sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Professores premiados do programa Educatrilha visitam o Núcleo Picinguaba em Ubatuba


Professores das escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba premiadas no Programa "EducaTrilha na Escola"– Edição 2018, participaram da viagem pedagógica ao Núcleo Picinguaba, do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba-SP, entre os dias 14 a 18 de novembro.

Ao longo do ano de 2018, as escolas realizaram projetos de educação ambiental envolvendo visitas à Estação Experimental de Tupi em Piracicaba e participaram de encontros formativos que as auxiliaram em todo o processo. Assim, o objetivo da viagem à Picinguaba foi proporcionar um momento prazeroso de aprendizagem e celebração aos educadores.


Nessa viagem, oferecida à cinco professores de cada escola premiada, os participantes ficaram hospedados na Praia da Fazenda e tiveram a oportunidade de conhecer cinco ecossistemas diferentes: a mata de encosta, a restinga, o manguezal, o costão rochoso e a praia.  Os educadores visitaram também uma comunidade quilombola e puderam conhecer um pouco sobre a história e a cultura locais.


As escolas participantes foram: E.M. Prof. Wilson Guidotti, Escola COOPEP, E.E. Prof. Manassés Ephrain Pereira, E.E. Prof. Jethro Vaz de Toledo e E. E. Bairro Santo Antônio. Sobre as atividades realizadas, o professor Charlies Geluzio Aparecido Marcelino Ponciano da Escola Municipal Prof. Wilson Guidotti comentou: “O Núcleo Picinguaba é um lugar maravilhoso, em que podemos entrar em contato com a natureza, explorar suas belezas e aprender muito sobre o bioma Mata Atlântica”.

As trilhas realizadas na unidade (Trilha Fluvial no Rio Fazenda, da Rendeira, Sensorial, do Jatobá e do Saco das Taquaras) foram conduzidas por monitores locais (funcionários do parque e pessoas da comunidade),
valorizando os conhecimentos tradicionais e propiciando uma rica aprendizagem sobre aspectos ecológicos, sociais, políticos e culturais. O professor Paulo Eduardo Carlim da Escola Estadual Bairro Santo Antônio resumiu a importância desse processo: “Acredito que o prêmio maior do concurso é o aprendizado sobre como promover a conservação ambiental por meio da educação. Estar também por uns dias no Parque Estadual da Serra do Mar foi absolutamente incrível!”.


Durante a estadia na unidade, houve um momento de troca de experiências com a equipe do núcleo Picinguaba. A gestora Cláudia Camila Faria de Oliveira apresentou o núcleo e suas especificidades, como a existência de cinco diferentes ecossistemas e de comunidades tradicionais no seu interior.
Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto Florestal e coordenadora do programa “EducaTrilha na Escola” em Piracicaba, descreveu todo o percurso formativo realizado ao longo do ano e os professores apresentaram os projetos que desenvolveram nas escolas.

A gestora Cláudia Camila parabenizou a todos pelos trabalhos e demonstrou interesse na continuidade da parceria: “É muito bom ver os resultados desse programa! No que depender de mim, podem contar com o apoio do Núcleo Picinguaba para as próximas edições, pois acredito que essa visita aqui complementa todo o trabalho educativo que vocês desenvolveram ao longo do ano”.

A importância do programa também foi enfatizada pela professora Tainá Rekã Wanderley de Pádua da Escola COOPEP: “O Educatrilha na Escola abriu muitos caminhos para os professores e, consequentemente, para os estudantes. Os encontros trouxeram muitas informações e o desenvolvimento do projeto colocou esses saberes nas aulas e, das aulas, para a prática. A viagem ao Núcleo Picinguaba mudou nosso olhar, trouxe o conhecimento às nossas mãos, permitindo-nos vivenciar o que está nos livros. Além disso, estivemos entre professores, o que rendeu ricas trocas e papos incríveis!”.

Ainda sobre a finalização da edição de 2018 do programa, além da viagem,
também como prêmio para as escolas vencedoras será realizado, em dezembro, um “Dia EducaTrilha na Escola” em cada uma delas, com atividades a serem planejadas em conjunto com os professores. “O objetivo é propiciar também aos estudantes um momento prazeroso de aprendizagem e celebração que complemente todo o trabalho realizado” – afirmou Maria Luísa Bonazzi Palmieri.

Sobre o programa

O “EducaTrilha na Escola” é um programa realizado pelo Instituto Florestal (IF), Fundação Florestal (FF), Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), os quais são unidades da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (SEDEMA), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ (Laboratório de Educação e Política Ambiental - OCA e Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa - GEDePE) e do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário