quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Piracicaba adere ao Geoparque Corumbataí


Piracicaba sediou ontem, 27/11, a partir das 19 horas, a última Caravana do Projeto Geoparque Corumbataí. O projeto é uma iniciativa que envolve a participação dos municípios de Piracicaba, Analândia, Corumbataí, Itirapina, Rio Claro, Ipeuna, Santa Gertrudes e Charqueada.

O projeto teve início em maio do 2017 quando uma comissão formada por professores da Unesp de Rio Claro e Unicamp de Limeira, realizou um Simpósio em Rio Claro. A partir de então, a Caravana tem visitado os oito municípios que compõem essa Bacia Hidrográfica.   

Entres os principais objetivos do Projeto estão: criar mecanismos para
preservar o patrimônio geológico para futuras gerações; educar e ensinar sobre temas geológicos e ambientais e prover meios de pesquisa para as geociências; assegurar o desenvolvimento sustentável por meio do geoturismo, com o objetivo de reforçar o respeito ao meio ambiente e estimular a atividade socioeconômica; gerar novas fontes de renda para a população local e atrair capital privado.

O Professor da Geologia e Diretor do Instituto da Unesp de Rio Claro, José Alexandre Perinotto, explicou que “juntos com outros professores, entre eles, a professora Luciana Cordeiro da Unicamp de Limeira e um grupo de alunos estamos realizando estas reuniões com objetivo de implantarmos um Geoparque aqui na Bacia do Rio Corumbataí que é composta por estes 8 municípios.
O professor explicou também que “durante estes encontros convidamos os representantes do Poder Público (Legislativo, Executivo), do Conselho Municipal de Turismo – Comtur, de entidades de classe, e universidades para participar. E, solicitamos que durante estas reuniões, estas cidades apresentem seus potenciais e atrativos turísticos do ponto de vista natural, histórico e cultural.

Durante este último encontro que aconteceu em Piracicaba, que contou com a presença do Prefeito Barjas Negri e de alguns secretários, vereadores, o Prefeito colocou à Prefeitura à disposição.  Barjas disse que “temos que ter um olhar, uma atenção especial para esta região, porque 90% do abastecimento de Piracicaba vem do Corumbataí. E o que acontecer nesta região poderá nos afetar nos próximos 10, 15, 20 anos.”

No final do encontro, o Secretário do Meio Ambiente, José Otavio Menten comentou sobre a inserção de Piracicaba no Projeto “a adesão de Piracicaba ao Geoparque do Corumbataí está de acordo com o Plano de Governo do Prefeito Barjas Negri, em busca de aprimorar a sustentabilidade e a qualidade de vida dos piracicabanos.”

Segundo o Secretário, “o evento evidenciou o envolvimento de diversas secretarias da Prefeitura de Piracicaba, entidades representativas da nossa cidades. As ações que estão sendo realizadas e planejadas na Bacia do Rio Corumbataí demonstram a
atenção que a região merece, como principal fornecedor de agua para a nossa população. ”

O Professor Perinotto explicou que “a partir de agora, a comissão deverá promover um novo encontro para o fechamento e definir os parâmetros para a implantação. Segundo ele, esta nova reunião deve acontecer em Limeira, mas que ainda não tem data definida e, em seguida, as oito cidades deverão compor um grande conjunto que é o Geoparque do Corumbataí.   

Geoparque

Geoparque, de acordo com a definição da Organização das Nações Unidas – Unesco, é uma área geográfica unificada onde sítios e paisagens de relevâncias naturais (geologia – rochas e fósseis, paisagens, cavernas e cachoeiras, etc.), históricas e culturais são administrados com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Os Geoparques Mundiais da Unesco, considerados de relevância geológica internacional, são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação. Sua abordagem ascendente, combinando a conservação com o desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, envolvendo comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário