terça-feira, 7 de março de 2017

Sedema promove o 30 º Plante Vida em 10 anos

  O primeiro plantio coletivo de 2017 do programa aconteceu em uma área verde do Bairro Ary Coelho



A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental – NEA promoveu no último sábado (04/03) primeiro Plante Vida do ano.  O Prefeito Barjas Negri prestigiou o evento e posou ao lado dos pais e parentes que trouxeram seus recém-nascidos para o 30º evento do Plante Vida.
Em junho deste ano o programa da Sedema completa 10 anos e deve comemorar o sucesso com mais de 50 mil árvores plantadas somente com este programa. Muitos pais e parentes dos bebes nascidos nos últimos meses compareceram ao evento:
Debora Mendes de Matos, veio do Vale do Sol, trouxe os filhos Diana, 19 anos e Rafaelo (2 anos e meio) para acompanhar o plantio da árvore do irmãozinho, Arthur, de apenas 2 meses, que nasceu no Hospital dos Fornecedores de Cana – HFC. Sobre o Plante Vida, Débora considera excelente. “ Uma grande ideia que favorece a arborização dos parques do nosso município.
Luciana de Lucia e Bruno de Lucia, trouxeram Cecília, de 6 meses, para o plantio de um tambuatá. Para eles o programa é muito interessante não só para nós mas para o meio ambiente, principalmente nesta época onde o desmatamento é cada vez maior.

Mirella, apenas 2 meses, nascida na maternidade do Hospital Unimed, veio acompanhada pelos pais Vanessa Falhiotta e Eduardo José de Souza, também elogiaram o programa criado pela Sedema e que hoje conta com a adesão de 100 % dos pais.
Outras dezenas de novas árvores foram plantadas no sábado. É a segunda edição do Plante Vida acontece naquela área verde.  A primeira foi em 2010 e já é possível admirar as árvores jovens que estão se desenvolvendo naquele local.
No município de Piracicaba nascem, em média, 15 crianças por dia, distribuídas pelas três maternidades, totalizando em média 5.500 crianças por ano.




Com adesão de quase 100 %, os pais nas maternidades preenchem os cadastros que são encaminhados ao Núcleo de Educação Ambiental – NEA da SEDEMA, inseridos no banco de dados. A equipe do NEA faz o contato com a família da criança e convida para participar do Programa.
É importante lembrar que, das mais de mil cartinhas são enviadas pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental _ NEA, convidando os pais que aderiram ao programa na maternidade para o plantio coletivo que acontece aproximadamente a cada três meses. Independentemente do número de presentes no dia do evento, a Sedema assegura o plantio do número correspondente ao número de cartas enviadas.   

Plante Vida - nascemos juntos para viver

Lançado em 2007, com o objetivo de fortalecer o programa de arborização do município Piracicaba Mais Verde, o programa acontece em parceria com as maternidades dos hospitais Santa Casa de Piracicaba, cuja meta é plantar uma árvore para cada criança nascida no município de Piracicaba.
Existem três formas dos pais participarem do Programa PLANTE VIDA:
- plantio em calçada: a equipe da SEDEMA executa todo o pr

ocesso do plantio, sendo de responsabilidade dos pais a manutenção da muda;
- plantio em área particular, quintal ou chácara: a SEDEMA doa a muda para ser plantada pelos pais;
- plantio em área verde: o plantio é comunitário. A SEDEMA define uma área verde e agenda o plantio com os pais.



Os pais que participam do Programa PLANTE VIDA recebem um Cartão comemorativo e também um Guia de Arborização com as instruções de como plantar a muda.



Programa PLANTE VIDA: NASCEMOS JUNTOS PARA VIVER!


                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário