terça-feira, 11 de agosto de 2015

Oscip apresenta Agenda 21 ao governo municipal

O prefeito Gabriel Ferrato reuniu o secretariado na tarde de ontem (10), em seu gabinete, para acompanhar uma exposição sobre a Agenda 21 de Piracicaba, para o período de 2016 a 2015, feita pela diretoria da OSCIP Pira 21. A revisão do documento, que está em fase de conclusão, além de trazer um diagnóstico do município, contempla propostas de 592 ações (entre atividades e projetos) e 65 programas, abrangendo 22 áreas de estudo, distribuídas em 6 dimensões: social, econômica, ambiental, política, urbana e rural. 

O conteúdo é resultado de ampla discussão realizada em 2014 junto à sociedade local e tem por objetivo estabelecer indicadores relativos ao bem estar social e as perspectivas de futuro. Baseia-se em diretrizes globais e nacionais e engloba metas do Programa Cidades Sustentáveis e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, documento conclusivo da Rio+20.

De acordo com seus organizadores – Oscip Pira 21 e o PPGA - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) –, o objetivo deste plano é concretizar a visão de tornar Piracicaba “um modelo de desenvolvimento sustentável e um excelente lugar para viver”.

Segundo a secretária extraordinária da Pira 21, Maria Rosa Bueno Morais, o resultado da agenda referente ao último decênio (2006-2015) foi bastante positivo comparado aos resultados alcançados com o documento anterior. Ou seja, foram realizadas pela gestão pública 48% das ações propostas contra apenas 22% do exercício anterior. “Isso demonstra que houve, nos últimos 10 anos, um amadurecimento da gestão pública, que se demonstrou extremamente comprometida com o desenvolvimento sustentável de Piracicaba”. 

Rosa Morais disse ainda que a revisão da Agenda 21 contou com a participação do corpo de professores do PPGA-Unimep na elaboração das propostas, o que representou uma experiência inédita e um grande avanço na metodologia empregada para elaboração do diagnóstico do município. 

Josué Adam Lazier, secretário-executivo da Oscip Pira 21, disse que “esta é, sem dúvida, a coroação de uma iniciativa de sucesso que vem se renovando para ampliar os bons resultados obtidos e manter a transparência; o trabalho participativo, voluntário, democrático e suprapartidário; a responsabilidade social e a prática da cidadania no município”. 

Após a apresentação, Gabriel Ferrato se comprometeu a, assim que receber o documento oficial, cobrar de cada secretário um diagnóstico de sua pasta sobre as ações propostas pela Agenda 21 e aquelas que podem ser viabilizadas pelo poder público local, levando-se em consideração as circunstâncias atuais do país e do município. “Assim, teremos um parâmetro concreto entre o que vislumbra a Agenda 21 e o que de fato está ao alcance do governo municipal”, concluiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário