerar ainda os benefícios da atividade física.
A presidente da Associação dos Moradores do Água Branca, Rosângela
Calegaro disse que a entrega da academia é uma emoção, por ser uma reivindicação antiga e esperada pelo bairro.
Além do Prefeito Gabriel Ferrato, prestigiaram a entrega os secretários Rogerio Vidal (Defesa do Meio Ambiente) e João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny (Esportes, Lazer, e Atividades Motoras). E os vereadores também acompanharam o ato os vereadores José Antônio Fernandes Paiva (PT), Chico Almeida (PT) e Luiz Arruda (PV). Para Vidal, a ação de Paiva – por meio da emenda parlamentar estadual – mostra que o vereador é “um parceiro da administração”, enquanto Johnny citou os benefícios dos equipamentos aos moradores. Também acompanharam o ato os vereadores Chico Almeida (PT) e Luiz Arruda (PV),
HOMENAGEADO – Piracicabano, Luizão morreu aos 61 anos, em 2013. Embora tenha passado a infância no Higienópolis e no Caxambu, ele escolheu o Água Branca para fixar residência após o casamento, morando por 40 anos no bairro.
Dos sete filhos, seis estavam presentes no ato de denominação, entre elas Cristiane Aparecida de Souza, de 42 anos. A esposa Elza Maria de Souza Jorge Bonifácio, de 60 anos, também acompanhou. Ambas destacaram a satisfação em ver um espaço nobre do bairro, revitalizado
, recebendo o nome do chefe da família. “Era um homem de poucas palavras, mas sempre pronto para ajudar”, declarou Cristiane, que citou o livro de Hebreus: “o justo vive pela fé”.
Ainda na infância, Luizão ajudou os pais no corte da cana-de-açúcar. Tornou-se pedreiro e colaborou para a construção e ampliação de muitas casas do bairro, incluindo a da família, que inicialmente era de tábua, na avenida Miguel Caparroz, 116. Atuou ainda na Boyes, na área de fiação, e na Máster Móveis, como porteiro, até o falecimento. Era ainda pastor da Igreja Rosa de Saron.
Carlão tinha uma relação ética com o bairro e construiu, a exemplo de sua casa, a boa convivência com os vizinhos, cativando e conquistando amigos. 

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Funcionários do CENA/USP visitaram a Central de Tratamento de Resíduos CTR – Palmeiras.

Grupo "Pequenas SUPER AÇÕES" do Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA/USP estiveram na Central de Tratamento de Resíduos CTR – Palmeiras nesta quinta-feira (25/06) para uma visita técnica e conhecer a tecnologia implantada.

O CTR localizado no Bairro Palmeiras, está sendo implantado pela empresa Piracicaba Ambiental, em operação na cidade desde 2013, formada através do consórcio das empresas Enob - Engenharia Ambiental em parceria com a empresa alemã Kuttner & Co. KG, esta última, empresa alemã detentora da tecnologia que está finalizando a implantação da usina de tratamento através de uma Parceria Público Privado – PPP com a Prefeitura de Piracicaba.

A Kuttner & Co. KG, empresa alemã detentora da tecnologia que está finalizando a implantação da usina de tratamento no complexo denominado Ecoparque, criado para o reaproveitamento de resíduos orgânicos e inorgânicos.                                                                                                             O grupo foi recepcionado
pela funcionária da Sedema Celise de Oliveira Romanini da Divisão de Resíduos Sólidos, pelo secretário do meio ambiente de Piracicaba, Rogério Vidal e pelos representantes da Piracicaba Ambiental, engenheira ambiental Mayara Ferrari de Souza e engenheiro mecânico Andrea Perruchod.

A bióloga Monica Lanzoni Rossi, representante do grupo, explicou que dentro do projeto de formação socioambiental de servidores, técnicos e administrativos da USP, gerido pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) foi formado os grupos PAP3 (Pessoas que Aprendem Participando) cujo tema escolhido foi: “Água e Resíduos na formação da identidade ambiental dos servidores do Campus “Luiz de Queiroz”.

Segundo ela, o curso foi pautado em princípios de participação, atuação coletiva de uma visão crítica perante as questões socioambientais. Durante o período de março a junho de 2015 foram desenvolvidas atividades como debates, palestras, documentários e também oficinas que possibilitaram reflexões e discussões sobre diversos aspectos da temática de sustentabilidade com destaque para água, resíduos, tratamento de esgoto e educação ambiental totalizando 20 horas de atividades.

A bióloga completou dizendo que “uma destas atividades foi esta, nesta quinta-feira onde realizamos uma visita técnica ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR – Estação Palmeiras), situado na rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), bairro Palmeiras na cidade de Piracicaba-SP, pioneira no país”.

Sobre a visita ao CTR, Lanzoni Rossi, explicou que participaram desta intervenção 24 pessoas sendo 19 servidores; 1 aluno de graduação e 4 alunos de Pós-graduação. - “os técnicos da Piracicaba Ambiental fizeram a explanação da empresa em quadros, números, cronograma e depois podemos acompanhá-los nas instalações do complexo Ecoparque.  

Na avaliação da bióloga do Cena, a visita “foi de grande valia pois despertou em nós a conscientização do descarte adequado de resíduos, evitando desperdícios, bem como a disseminação de formação de um mundo mais sustentável, o que vai de encontro a proposta do grupo PAP3 e da própria Ambiental”. 

PLANTE VIDA - CONVITE

Convite



Neste sábado (27/06), a partir das 9h00min, acontece o 26º PLANTE VIDA, criado em 2007 pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental – NEA da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – SEDEMA.
O objetivo do PLANTE VIDA! “NASCEMOS JUNTOS PARA VIVER” é contribuir com o programa de arborização do município e sensibilizar as famílias sobre a importância das árvores na vida das pessoas.
O plantio deste sábado acontece na área verde do Bairro Terra Rica, situado no final da avenida Rio das Pedras e contará com a presença de representantes da Prefeitura; dos Hospitais Fornecedores de Cana, Santa Casa, Unimed, parceiros do programa desde o lançamento e principalmente com os pais e familiares das crianças que aderiram ao programa e optaram pelo plantio em área pública.


“Plante Vida – Nascemos Juntos para Viver”
Data: 27 de junho – 9 horas
Local: área verde do Bairro Terra Rica
no final da avenida Rio das Pedras


Contamos com sua presença!



Mais informações e fotos pelo site da Prefeitura

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Representantes do Meio Ambiente da Baixada Santista visitam a Usina de Tratamentos de Resíduos de Piracicaba

Representantes da área de Meio Ambiente da Baixada Santista estiveram na cidade nesta quinta-feira, 25/06 para uma visita técnica a unidade de tratamento de resíduos de Piracicaba, a Central de Tratamento de Resíduos CTR – Palmeiras da empresa Piracicaba Ambiental.

O grupo de aproximadamente 25 pessoas das cidades de Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Bertioga, além de representantes da Agencia Metropolitana da Baixada Santista –AGEM, estavam acompanhados pelo Secretário do Meio Ambiente de Piracicaba, Rogério Vidal.  

Adilson Cabral, secretário do Meio Ambiente do Guarujá e Coordenador da Câmara
Temática do Meio Ambiente e Saneamento da Agencia Metropolitana da Baixada Santista, comentou que o interesse do grupo nesta visita à Piracicaba, por indicação da Companhia de Tecnologia de 

Saneamento Ambiental – Cetesb, é conhecer a tecnologia implantada em Piracicaba e conhecer o processo de Parceria Público Privado – PPP com o município de Piracicaba.  A visita foi muito positiva avaliou Cabral, “pudemos desmistificar alguns pontos, foi muito muito esclarecedor”.

O CTR localizado no Bairro Palmeira, está sendo construído pela empresa Piracicaba Ambiental, formada pelo consórcio das empresas ENOB - Engenharia Ambiental, em parceria com a empresa alemã Kuttner & Co. KG, através de uma Parceria Público Privado – PPP.














A empresa é responsável pela coleta de resíduos urbanos do município; varrição de 1 milhão de quilômetros de ruas anualmente, pela coleta seletiva e dos bens Inservíveis (cata cacareco); lavagens dos varejões, encerramento do antigo aterro e pela implantação da usina de tratamento de resíduos e pela instalação da usina de tratamento de resíduos.

A apresentação da tecnologia da Usina que está sendo implantada ficou a cargo do engenheiro mecânico da Enob, Andrea Perruchod e da engenheira ambiental Mayra Ferrari de Souza. 

A usina, que está em fase de finalização de acordo com o cronograma de instalação, está apta para transformar lixo
em biogás e outros compostos orgânicos que podem até ser utilizados na agricultura.

Com a tecnologia em operação, deverá zerar o aterramento de resíduos sólidos domiciliares, só serão aterrados os rejeitos. Isso representará grande conquista para o meio ambiente e para toda a sociedade piracicabana. 














terça-feira, 16 de junho de 2015

Não haverá coleta de lixo no Bairro Monte Alegre


A empresa Piracicaba Ambiental informa que nesta terça-feira (16/06) não haverá coleta de lixo no Bairro Monte Líbano.
A medida foi tomada pela empresa por motivo de segurança à equipe de coleta devido à reintegração de posse que está havendo no bairro. 

Esta ação acabou em confronto entre moradores da comunidade Santa Luzia com a Polícia Militar, impossibilitando que a equipe realize o serviço com segurança.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Piracicaba terá festival de música ecológica


1º Festeco será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Engenho Central, pela Prefeitura de Piracicaba, Semac, Sedema, Semtre, Educativa FM , e em parceria com o Sesc

A Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), Rádio Educativa FM, e em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio), realiza o 1º Festeco - Festival Ecológico de Piracicaba – A Música Como Conscientização Ecológica, nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2015, no Engenho Central. No local, nas mesmas datas, também acontecem a 3ª Exposição Ambiental da Sedema e o 5º Workshop de Formação Profissional da Semtre.
O objetivo do evento é resgatar, preservar, fomentar, difundir e divulgar a produção musical popular brasileira e estimular a criatividade de músicos, compositores e intérpretes na defesa do meio ambiente, além de promover o intercâmbio cultural, a formação de plateia e revelar novos talentos.
Serão aceitas apenas composições inéditas relacionadas ao tema meio ambiente. Todo o material recebido passará por um júri de seleção, que escolherá 20 finalistas. O festival será dividido em três etapas. Na primeira e na segunda serão apresentadas as
Adicionar legenda
canções classificadas, que serão julgadas. Na terceira etapa, as dez melhores músicas classificadas serão apresentadas aos jurados, que escolherão cinco.
No total, serão distribuídos R$ 15 mil em prêmios, sendo R$ 7.000 para o primeiro lugar, R$ 5.000 para o segundo, e R$ 3.000 para o terceiro, além do Troféu Egildo Rizzi, criado em homenagem ao maestro da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), falecido em 2013. Também serão distribuídos prêmios para melhor letra, melhor arranjo e melhor intérprete, com prêmios surpresa.

INSCRIÇÕES – As fichas de inscrição para o Festeco estão disponíveis nos sites da Semac (semac.piracicaba.sp.gov.br), Sedema (sedema.piracicaba.sp.gov.br) e Semtre (semtre.piracicaba.sp.gov.br), a partir de 16 de junho nos quais também pode ser consultado o regulamento completo do festival.
Todo o material deverá ser enviado via Correios ou entregue pessoalmente na Semac, avenida Maurice Allain, 454, Parque Engenho Central, Piracicaba, CEP 13405-123, com a ficha preenchida, cópia da letra, música gravada em arquivo MP3, release de
divulgação do participante e mapa de palco. Também deve ser enviada cópia do comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50, que deverá ser depositada em nome da Prefeitura Municipal de Piracicaba, no Banco do Brasil n. 001, agência 6516-1, conta corrente 73271-0. O valor arrecadado irá para o FAC (Fundo de Apoio à Cultura) do município. O dia 31 de agosto é prazo final para a entrega ou postagem nos Correios.


SERVIÇO - 1º Festeco - Festival Ecológico de Piracicaba – A Música Como Conscientização Ecológica. Dias 22, 23, eliminatórias, e 24 de outubro de 2015, final, no Engenho Central. Inscrições e envio de material até o dia 31 de agosto, via Correios ou pessoalmente, na Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), avenida Maurice Allain, 454, Parque Engenho Central, Piracicaba, CEP 13405-123. Informações, fichas de inscrição e regulamento completo nos endereços semac.piracicaba.sp.gov.br, sedema.piracicaba.sp.gov.br e semtre.piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3403-2600.