quinta-feira, 25 de junho de 2015

Representantes do Meio Ambiente da Baixada Santista visitam a Usina de Tratamentos de Resíduos de Piracicaba

Representantes da área de Meio Ambiente da Baixada Santista estiveram na cidade nesta quinta-feira, 25/06 para uma visita técnica a unidade de tratamento de resíduos de Piracicaba, a Central de Tratamento de Resíduos CTR – Palmeiras da empresa Piracicaba Ambiental.

O grupo de aproximadamente 25 pessoas das cidades de Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Bertioga, além de representantes da Agencia Metropolitana da Baixada Santista –AGEM, estavam acompanhados pelo Secretário do Meio Ambiente de Piracicaba, Rogério Vidal.  

Adilson Cabral, secretário do Meio Ambiente do Guarujá e Coordenador da Câmara
Temática do Meio Ambiente e Saneamento da Agencia Metropolitana da Baixada Santista, comentou que o interesse do grupo nesta visita à Piracicaba, por indicação da Companhia de Tecnologia de 

Saneamento Ambiental – Cetesb, é conhecer a tecnologia implantada em Piracicaba e conhecer o processo de Parceria Público Privado – PPP com o município de Piracicaba.  A visita foi muito positiva avaliou Cabral, “pudemos desmistificar alguns pontos, foi muito muito esclarecedor”.

O CTR localizado no Bairro Palmeira, está sendo construído pela empresa Piracicaba Ambiental, formada pelo consórcio das empresas ENOB - Engenharia Ambiental, em parceria com a empresa alemã Kuttner & Co. KG, através de uma Parceria Público Privado – PPP.














A empresa é responsável pela coleta de resíduos urbanos do município; varrição de 1 milhão de quilômetros de ruas anualmente, pela coleta seletiva e dos bens Inservíveis (cata cacareco); lavagens dos varejões, encerramento do antigo aterro e pela implantação da usina de tratamento de resíduos e pela instalação da usina de tratamento de resíduos.

A apresentação da tecnologia da Usina que está sendo implantada ficou a cargo do engenheiro mecânico da Enob, Andrea Perruchod e da engenheira ambiental Mayra Ferrari de Souza. 

A usina, que está em fase de finalização de acordo com o cronograma de instalação, está apta para transformar lixo
em biogás e outros compostos orgânicos que podem até ser utilizados na agricultura.

Com a tecnologia em operação, deverá zerar o aterramento de resíduos sólidos domiciliares, só serão aterrados os rejeitos. Isso representará grande conquista para o meio ambiente e para toda a sociedade piracicabana. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário