quinta-feira, 5 de julho de 2018

Estação Experimental de Tupi recebe propostas de gestão de estudantes da ESALQ


No primeiro semestre de 2018, estudantes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Florestal desenvolveram vários trabalhos referentes às disciplinas “Ecologia Aplicada” e “Manejo de Áreas Naturais Protegidas” tendo como foco a Estação Experimental de Tupi (conhecida como “Horto de Tupi”).
As propostas elaboradas no âmbito da “Ecologia Aplicada”, ministrada pelos professores Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz e Flávio Bertin Gandara Mendes, foram apresentadas na segunda-feira, 25/07 e envolveram temas como:  manejo florestal, prevenção e combate a incêndios, minimização dos impactos na fauna, relação com a comunidade do entorno, controle de espécies invasoras, entre outros.
Ao longo deste semestre, os alunos identificaram problemas existentes na unidade e construíram soluções com o auxílio de seus tutores. Uma das propostas já realizadas foi a Trilha da Saúde[ml1] , no dia 16 de junho, com cerca de cinquenta participantes da comunidade.
E, com relação à disciplina “Manejo de Áreas Naturais Protegidas”, ministrada pela professora Teresa Cristina Magro Lindenkamp, a apresentação dos trabalhos aconteceu na quarta-feira (04/07) envolvendo temas como:  estudos de demanda para atividades de uso público, recuperação de áreas degradadas, sinalização, manejo de trilhas, estruturas de recepção e alimentação, arvorismo, entre outros.
Nessa disciplina, há mais de dez anos vêm sendo desenvolvidas atividades com os estudantes, estabelecendo-se uma contribuição deles quanto à gestão da unidade, reafirmando a importância da ESALQ em processos de extensão universitária.
As propostas apresentadas serão analisadas por um Comitê Gestor formado por representantes do Estado, município, comunidade acadêmica e sociedade civil, previsto no termo de permissão de uso da área de visitação do “Horto de Tupi” para a Prefeitura de Piracicaba.
Esse processo é uma forma de participação social e envolvimento da comunidade na gestão da área e pode contribuir para que a Estação Experimental de Tupi cumpra cada vez melhor suas funções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário