sexta-feira, 24 de março de 2017

Coleta Seletiva em discussão na Camara Municipal


A audiência pública promovida pela Câmara Municipal esta semana para discutir a Coleta Seletiva contou com a presença, além dos vereadores, técnicos da Sedema, representantes da Cooperativa Reciclador Solidário de Piracicaba, integrantes do movimento nacional da categoria e.
Durante audiência, representantes da categoria afirmaram que houve queda na quantidade de material reciclável e segundo eles, isso se deve, principalmente a estrutura de trabalho. Uma das reinvindicações das cooperadas é a questão do barracão, local onde funciona a Cooperativa atualmente, e que, segundo elas, está em condições precárias.
Outro ponto apresentado pelos representantes da Cooperativa é com relação à diminuição da quantidade de material reciclável coletado e que segundo elas, por conta disso, a Cooperativa está ociosa. De acordo com a assistente social do Reciclador, Celia Carlin, “ desde fevereiro deste ano, a coleta foi reduzida e agora em março também não aumentou”.
Atualmente a coleta dos recicláveis chega a 225 toneladas/mês. Carlin questionou inclusive a diferença da pesagem. Neste momento, o gerente da empresa Ambiental, Claudionor Siqueira de Lira, disse desconhecer que haja desvio desse material que é encaminhado ao
Reciclador Solidário. Segundo o gerente da empresa, ele tem informação que o material da coleta seletiva tem sim, sido recolhido antes mesmo dos caminhões da empresa, por catadores independentes e até de outras cidades”.
O Procurador-geral do município, Milton Sérgio Bissolli, comentou que a política de reciclagem tem “conseguido alguns avanços” em Piracicaba já no início do ano. Representando a Prefeitura, o procurador e se comprometeu a buscar novas medidas que deem viabilidade à cooperativa de catadores.
Com relação ao novo barracão, Bissoli disse, que, em relação ao não investimento de R$ 6 milhões em uma nova sede administrativa oc0orreu porque simplesmente o dinheiro não havia sido empenhado no orçamento na administração anterior.  “Sem o dinheiro, não há como fazer”, disse. O procurador colocou seu gabinete a disposição.
O procurador-geral do município, afirmou também que é preciso rever a estrutura da Cooperativa e prometeu se reunir com todos os técnicos envolvidos e também com a fiscalização para apurar as denúncias da representante da cooperativa. “Se for constatado indício de irregularidade pode ser aberta sindicância”.
A Prefeitura mantém convênio com a Cooperativa Reciclador Solidário que hoje conta com 68 cooperados com média salarial de R$ 905,50. 
Dos resíduos coletados na cidade 36% são recicláveis. Desses 36%, mais de 8% estão sendo coletados porta a porta pela empresa Piracicaba Ambiental que trabalha com 12 caminhões e atende 64 bairros a partir de agosto de 2012.
Apesar da melhoria da estrutura deste serviço com a vinda da empresa Piracicaba Ambiental com mais caminhões e ajudantes, um dos fatores que tem contribuído para diminuição do volume de material reciclável é crise financeira que está influenciando no consumo do brasileiro e que ocasionou a queda até mesmo da produção de lixo doméstico, conforme comentou o gerente da Ambiental.
Outra consequência é que a crise financeira trouxe de volta às ruas dezenas de desempregados que acabam trabalhando como catador para sobreviver. O aumento deste trabalho informal pode ser observado também nas ruas de Piracicaba.  
É o caso de César Eduardo Ferezini, 47 anos, solteiro, morador do Bairro Jaraguá. Ferezini, cata papelão no Centro da cidade há quase dois anos. Ex-funcionário de uma empresa do Bairro São Jorge, ele conta que hoje está aumentando “a concorrência entre os próprios catadores. Cada dia aumenta mais carrinhos e até caminhões recolhendo papelão do comercio do Centro.
Outra dificuldade apontada pelo catador, é “hoje, muitos comerciantes grandes, como supermercados, varejões tem sua própria prensa, então eles ficam com este material e vendem direto”. 
O catador estava acompanhado do pai, Roque Ferezini, de 81 anos, aposentado do comércio. Ao explicar o motivo de estar ali, Sr. Roque explica que além de poder ajudar o filho ele próprio precisa deste trabalha para melhorar a renda da família.
Enquanto ajudava o filho acomodar dezenas de caixas de papelão em um Volkswagen, eles explicaram que a Kombi usada por eles havia quebrado a algumas quadras dali. Sobre a atividade de catador do filho, Sr. Roque falou “ acho um trabalho digno, ele hoje mora com a gente com o pai e a mãe. E a gente tem que se virar para ganhar o pão de cada dia”
Para informações sobre COLETA SELETIVA ligue
0800 7773133 da empresa Piracicaba Ambiental.

A programação completa já está disponível no site da Sedema. Confira o link:

Dicas para melhoria da eficiência e aproveitamento dos materiais recicláveis. 
A Coleta Seletiva acontece em dias alternados do lixo doméstico para não misturar.
Para garantir o aproveitamento do material potencialmente reciclável a regra é simples: as pessoas devem separar os resíduos domésticos em dois recipientes em casa e em sacos de cores diferentes e colocar na residência, próximo ao horário de recolhimento.
Colocar as embalagens amarradas é uns dos pontos mais importantes com relação a preservação do meio ambiente. Quando os sacos são colocados aberto, este material, em dias de chuva, correm o risco de espalhar e rodar com a enchente, cair no bueiro e acabar no Rio Piracicaba e outros córregos. 
As embalagens amarradas e os bem os sacos bem fechados, além de ajudar o trabalho dos coletores, contribui para garantir o melhor aproveitamento comercial dos materiais.
Materiais junto com os resíduos domésticos, perdem o valor comercial. Por exemplo: o papelão se desfaz com a umidade, tornando-se inaproveitável; o papel, assim como o plástico em filme (sacos e outras embalagens) em contato com matéria orgânica, ficam sujos, perdendo valor; e os recipientes de vidro e lata cheios com outros materiais dificultam na hora da seleção.
Todo material reciclável, pode ser colocado numa mesma embalagem para o descarte. A triagem será feita na Cooperativa Reciclador Solidário.

  
Materiais recicláveis
- Plásticos:
- Garrafas, embalagens de produtos de limpeza;
- Potes de cremes, xampus;
- Tubos e canos;
- Brinquedos;
- Sacos, sacolas E saquinhos de leite;
- Isopor;
- Alumínio:
- Latinhas de cerveja e refrigerante;



- Esquadrias e molduras de quadros;
- Molas e latas;
- Papel e papelão;
- Jornais, revistas, impressos em geral;
- Papel de fax;
- Embalagens longa-vida;
- Vidro;
- Frascos, garrafas.


A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário