sexta-feira, 26 de junho de 2015

Funcionários do CENA/USP visitaram a Central de Tratamento de Resíduos CTR – Palmeiras.

Grupo "Pequenas SUPER AÇÕES" do Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA/USP estiveram na Central de Tratamento de Resíduos CTR – Palmeiras nesta quinta-feira (25/06) para uma visita técnica e conhecer a tecnologia implantada.

O CTR localizado no Bairro Palmeiras, está sendo implantado pela empresa Piracicaba Ambiental, em operação na cidade desde 2013, formada através do consórcio das empresas Enob - Engenharia Ambiental em parceria com a empresa alemã Kuttner & Co. KG, esta última, empresa alemã detentora da tecnologia que está finalizando a implantação da usina de tratamento através de uma Parceria Público Privado – PPP com a Prefeitura de Piracicaba.

A Kuttner & Co. KG, empresa alemã detentora da tecnologia que está finalizando a implantação da usina de tratamento no complexo denominado Ecoparque, criado para o reaproveitamento de resíduos orgânicos e inorgânicos.                                                                                                             O grupo foi recepcionado
pela funcionária da Sedema Celise de Oliveira Romanini da Divisão de Resíduos Sólidos, pelo secretário do meio ambiente de Piracicaba, Rogério Vidal e pelos representantes da Piracicaba Ambiental, engenheira ambiental Mayara Ferrari de Souza e engenheiro mecânico Andrea Perruchod.

A bióloga Monica Lanzoni Rossi, representante do grupo, explicou que dentro do projeto de formação socioambiental de servidores, técnicos e administrativos da USP, gerido pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) foi formado os grupos PAP3 (Pessoas que Aprendem Participando) cujo tema escolhido foi: “Água e Resíduos na formação da identidade ambiental dos servidores do Campus “Luiz de Queiroz”.

Segundo ela, o curso foi pautado em princípios de participação, atuação coletiva de uma visão crítica perante as questões socioambientais. Durante o período de março a junho de 2015 foram desenvolvidas atividades como debates, palestras, documentários e também oficinas que possibilitaram reflexões e discussões sobre diversos aspectos da temática de sustentabilidade com destaque para água, resíduos, tratamento de esgoto e educação ambiental totalizando 20 horas de atividades.

A bióloga completou dizendo que “uma destas atividades foi esta, nesta quinta-feira onde realizamos uma visita técnica ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR – Estação Palmeiras), situado na rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), bairro Palmeiras na cidade de Piracicaba-SP, pioneira no país”.

Sobre a visita ao CTR, Lanzoni Rossi, explicou que participaram desta intervenção 24 pessoas sendo 19 servidores; 1 aluno de graduação e 4 alunos de Pós-graduação. - “os técnicos da Piracicaba Ambiental fizeram a explanação da empresa em quadros, números, cronograma e depois podemos acompanhá-los nas instalações do complexo Ecoparque.  

Na avaliação da bióloga do Cena, a visita “foi de grande valia pois despertou em nós a conscientização do descarte adequado de resíduos, evitando desperdícios, bem como a disseminação de formação de um mundo mais sustentável, o que vai de encontro a proposta do grupo PAP3 e da própria Ambiental”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário