segunda-feira, 16 de julho de 2018

613 pneus retirados do Rio são encaminhados à Central de Resíduos



Na manhã desta segunda-feira (16/07) a equipe do setor de Gerenciamento de Resíduos da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema transportou 613 pneus retirados do Rio Piracicaba no último sábado (14/07) durante o Arrastão Ecológico promovido pela Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes (Aperp). O evento contou com o apoio da  Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental – NEA/SEDEMA, com a  participação de integrantes do Tiro de Guerra ainda com cerca de 80 voluntários. 

Segundo o encarregado do Setor de Resíduos, nove funcionários participaram desta ação para carregar o caminhão que realizou duas viagens para transportar pneus de trator, caminhão e carro. No total, cerca de 12 toneladas, foram encaminhados a Central de Resíduos e posteriormente são encaminhados à recicladora.


A Prefeitura, realiza com regularidade a limpeza em diversos locais do Rio
Piracicaba e que, por medida de segurança, costuma acontecer em parceria com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros para evitar acidentes com trabalhadores. Com relação ao recolhimento especifico dos pneus depositados no leito do Rio, estas ações são agendada com a participação de representantes de várias secretarias e costumam acontecer em períodos de estiagem, aproveitando a baixa vazão de água.

Piracicaba possui locais apropriados para receber o descarte correto de diferentes tipos de resíduos. Pneus usados devem ser encaminhados à Central de Resíduos, localizada na Avenida das Ondas, Bairro Ondinhas, sem custo nenhum. Os nove ecopontos mantidos pela Sedema também estão aptos a receber pneus de carros em pequena quantidade, portanto, não se justifica este descarte intenso e irregular que acontece de forma recorrente no Rio Piracicaba.
De 2013 até 2017, a Prefeitura recolheu mais de 540 mil pneus. Só em 2017 o número chegou a 91.014 pneus. Através do convênio com a ANIP – Assoc. Nacional da Industria Pneumática, a
Sedema, mantém pontos de recebimento de pneus usados que são recolhidos na Central de Resíduos e encaminhados para a reciclagem, cumprindo a PNRS, com relação à logística reversa.  Mesmo tendo à disposição da população estes pontos regulares conforme link do site:

http://sedema.wix.com/sedema#!ecopontos/c1c80

 E também nos endereços abaixo:

Central de Resíduos 

PONTOS DE DESCARTE DE PNEUS DE RESPONSABILIDADE DA SEDEMA 

- CENTRAL DE RESÍDUOS - Av. das Ondas 6565 – Bairro Ondinhas
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 08:00 hs às 11:00 hs e 13:00 às 16:00 hs. Além de pneus o local recebe também lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e eletroeletrônicos.

ECOPONTOS:

MONTE REY: Rua Giovanni Ferrazo
Horário de Funcionamento: Segunda à Sábado: 07:00 hs às 17:00 hs.
BOSQUES DO LENHEIRO I   -   Rua Sapucaia
BOSQUES DO LENHEIRO II   -   Rua dos Pinheiros
CECAP/ELDORADO: Av. Eurico Gaspar Dutra (ao lado da área de lazer)
JARDIM AGUA BRANCA – Rua Dr. Raul Machado Filho 
ÁRTEMIS - Rua Fioravante Cenedese
MÁRIO DEDINI I - Rua Antônio Franco de Lima
MÁRIO DEDINI II - Rua dos Topázios
BOA ESPERANÇA - Rua Francisco de Assis Pansiera
SANTO ANTONIO – Rua João Laurelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário