quarta-feira, 22 de maio de 2019

Sedema presente no 7º Encontro Regional do Projeto Gota d’Água


A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema, através do  Núcleo de Educação Ambiental – Nea, participou nesta quarta-feira, 22/05, do 7º Encontro Regional do Projeto Gota d’Água 2019 realizado na cidade.  O encontro reuniu educadores, representantes de secretarias de Meio Ambiente e Educação e gestores de saneamento e abastecimento de água. 
O Projeto Gota d’Água foi criado em 2015 pelo Consórcio PCJ visando ampliar as atividades do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ,
permitindo assim que os projetos desenvolvidos pelo público não formal (com atuação fora do ambiente escolar) possam ser reconhecidos e incentivados.
O Projeto Gota d'Água tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental voltadas à gestão da água, envolvendo o público formal (escolas) e o não-formal (comunidade).
 Desafio Água e Saneamento” – tema 2019
O tema escolhido este ano é “Desafio Água e Saneamento” conta com a adesão de novos municípios participantes, graças à parceria com a ARES-PCJ, está levando o projeto para cidades reguladas pela agência. Até junho, estão programados dez encontros regionais. O primeiro aconteceu em Amparo, em abril. Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ promoverá encontros a distância, por meio de EAD.
As capacitações são destinadas a professores e estudantes de escolas públicas, além de técnicos das secretarias de Meio Ambiente e dos serviços de saneamento e representantes das comunidades locais. Por meio de atividades educativas socioambientais, troca de experiências, uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais, o projeto busca destacar a importância do planejamento e da ação cidadã para a sustentabilidade hídrica.
Em novembro, será realizado o Seminário de Avaliação sobre a iniciativa. Nessa oportunidade, os municípios participantes terão de apresentar vídeos de até três minutos de duração com as ações desenvolvidas com o tema do projeto de 2019. Caberá a uma banca avaliadora escolher os trabalhos que receberão os prêmios “Destaque do ano” e “Sua gota faz a diferença”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário