quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Piracicaba adere ao Geoparque Corumbataí


Piracicaba sediou ontem, 27/11, a partir das 19 horas, a última Caravana do Projeto Geoparque Corumbataí. O projeto é uma iniciativa que envolve a participação dos municípios de Piracicaba, Analândia, Corumbataí, Itirapina, Rio Claro, Ipeuna, Santa Gertrudes e Charqueada.

O projeto teve início em maio do 2017 quando uma comissão formada por professores da Unesp de Rio Claro e Unicamp de Limeira, realizou um Simpósio em Rio Claro. A partir de então, a Caravana tem visitado os oito municípios que compõem essa Bacia Hidrográfica.   

Entres os principais objetivos do Projeto estão: criar mecanismos para
preservar o patrimônio geológico para futuras gerações; educar e ensinar sobre temas geológicos e ambientais e prover meios de pesquisa para as geociências; assegurar o desenvolvimento sustentável por meio do geoturismo, com o objetivo de reforçar o respeito ao meio ambiente e estimular a atividade socioeconômica; gerar novas fontes de renda para a população local e atrair capital privado.

O Professor da Geologia e Diretor do Instituto da Unesp de Rio Claro, José Alexandre Perinotto, explicou que “juntos com outros professores, entre eles, a professora Luciana Cordeiro da Unicamp de Limeira e um grupo de alunos estamos realizando estas reuniões com objetivo de implantarmos um Geoparque aqui na Bacia do Rio Corumbataí que é composta por estes 8 municípios.
O professor explicou também que “durante estes encontros convidamos os representantes do Poder Público (Legislativo, Executivo), do Conselho Municipal de Turismo – Comtur, de entidades de classe, e universidades para participar. E, solicitamos que durante estas reuniões, estas cidades apresentem seus potenciais e atrativos turísticos do ponto de vista natural, histórico e cultural.

Durante este último encontro que aconteceu em Piracicaba, que contou com a presença do Prefeito Barjas Negri e de alguns secretários, vereadores, o Prefeito colocou à Prefeitura à disposição.  Barjas disse que “temos que ter um olhar, uma atenção especial para esta região, porque 90% do abastecimento de Piracicaba vem do Corumbataí. E o que acontecer nesta região poderá nos afetar nos próximos 10, 15, 20 anos.”

No final do encontro, o Secretário do Meio Ambiente, José Otavio Menten comentou sobre a inserção de Piracicaba no Projeto “a adesão de Piracicaba ao Geoparque do Corumbataí está de acordo com o Plano de Governo do Prefeito Barjas Negri, em busca de aprimorar a sustentabilidade e a qualidade de vida dos piracicabanos.”

Segundo o Secretário, “o evento evidenciou o envolvimento de diversas secretarias da Prefeitura de Piracicaba, entidades representativas da nossa cidades. As ações que estão sendo realizadas e planejadas na Bacia do Rio Corumbataí demonstram a
atenção que a região merece, como principal fornecedor de agua para a nossa população. ”

O Professor Perinotto explicou que “a partir de agora, a comissão deverá promover um novo encontro para o fechamento e definir os parâmetros para a implantação. Segundo ele, esta nova reunião deve acontecer em Limeira, mas que ainda não tem data definida e, em seguida, as oito cidades deverão compor um grande conjunto que é o Geoparque do Corumbataí.   

Geoparque

Geoparque, de acordo com a definição da Organização das Nações Unidas – Unesco, é uma área geográfica unificada onde sítios e paisagens de relevâncias naturais (geologia – rochas e fósseis, paisagens, cavernas e cachoeiras, etc.), históricas e culturais são administrados com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Os Geoparques Mundiais da Unesco, considerados de relevância geológica internacional, são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação. Sua abordagem ascendente, combinando a conservação com o desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, envolvendo comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Piracicaba sedia amanhã (27/11), o encontro sobre o Projeto Geoparque Corumbataí


A Prefeitura de Piracicaba sedia nesta terça-feira, 27/11, a partir das 19 horas, uma apresentação sobre o Projeto Geoparque Corumbataí. O encontro acontece no Anfiteatro da Biblioteca Municipal, na Rua Saldanha Marinho,333.

O projeto Geoparque Corumbataí, é uma iniciativa dos municípios de Piracicaba, Analândia, Corumbataí, Itirapina, Rio Claro, Ipeuna, Santa Gertrudes e Charqueada.

Entres os principais objetivos do Projeto são: criar mecanismos para preservar o patrimônio geológico para futuras gerações; educar e ensinar sobre temas geológicos e ambientais e prover meios de pesquisa para as geociências; assegurar o desenvolvimento sustentável por meio do geoturismo, com o objetivo de reforçar o respeito ao meio ambiente e estimular a atividade socioeconômica; gerar novas fontes de renda para a população local e atrair capital privado.

Geoparque

Geoparque, de acordo com a definição da Organização das Nações Unidas – Unesco, é uma área geográfica unificada onde sítios e paisagens de relevâncias naturais (geologia – rochas e fósseis, paisagens, cavernas e cachoeiras, etc.), históricas e culturais são administrados com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Os Geoparques Mundiais da Unesco, considerados de relevância geológica internacional, são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação. Sua abordagem ascendente, combinando a conservação com o desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, envolvendo comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular.


SERVIÇO:

Apresentação do PROJETO GEOPARQUE CORUMBATAÍ
Dia:  27/11/2018, das 19 às 21 horas.
Local: Anfiteatro da Biblioteca Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”
Rua Saldanha Marinho, 333

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Professores premiados do programa Educatrilha visitam o Núcleo Picinguaba em Ubatuba


Professores das escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba premiadas no Programa "EducaTrilha na Escola"– Edição 2018, participaram da viagem pedagógica ao Núcleo Picinguaba, do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba-SP, entre os dias 14 a 18 de novembro.

Ao longo do ano de 2018, as escolas realizaram projetos de educação ambiental envolvendo visitas à Estação Experimental de Tupi em Piracicaba e participaram de encontros formativos que as auxiliaram em todo o processo. Assim, o objetivo da viagem à Picinguaba foi proporcionar um momento prazeroso de aprendizagem e celebração aos educadores.


Nessa viagem, oferecida à cinco professores de cada escola premiada, os participantes ficaram hospedados na Praia da Fazenda e tiveram a oportunidade de conhecer cinco ecossistemas diferentes: a mata de encosta, a restinga, o manguezal, o costão rochoso e a praia.  Os educadores visitaram também uma comunidade quilombola e puderam conhecer um pouco sobre a história e a cultura locais.


As escolas participantes foram: E.M. Prof. Wilson Guidotti, Escola COOPEP, E.E. Prof. Manassés Ephrain Pereira, E.E. Prof. Jethro Vaz de Toledo e E. E. Bairro Santo Antônio. Sobre as atividades realizadas, o professor Charlies Geluzio Aparecido Marcelino Ponciano da Escola Municipal Prof. Wilson Guidotti comentou: “O Núcleo Picinguaba é um lugar maravilhoso, em que podemos entrar em contato com a natureza, explorar suas belezas e aprender muito sobre o bioma Mata Atlântica”.

As trilhas realizadas na unidade (Trilha Fluvial no Rio Fazenda, da Rendeira, Sensorial, do Jatobá e do Saco das Taquaras) foram conduzidas por monitores locais (funcionários do parque e pessoas da comunidade),
valorizando os conhecimentos tradicionais e propiciando uma rica aprendizagem sobre aspectos ecológicos, sociais, políticos e culturais. O professor Paulo Eduardo Carlim da Escola Estadual Bairro Santo Antônio resumiu a importância desse processo: “Acredito que o prêmio maior do concurso é o aprendizado sobre como promover a conservação ambiental por meio da educação. Estar também por uns dias no Parque Estadual da Serra do Mar foi absolutamente incrível!”.


Durante a estadia na unidade, houve um momento de troca de experiências com a equipe do núcleo Picinguaba. A gestora Cláudia Camila Faria de Oliveira apresentou o núcleo e suas especificidades, como a existência de cinco diferentes ecossistemas e de comunidades tradicionais no seu interior.
Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto Florestal e coordenadora do programa “EducaTrilha na Escola” em Piracicaba, descreveu todo o percurso formativo realizado ao longo do ano e os professores apresentaram os projetos que desenvolveram nas escolas.

A gestora Cláudia Camila parabenizou a todos pelos trabalhos e demonstrou interesse na continuidade da parceria: “É muito bom ver os resultados desse programa! No que depender de mim, podem contar com o apoio do Núcleo Picinguaba para as próximas edições, pois acredito que essa visita aqui complementa todo o trabalho educativo que vocês desenvolveram ao longo do ano”.

A importância do programa também foi enfatizada pela professora Tainá Rekã Wanderley de Pádua da Escola COOPEP: “O Educatrilha na Escola abriu muitos caminhos para os professores e, consequentemente, para os estudantes. Os encontros trouxeram muitas informações e o desenvolvimento do projeto colocou esses saberes nas aulas e, das aulas, para a prática. A viagem ao Núcleo Picinguaba mudou nosso olhar, trouxe o conhecimento às nossas mãos, permitindo-nos vivenciar o que está nos livros. Além disso, estivemos entre professores, o que rendeu ricas trocas e papos incríveis!”.

Ainda sobre a finalização da edição de 2018 do programa, além da viagem,
também como prêmio para as escolas vencedoras será realizado, em dezembro, um “Dia EducaTrilha na Escola” em cada uma delas, com atividades a serem planejadas em conjunto com os professores. “O objetivo é propiciar também aos estudantes um momento prazeroso de aprendizagem e celebração que complemente todo o trabalho realizado” – afirmou Maria Luísa Bonazzi Palmieri.

Sobre o programa

O “EducaTrilha na Escola” é um programa realizado pelo Instituto Florestal (IF), Fundação Florestal (FF), Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), os quais são unidades da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (SEDEMA), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ (Laboratório de Educação e Política Ambiental - OCA e Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa - GEDePE) e do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA).

130 novas árvores foram plantadas na segunda edição do Programa Missão Verde Oliva


Na manhã desta sexta-feira (23/11), aconteceu a segunda edição do
Programa Missão Verde Oliva na região do Gran Park. Presentes ao evento o subtenente Luiz Fernando Barbosa Ferreira, o Secretário Municipal de Administração, Erotides Gil Bosshard, representando o Prefeito Barjas Negri e Antonio Celso Bisson, representando o Secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten.
Durante a solenidade, onde se comemora a formatura dos atiradores do Tiro de Guerra de Piracicaba de 2018, foram plantadas 130 mudas de espécies nativas entre elas: Açoita cavalo miúdo; Angico vermelho; Aroeira preta; Guamirim pitanga; Jacarandá graúdo; Pau d'alho; Jequitibá branco; Jequitibá rosa; Jacarandá de Minas; Jerivá; Aroeira pimenteira; Cambará; Capororoca; Mutamba preta; Timbozinho; Ingá Vera; Canudo de pito; Canafístula; Guarucaia; Leiteiro.

O programa

 Lançado Novembro de 2017, o Programa Verde Oliva é uma parceria
entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA), e o Tiro de Guerra de Piracicaba. Todos os atiradores que concluem o período de treinamento tem a oportunidade de plantar uma árvore. A turma de formandos de 2018 recebeu o nome de “Copaíba”.
O programa tem também um aspecto educativo de conscientização, ao
estimular os jovens quanto à importância da preservação das áreas verdes. Esta parceria contribui ainda mais para a melhoria da qualidade de vida da população e para a sustentabilidade da cidade por meio dos diversos benefícios trazidos pela arborização urbana.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

"Educatrilha na Escola" premia escolas de Piracicaba


Prefeitura registra 41 ocorrências de quedas de galhos e árvores após vendaval

A Prefeitura divulgou balanço do vendaval que atingiu Piracicaba por volta das 17h de ontem, quinta-feira, 31/10. Rajadas de vento chegaram à velocidade de 79 km/h, segundo dados do Posto Meteorológico da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo). Foram registradas, até o final da manhã de hoje, 01/11, 41 ocorrências envolvendo queda de árvores e galhos.
Desde ontem, força-tarefa, que reúne equipes das Defesa Civil, secretarias municipais de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Agricultura e Abastecimento (Sema), Obras (Semob), Trânsito e Transportes (Semuttran), em conjunto com a CPFL e Corpo de Bombeiros, trabalha para minimizar os efeitos do vendaval, priorizando o atendimento emergencial. De acordo com a Sedema, a maioria das árvores que caíram apresentavam podridão de raiz, problema que é de difícil diagnóstico.
Uma árvore de grande porte caiu sobre um carro, na área do Hotel Beira Rio, derrubou dois postes e matou um homem que estava dentro de um veículo, no estacionamento do hotel. Equipes da Defesa Civil auxiliaram o Corpo de Bombeiros nessa ocorrência. A falta de energia também causou pane em alguns semáforos na tarde de ontem, problemas que foi rapidamente resolvidos pelas equipes técnicas.
O trabalho iniciado ontem, e que durou até a madrugada, foi emergencial, com a retirada de árvores que impediam o trânsito, principalmente em avenidas. Hoje, as equipes continuam fazendo a retirada de material, sempre atendendo as prioridades.

Cemitérios terão missas especiais no Finados


Na próxima sexta-feira (02), Dia de Finados, a expectativa da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) é que os três cemitérios municipais de Piracicaba – Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna – recebam 40 mil visitantes. Os três campos santos do município são administrados pela Pasta. A Diocese de Piracicaba programou missas especiais nos cemitérios da Vila e da Saudade na sexta-feira.

Nos dias 01 (quinta-feira) e 02 de novembro (sexta-feira), os horários de visitação serão estendidos e os portões estarão abertos das 07h às 18h. A Sedema aumentou o número de funcionários para a data, tanto para oferecer conforto, como para ajudar os visitantes na localização de túmulos.

Nos locais haverá venda de flores naturais, artificiais e velas. De acordo com a Semtre, o total de 24 pontos, 14 no entorno do Cemitério da Saudade e 10 no da Vila Rezende, que já foram ocupados durante processo aberto durante o ano. A Guarda Municipal, Pelotão Ambiental e Semuttran, farão fiscalização, orientação e segurança no entorno dos três cemitérios.

Missa de Finados

Na sexta-feira, no Cemitério da Saudade, as missas serão celebradas na Capela São Miguel Arcanjo às 7h, 9h e às 15h. Na Vila Rezende, as missas ocorrem somente no período da manhã, às 8h e 10h. No cemitério particular Parque da Ressurreição, as missas acontecem às 7h, 9h, 11h e 16h. Somente no Cemitério de Ibitiruna não haverá celebração.

SERVIÇO - O Cemitério da Saudade fica na avenida Piracicamirim, 2.201 - Vila Monteiro; o de Vila Rezende, na avenida Marechal Costa e Silva, 44 - Jardim Primavera. O Cemitério de Ibitiruna fica na rua Piracicaba, s/n, distrito de Ibitiruna. Outras informações pelo telefone (19) 3426-6272, Setor de Cemitérios.