segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Tres dias depois de limpa, a mesma área do Pau Queimado amanhece com muito entulho



Três dias depois da Prefeitura, juntamente com a Piracicaba Ambiental, retirarem 3
toneladas de lixo descartado irregularmente na Estrada Duzentos Réis, no Bairro Pau Queimado, hoje, 20/01, pela manhã, a equipe de coleta registrou novamente, uma grande quantidade de lixo e entulho no mesmo local,

Essa atitude inconsequente, não tem justificativa já que o recolhimento do lixo doméstico naquela região acontece de forma regular, às terças, quintas e sábados, no período diurno, causas problemas para os moradores e também para o meio ambiente. 

A empresa não acredita que o descarte irregular naquele local seja feito pelos moradores. Uma das hipóteses é que isso esteja ocorrendo por proprietários e hóspedes de chácaras mais distantes que, na volta, descartam o lixo naquele local.


Recentemente a empresa distribuiu folhetos na região para esclarecer à população onde e como fazer o descarte correto. Mas, em razão destas ocorrências, a Sedema, juntamente com a empresa estão buscando uma forma de resolver esse problema.   

De acordo com a Lei 178/06, o descarte irregular é passível de multa no valor de R$ 423,41. Mas, para que a DCF possa autuar é necessário que exista uma prova.  Isso pode ser comprovado a partir de um registro: como foto, filmagem, ou anotando a placa dos veículos deste ato ilegal.

O auxílio da população nestas ações são muito importantes, com estes registros dessas ocorrências e em seguida fazendo a denúncia através do SIP 156 para que os fiscais do DCF possam punir os infratores de forma eficaz e incontestável.

Outra medida adotada pela Sedema é a colocação de placas que sinalizam a proibição e a forma de denunciar nos locais onde os descartes irregulares acontecem de forma recorrente.
Segundo o Setor de Gerenciamento de Resíduos, inicialmente foram mapeados 39 pontos de descarte irregular, de forma recorrente, Hoje, após muitas ações de conscientização este número caiu para 27.


Entre as muitas ações realizadas pela Sedema, uma delas é a realização do plantio de árvores efetuados logo após a limpeza, para tentar inibir o novos descartes.

Apesar de toda estrutura criada pela Prefeitura, através da Sedema, para facilitar a vida dos cidadãos piracicabanos, que disponibiliza para a população uma rede de serviços para receber o descarte de diversos tipos de resíduos e posteriormente, destina-los aos locais adequados para reciclagem.

Alguns desses serviços gratuitos oferecidos à população:

O Cata cacareco, serviço gratuito para descarte de eletrodomésticos e móveis com a solicitação feita pelo SIP 156.

A Coleta Seletiva, realizado de forma eficaz pela empresa Piracicaba Ambiental, atende 100 % da área urbana, Os materiais recicláveis são encaminhados à Cooperativa Reciclador Solidário para serem separados e comercializados pelas cooperadas.

A Central de Resíduos, instalada na Avenida das Ondas, 6565 -  Bairro Ondinhas recebe, pneus, recicláveis, eletroeletrônicos, pilhas, lâmpadas fluorescentes e bateria. Ali, diversas vezes ao ano estes materiais depositados ali são encaminhados para reciclagem,

Os Ecopontos, com 9 unidades instaladas, até o momento, em pontos estratégicos da cidade, inclusive uma instalada o ano passado no Bairro Santo Antônio. Estes locais estão aptos para receber entulho proveniente de pequenas obras (reforma até 1 m3, equivalente a uma carroceria de pick-up). Nesses locais a população pode levar pneus de carros (em pequenas quantidades), pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes e recicláveis, eletroeletrônicos, móveis inservíveis e resíduos de podas de árvores. 


Ecopontos

1.    MONTE REY: Rua Giovanni Ferrazo
2.    BOSQUES DO LENHEIRO I -   Rua Sapucaia
3.    BOSQUES DO LENHEIRO II -   Rua dos Pinheiros  (DESATIVADO POR OCUPAÇÃO)
4.    CECAP/ELDORADO: Av. Eurico Gaspar Dutra (ao lado da área de lazer)
5.    JARDIM ORIENTE: Rua Profª Maria Isabel Teixeira Mendes x Rua Dr. Raul Machado Filho
6.    ÁRTEMIS - Rua Fioravante Cenedese
7.    MÁRIO DEDINI I - Rua Antônio Franco de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário