quinta-feira, 9 de março de 2017

A mais famosa árvore do Engenho Central não resistiu ao ultimo temporal

O Engenho Central se despediu nesta quinta-feira (09) de uma de suas figuras mais emblemáticas. A árvore da espécie Tipuana (Tipuana Tipu), que ficava localizada ao lado dos Armazéns 09 e 10, não resistiu às fortes chuvas que caíram sobre Piracicaba na última terça-feira (07) e acabou tombando ao chão. A árvore era conhecida pela sua disposição incomum no solo, quase paralela ao chão, tornando-se uma atração e palco para inúmeras fotos dos visitantes do Engenho. 
Por recomendação técnica da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), que já a monitorava constantemente, decidiu-se por sua extração.
Segundo Carlos Ambrozano, engenheiro agrônomo da Sedema, o exemplar já passava por acompanhamento constante da equipe técnica da Pasta. “Ela já vinha sendo monitorada há tempos, inclusive com a realização de ultrassonografias que verificavam suas condições fitossanitárias, principalmente nos locais onde ela apresentava maior flexão para prevenção de acidentes”, explicou ele. De acordo com o engenheiro, a raiz já mostrava sinais de comprometimento, causados pela idade do plantio. Sobre sua idade, Ambrozano disse que “é difícil estabelecermos de forma precisa, porém não existem registros de plantio de novas árvores no Engenho Central em período posterior à desativação do Engenho Central, ocorrida na metade da década de 70.
De crescimento rápido, de copa ampla e densa, a Tipuana é uma árvore nativa da América do Sul. Já foi largamente utilizada na arborização dos centros urbanos, ocupando calçadas e parques. Entretanto, devido a seu porte avantajado, raízes agressivas e fragilidade da madeira, suscetível a cupins e quebras, tem sido preterida ao plantio de outras espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário