quarta-feira, 12 de agosto de 2015

reforma do Zoologico e Paraiso da Criança

O Prefeito Gabriel Ferrato assinou nesta semana, o contrato para início das obras da primeira etapa de melhorias no Paraiso da Criança e algumas intervenções no Zoológico Municipal de Piracicaba. O custo total desta etapa de intervenções é de R$ 393.399,29 mil e as obras devem ter início na próxima semana e o prazo para conclusão é de 120 dias após o início.
Entre as mudanças propostas nesta primeira etapa está a criação e instalação de uma nova fachada, mais moderna e iluminada, e, que segundo a arquiteta da Sedema, Claudia Nogueira, será um painel com revestimento, que se assemelha à madeira que será instalado em toda a portaria de entrada que dá acesso ao Zoo e ao Paraíso das Crianças.”




PARAISO DA CRIANÇA

O Paraíso da Criança, anexo ao Zoológico Municipal, é muito procurado por famílias com crianças de várias idades. Localizado em uma área toda arborizada possui mais de trinta brinquedos instalados, será contemplado com maior número de intervenções nesta primeira etapa.  
Entre as obras anunciadas pela Prefeitura estão previstas a reforma e pintura dos brinquedos de ferro e também outros como: Casa da Boneca, Castelo Labirinto, Casa Espelho, Túnel de Tudo, Motinha, Amarelinha.  
Os sanitários adultos e infantil e os quiosques também serão reformados nesta etapa das obras. Os bebedouros tipo baleia e leão, muito conhecidos do Paraiso e outros três bebedouros instalados naquele espaço também passarão por reformas. A área gramada também será revista com a limpeza e a regularização.  Este espaço deverá receber também a instalação de novo reservatório além de bancos e lixeiras.
Outra intervenção importante para a segurança dos frequentadores da pista de caminhada existente é a instalação de 35 luminárias tipo pública com lâmpadas de vapor metálico de 150 watts.

Parte Externa
A parte externa, tanto do Paraiso da Criança, quanto do Zoológico também passará por intervenções pelo setor de obras da Sedema. O muro do entorno também será reformado e a partir daí, a ideia é oferecer espaço para que os artistas piracicabanos criem obras com o tema sobre cuidados com animais e relativo ao meio ambiente, “semelhante ao realizado no muro do Cemitério da Saudade”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Rogerio Vidal. O muro também vai receber iluminação.  
Toda a calçada do entorno também será refeita. O alambrado do Paraíso das Crianças, da rua Marechal Castelo Branco e o gradil da rodovia Fausto Santomauro (SP-127) também serão revistos e receberão pintura.
A área de estacionamento será adequada para facilitar a parada de ônibus, com calçada elevada e toda uma nova sinalização viária e de faixa de pedestres serão executadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. (Semuttran).
ZOOLÓGICO
Esta primeira etapa do Projeto, prevê a reforma estrutural do deck do lago. Segundo o engenheiro civil da Sedema, Marcio Antônio Maruko: “vamos instalar uma estrutura metálica e o tablado também será em plástico reciclado que imita madeira, como o guarda-corpo”.  
Aviário
Uma área do Zoológico, o aviário, que atualmente está fechado será reaberto depois de ser totalmente reformado. Maruko explicou que aquele local receberá um sistema de cortinas de PVC transparente, que deve permitir o acesso ao espaço a qualquer hora. Antes, para o controle de entrada, a visitação só podia ser realizada somente com monitores, em horários específicos” explicou.  
O local deverá receber novas passarelas do local e também novos portões de entrada, que são telados e da ante câmera de acesso ao recinto das aves. “Aliás, foram as atuais passarelas, construídas em madeira, um dos motivos do fechamento aviário”, comentou Maruko, - “elas ofereciam risco à segurança dos visitantes além da falta de acessibilidade. As novas passarelas continuarão suspensas, como as instaladas, mas serão construídas com material de PVC reciclado, que imita madeira. Esse produto tem longa durabilidade. O fabricante dá garantia por 10 anos e tem mais acessibilidade”, finalizou Maruko.

Novas Etapas

Essas serão as primeiras intervenções que deverão ter início na próxima semana no Paraíso da Criança e no Zoológico de Piracicaba, consideradas prioritárias.
Tanto o Paraiso da Criança e o Zoológico Municipal, são mantidos integralmente pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do meio Ambiente – Sedema. No primeiro semestre de 2015 o espaço recebeu 136.870 visitantes no primeiro semestre, destes 33.457 somente no mês de julho.
No período de férias, estes espaços recebem cerca de 1.000 a 1.200 pessoas/dia. Além de Piracicaba, o espaço recebe visitantes de cidades no entorno como:  Limeira, Rio Claro, Santa Gertrudes, Iracemápolis, Tietê, São Pedro, Cerquilho, Cordeirópolis, Barretos e Araras".

O Prefeito Gabriel sabe da importância daquele espaço para o trabalho de educação ambiental e de conhecimento onde crianças e adultos tem a oportunidade de conhecerem melhor os animais e ajudarem no trabalho de preservação das espécies e também como opção de lazer e turismo
O Prefeito informou que novos projetos para novas etapas de reforma a médio e longo deverão ser elaborados e novas obras deverão ser realizadas no Zoológico de Piracicaba.
O Zoológico de Piracicaba ficou fechado quase 7 anos. Inaugurado em 2006 depois de ter sido totalmente reconstruído, nos últimos anos tem passado por obras constantes de manutenção.

Atualmente, funcionários da Sedema estão realizando um levantamento, para apontar tudo o que tem de ser feito em cada recinto dos animais. Cada um tem um pequeno reparo de manutenção a ser executado. Todas as intervenções que serão realizadas nestes recintos seguirão as normas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)”, finalizou Vidal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário