sexta-feira, 31 de maio de 2019

O Horto de Tupi recebe placas indicativas



A Estação Experimental de Tupi, ou simplesmente Horto de Tupi como é conhecido pelos piracicabanos é considerado um patrimônio natural.
Hoje o local oferece uma programação extensa voltada para preservação do meio ambiente, através de práticas educativas e de lazer para população. O Horto vem recebendo muitos visitantes de todas as idades, grupos de escolas, famílias e associações de terceira idade de Piracicaba e região.

Para auxiliar o acesso e oferecer segurança aos frequentadores, com o aumento do fluxo de pessoas, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, está instalando placas indicativas e de sinalização, nas dependências do Horto de Tupi, com o objetivo de normatizar o uso do espaço.


Duas dessas placas, de 1,20m x 0,90m, de chapa galvanizada, adesivadas, com pés em tubos redondos em aço servem de orientação de uso da Área de Visitantes.

Por questão de segurança, as placas indicam que não é permitido nadar no lago, por conta do risco de afogamento e também informam que nas dependências do Horto não é permitido fazer churrasco ou qualquer outro tipo de atividade com a utilização de fogo, por causa do risco de Incêndios.

Com relação a fauna, as placas indicam que a pesca no lago do somente é permitida com vara e anzol simples, sendo proibida a utilização de rede, molinete, armadilha, garateia e afins. A placa orienta também o visitante a não alimentar os animais silvestres. Essa prática coloca em risco a segurança do visitante e a saúde dos animais.

Outra informação normativa do uso do Horto diz respeito a passeios com animais domésticos: “só será permitida a entrada de cães com coleira durante o passeio nas dependências da área de visitantes.  “De acordo com a Lei nº 4.658/99, alterada pela Lei nº 5.126/02 é obrigatório aos proprietários colocarem o equipamento de
segurança chamado “focinheira” nos cães de raças notoriamente violentas e perigosas ou que pelo porte e comportamento colocam em risco a segurança dos cidadãos”.

Com relação a limpeza, placas orientam o descarte do lixo corretamente, uma vez que o local possui lixeiras espalhadas pela área de visitação.
Outras duas placas, servem de advertência/localização aos visitantes: abandono de animais domésticos é Crime, “Lei Federal 9.605 / 1998 - Denuncie - Pelotão Ambiental - Plantão 24 hs. (19) 3426-1996.”


Outras quatro placas instaladas em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito – Semuttran, de acordo com o padrão, com o objetivo de coibir o trânsito de veículos automotores em determinadas trilhas e carreadores internos da Estação Experimental de Tupi, protegendo dessa forma os frequentadores do local e a fauna silvestre.

Também em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, duas outras placas de Alerta, de 0,90 m X 0,50, advertência quanto à área sujeita a infestação de Carrapato Estrela e Perigo de transmissão de Febre Maculosa.
Além das placas novas, placas em madeira, já existentes no local, estão sendo reformadas e recolocadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário