segunda-feira, 30 de julho de 2018

Férias no Zoológico de Piracicaba



Férias de julho no Zoológico Municipal de Piracicaba tem animação garantida. Os educadores do Núcleo de Educação Ambiental – NEA/SEDEMA todos os anos programam atividades lúdicas e educativas para crianças de todas as idades para o programa “ Anima Férias”. Este ano não foi diferente.  Entre os dias 24 a 27 de julho, os visitantes do Zoo puderam participar do "Animaférias", com o tema “Brincando e aprendendo no lugar mais animal da cidade”.
A equipe do NEA em parceria com a equipe de profissionais do Zoológico promoveu uma série de atividades destinado a crianças de 7 a 12 anos, onde pais e responsáveis também puderam participar das atividades divertidas, mas também educativas com o objetivo de contribuir para formação da consciência dos participantes sobre o importante papel dos Zoológicos para preservação dos animais e a da conservação ambiental, na pesquisa e na educação ambiental.

A programação contou com jogos e brincadeiras onde os participantes puderam conhecer os bastidores do Zoológico, conhecer os hábitos e alimentos de cada espécie. Além disso, os participantes participaram da construção coletiva do biomapa, sobre biomas e também de atividades lúdicas sobre o enriquecimento ambiental com os animais, esta última, uma atividade que acontece com regularidade no Zoológico.   
Para conhecer mais sobre o trabalho da equipe de Educação Ambiental e sobre o Zoológico Municipal:

Informações:

Zoológico de Piracicaba
Av. Mal. Castelo Branco, 426 - Jardim Primavera, Piracicaba – SP
Telefone (19) 3421-3425




Núcleo de Educação Ambiental - NEA– SEDEMA

Av. Maurice Allain, nº 77 – Parque do Mirante
Fone: 19-3417-9494 / email: sedemaeventos@gmail.com        Horário de atendimento: das 8h às 12 e das 13 às 17h




















quarta-feira, 25 de julho de 2018

Comunidade do Sol Nascente visita Viveiro Municipal


Através de uma parceria entre as Secretarias de meio Ambiente, Governo e Desenvolvimento Econômico, a Prefeitura realizou, na última sexta-feira, dia 20/07, mais uma atividade com a comunidade piracicabana.

A Sedema, através das equipes do Viveiro Municipal de Mudas e do Núcleo de Educação Ambiental – NEA recebeu, por meio do Programa "Piracicaba Trabalha Assim”, realizado pela Secretaria Municipal de Governo, um grupo de moradores da Comunidade do bairro Sol Nascente para uma visita ao Viveiro Municipal.

Os visitantes foram recebidos pela responsável pelo Viveiro, Clementina Rossin e, puderam conhecer um pouco a história do Viveiro e também obter  informações gerais para realização do plantio.  A responsável demonstrou aos visitantes o processo de produção de mudas desde a coleta e beneficiamento de sementes, semeadura, repicagem das plântulas, rustificação, poda de condução, etc.

O Viveiro Municipal de Piracicaba existe há mais de 20 anos e possui mais de 80 espécies nativas de árvores à disposição da população gratuitamente, para o reflorestamento de áreas e o plantio em calçadas e chácaras.

Situado no Bairro Santa Rita, o Viveiro Municipal recebe visitas monitoradas de escolas e associações pré-agendados pela equipe do NEA pelo telefone 3417-9494.

Serviço

VIVEIRO MUNICIPAL  

Endereço:  o Viveiro Municipal está localizado na rua Carolina Sachetto Martins 419, ao lado da Lagoa do bairro Santa Rita.
Fone: (19) 3424-1692
Horário de Atendimento para o público: 
segunda à sexta-feira das 08:00 hs às 11:00 hs e das 13:00 hs às 15:00 hs

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Zôo de Piracicaba divulga a programação de férias para crianças.


Anima Férias -  Brincando e aprendendo no lugar mais animal da cidade”.


Como em todos os anos, as férias de julho no Zoológico Municipal de Piracicaba podem ser aproveitadas de um jeito diferente. A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- SEDEMA, através de educadores do Núcleo de Educação Ambiental – NEA programou uma série de atividades para auxiliar a construir com os participantes a consciência do importante papel dos Zoológicos na conservação ambiental, na pesquisa e na educação ambiental. O tema do Animaférias desse ano é “Brincando e aprendendo no lugar mais animal da cidade”.

            O Anima Férias é destinado tanto pelas crianças quanto pelos adultos, pais e/ou responsáveis e tem início na terça-feira (24/07) de terça a sexta-feira das 13h30 às 16h30 e segue até o dia 27/julho. As inscrições são limitadas, 25 vagas disponíveis para cada dia da semana. Os interessados poderão escolher por participar de um ou mais dias. As atividades destinadas a crianças de 7 a 12 anos e os pais e/ou responsáveis podem optar em participar ou não com seus filhos.

A programação conta com jogos e brincadeiras onde o participante poderá conhecer melhor o Zôo e suas contribuições para a conservação ambiental. Entre as atividades programadas estão:

·        Visita aos bastidores do Zôo no dia 24/07 – 3ª feira
·        Construção coletiva do biomapa do Zôo – 25/07 - 4ª feira
·        Atividades lúdicas sobre biomas – 26/07 - 5ª feira
·        Enriquecimento ambiental com os animais do plantel do Zôo – 2707 - 6ª feira. 

Para participar é necessária inscrição antecipada até um dia antes, fazendo contato pelo e-mail: sedemaeventos@gmail.com ou pelo fone (19) 3417-9494. Após um primeiro contato, uma ficha de inscrição deverá ser preenchida pelo responsável para efetivar a participação da criança. Durante as atividades do Animaférias será reservado um intervalo para lanche, porém caberá a cada participante levar seu lanche.

Todas as atividades serão iniciadas e finalizadas no espaço do Museu de Animais Taxidermizados – base do Núcleo de Educação Ambiental do Zôo.

Informações:

Núcleo de Educação Ambiental - NEA– SEDEMA
Av. Maurice Allain, nº 77 – Parque do Mirante
Fone: 19-3417-9494 / email: sedemaeventos@gmail.com
Horário de atendimento: das 8h às 12 e das 13 às 17h

Atenção ao Bicho do Zoo no Inverno ( materia da Gazeta)



segunda-feira, 16 de julho de 2018

613 pneus retirados do Rio são encaminhados à Central de Resíduos



Na manhã desta segunda-feira (16/07) a equipe do setor de Gerenciamento de Resíduos da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema transportou 613 pneus retirados do Rio Piracicaba no último sábado (14/07) durante o Arrastão Ecológico promovido pela Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes (Aperp). O evento contou com o apoio da  Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental – NEA/SEDEMA, com a  participação de integrantes do Tiro de Guerra ainda com cerca de 80 voluntários. 

Segundo o encarregado do Setor de Resíduos, nove funcionários participaram desta ação para carregar o caminhão que realizou duas viagens para transportar pneus de trator, caminhão e carro. No total, cerca de 12 toneladas, foram encaminhados a Central de Resíduos e posteriormente são encaminhados à recicladora.


A Prefeitura, realiza com regularidade a limpeza em diversos locais do Rio
Piracicaba e que, por medida de segurança, costuma acontecer em parceria com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros para evitar acidentes com trabalhadores. Com relação ao recolhimento especifico dos pneus depositados no leito do Rio, estas ações são agendada com a participação de representantes de várias secretarias e costumam acontecer em períodos de estiagem, aproveitando a baixa vazão de água.

Piracicaba possui locais apropriados para receber o descarte correto de diferentes tipos de resíduos. Pneus usados devem ser encaminhados à Central de Resíduos, localizada na Avenida das Ondas, Bairro Ondinhas, sem custo nenhum. Os nove ecopontos mantidos pela Sedema também estão aptos a receber pneus de carros em pequena quantidade, portanto, não se justifica este descarte intenso e irregular que acontece de forma recorrente no Rio Piracicaba.
De 2013 até 2017, a Prefeitura recolheu mais de 540 mil pneus. Só em 2017 o número chegou a 91.014 pneus. Através do convênio com a ANIP – Assoc. Nacional da Industria Pneumática, a
Sedema, mantém pontos de recebimento de pneus usados que são recolhidos na Central de Resíduos e encaminhados para a reciclagem, cumprindo a PNRS, com relação à logística reversa.  Mesmo tendo à disposição da população estes pontos regulares conforme link do site:

http://sedema.wix.com/sedema#!ecopontos/c1c80

 E também nos endereços abaixo:

Central de Resíduos 

PONTOS DE DESCARTE DE PNEUS DE RESPONSABILIDADE DA SEDEMA 

- CENTRAL DE RESÍDUOS - Av. das Ondas 6565 – Bairro Ondinhas
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 08:00 hs às 11:00 hs e 13:00 às 16:00 hs. Além de pneus o local recebe também lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e eletroeletrônicos.

ECOPONTOS:

MONTE REY: Rua Giovanni Ferrazo
Horário de Funcionamento: Segunda à Sábado: 07:00 hs às 17:00 hs.
BOSQUES DO LENHEIRO I   -   Rua Sapucaia
BOSQUES DO LENHEIRO II   -   Rua dos Pinheiros
CECAP/ELDORADO: Av. Eurico Gaspar Dutra (ao lado da área de lazer)
JARDIM AGUA BRANCA – Rua Dr. Raul Machado Filho 
ÁRTEMIS - Rua Fioravante Cenedese
MÁRIO DEDINI I - Rua Antônio Franco de Lima
MÁRIO DEDINI II - Rua dos Topázios
BOA ESPERANÇA - Rua Francisco de Assis Pansiera
SANTO ANTONIO – Rua João Laurelli

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Praça na Vila Monteiro recebe nome de Kiyoshi Mizuhira

A praça localizada na Rua Marechal Deodoro, esquina com a rua Irineu Lorandi, no bairro Vila Monteiro, ganhou o nome Kiyoshi Mizuhira. O ato de denominação aconteceu na manhã de sábado (07) e contou com as participações do prefeito Barjas Negri, do secretário de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), José Otávio Menten, do vereador Pedro Kawai, familiares, amigos e líderes comunitários.
Mizuhira faleceu em 21 de novembro de 1998, aos 91 anos, e teve o seu nome perpetuado na praça através da Lei Municipal nº 8934 de 05 de junho de 2018, de autoria do vereador Pedro Kawai.
O líder comunitário Carlos Maioli lembrou que a praça não estava sendo frequentada adequadamente e acredita que, com essa denominação, o espaço será preservado e cuidado.
Kawai disse que sua iniciativa visa reconhecer o trabalho de uma pessoa que, voluntariamente, prestou importantes serviços à comunidade e difundiu a cultura japonesa no município.
O secretário da Sedema ressaltou que, ao denominar espaços públicos - como esta praça, a Prefeitura dá demonstração de zelo e cuidado com o meio ambiente.
Barjas Negri afirmou que a denominação é um ato simples, mas significativo para os familiares, que podem ver o nome de seus entes queridos eternizados em espaços públicos. “Acredito que os familiares do homenageado terão um papel importante para a preservação dessa praça, importante para a melhoria da qualidade de vida da comunidade dessa região”, disse o prefeito.
Antes do descerramento da placa, os presentes na solenidade participaram do plantio de uma árvore da espécie pitangueira.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Estação Experimental de Tupi recebe propostas de gestão de estudantes da ESALQ


No primeiro semestre de 2018, estudantes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Florestal desenvolveram vários trabalhos referentes às disciplinas “Ecologia Aplicada” e “Manejo de Áreas Naturais Protegidas” tendo como foco a Estação Experimental de Tupi (conhecida como “Horto de Tupi”).
As propostas elaboradas no âmbito da “Ecologia Aplicada”, ministrada pelos professores Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz e Flávio Bertin Gandara Mendes, foram apresentadas na segunda-feira, 25/07 e envolveram temas como:  manejo florestal, prevenção e combate a incêndios, minimização dos impactos na fauna, relação com a comunidade do entorno, controle de espécies invasoras, entre outros.
Ao longo deste semestre, os alunos identificaram problemas existentes na unidade e construíram soluções com o auxílio de seus tutores. Uma das propostas já realizadas foi a Trilha da Saúde[ml1] , no dia 16 de junho, com cerca de cinquenta participantes da comunidade.
E, com relação à disciplina “Manejo de Áreas Naturais Protegidas”, ministrada pela professora Teresa Cristina Magro Lindenkamp, a apresentação dos trabalhos aconteceu na quarta-feira (04/07) envolvendo temas como:  estudos de demanda para atividades de uso público, recuperação de áreas degradadas, sinalização, manejo de trilhas, estruturas de recepção e alimentação, arvorismo, entre outros.
Nessa disciplina, há mais de dez anos vêm sendo desenvolvidas atividades com os estudantes, estabelecendo-se uma contribuição deles quanto à gestão da unidade, reafirmando a importância da ESALQ em processos de extensão universitária.
As propostas apresentadas serão analisadas por um Comitê Gestor formado por representantes do Estado, município, comunidade acadêmica e sociedade civil, previsto no termo de permissão de uso da área de visitação do “Horto de Tupi” para a Prefeitura de Piracicaba.
Esse processo é uma forma de participação social e envolvimento da comunidade na gestão da área e pode contribuir para que a Estação Experimental de Tupi cumpra cada vez melhor suas funções.


quarta-feira, 4 de julho de 2018

Ossário irá otimizar espaço para sepultamentos no Cemitério da Vila Rezende



O prefeito Barjas Negri assinou contrato para a construção de um ossário no Cemitério Municipal Vila Rezende. A estrutura, que terá 430 compartimentos, servirá para abrigar os restos mortais que estão sepultados em túmulos considerados abandonados. A medida tem como objetivos facilitar a manutenção do campo santo e ganhar espaço no cemitério, onde hoje estão sepultadas cerca de 29.700 pessoas. A obra está orçada em R$ 55 mil.

De acordo com informações da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), responsável pela gestão dos cemitérios municipais, a obra deve começar ainda em julho. O ossário será construído em blocos de concreto e lajes maciças em concreto armado, com 430 unidades de compartimentos nas dimensões de 39cm de largura x 39cm de altura x 79cm de profundidade, distribuídos em cinco pavimentos. Cada compartimento tem capacidade para abrigar os restos mortais de três a cinco pessoas, dependendo da idade (criança ou adulto).
Segundo Elaine Seghezzi, chefe do Setor de Cemitérios, hoje, os restos mortais retirados das sepulturas abandonadas são enviados ao Ossário Municipal, que fica no Cemitério da Saudade. Com o novo ossário, esse translado não será mais necessário. 
Ainda de acordo com Elaine, a falta de espaços nos cemitérios é um problema que vem sendo enfrentado pela Administração de diversas formas. A primeira delas foi a assinatura dos decretos 16805/16 e 17035/17, que estabelecem prazo para que os
concessionários das sepulturas que estão abandonadas manifestem interesse na manutenção da concessão. Após a criação desses decretos, foram retomadas cerca de 600 sepulturas. Outra foi a execução de um cemitério
vertical, que hoje conta com dois blocos com 120 gavetas cada e, agora, a construção do ossário, os dois no Cemitério da Vila Rezende.