segunda-feira, 27 de março de 2017

Arrastão Ecológico recolhe 700 kg de lixo do Rio Piracicaba


O 23º Arrastão Ecológico pelo Rio Piracicaba e Campanha Rio Vivo realizado no último sábado, 25/03, retirou 700 kg de lixo do Rio Piracicaba.
Com o tema “ Juntos pela Consciência Ambiental na Bacia do Rio Piracicaba”, esta iniciativa realizada pela Prefeitura de Piracicaba (SP), através do Núcleo de Educação Ambiental – NEA da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), aguas do Mirante, encerrou a Semana da Agua 2017.





O evento aconteceu no Largo dos

Pescadores, onde paralelamente aconteceram diversas atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, além de apresentações artísticas, com a apresentação da dupla sertaneja “Claudemir e Moises” e também com do coral infantil do Projeto Guri.
Com o apoio da Aperp – Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes, este ano, a coleta dos materiais inservíveis ocorreu de forma inédita, com os participantes em pelos menos 13 barcos, realizaram a limpeza nas margens do rio.
Na abertura oficial, José Carlos Masson, um dos organizadores do evento, explicou que o formato diferenciado do evento este ano deu-se por prevenção, cuidados com a saúde humana, já que nas margens do Rio Piracicaba existem áreas com risco do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa.
O Prefeito Barjas Negri, agradeceu a todos os envolvidos na organização do Arrastão Ecológico, que acontece há mais de duas décadas e que, segundo ele, com certeza já influenciou positivamente uma geração inteira.
O Prefeito ressaltou também que a união de todos, entidades, associações, escolas, governo, são “de suma importância para criarmos uma cidade cada vez mais sustentável”.      
Promovido anualmente com o apoio de diversas entidades e empresas do município, o Arrastão tem como objetivo conscientizar a população para os cuidados com os recursos naturais e a preservação da bacia do rio, explicou a bióloga, Elisabeth Salles Nunes, coordenadora do NEA. A bióloga comentou que outra novidade é que este ano esta ação foi expandida com a realização de várias oficinas educativas, exposições e outras ações, promovidas pelas nove entidades que participaram do evento.
Boa parte deste material acumulado nas margens do manancial é do lixo deixado nas ruas pela população. A conscientização de todos é muito importante para preservação do Rio Piracicaba, o cartão de visita da cidade.
Qualquer lixo, desde uma bituca de cigarro, uma embalagem de sorvete, uma garrafa de refrigerante quando jogadas nas sarjetas e nos bueiros, com a chuva, o destino de todo este material, infelizmente, é o Rio Piracicaba.

Em janeiro, após a cheia do Rio Piracicaba por conta das chuvas, equipes da Sedema recolheram 1 tonelada de lixo do manancial. Estes materiais, trazem riscos tanto para a vida aquática quanto para a saúde da população”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário