quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Festa para o Léo no Zôo teve pipoca para os visitantes e pernil para o aniversariante

O aniversariante ganhou um pernil da equipe do Zoológico de Piracicaba e foi badalado pelos convidados, visitantes do ZÔO. 

O leão do Zoológico Municipal de Piracicaba, carinhosamente batisado de Léo  completou 19 anos, nesta quinta-feira (26/01) , com direito a badalação pelos convidados, visitantes e um pernil de quase vinte kg  presente da equipe de funcionários do Zôo.

O Léo nasceu no Zoológico de Piracicaba e entre os conivdados para a festa estava  “sua baba”, Odete Ferraz Teixeira, uma funcionária aposentada da Prefeitura que  na época trabalhava na cozinha dos animais e ajudava a cuidar do filhote felino “ a bióloga não trabalhava aos domingos, então levavam o Léo , numa jaulinha para que eu desse a mamadeira para ele nos finais de semana”.

“Quando ouvi falar do aniversário do Léo, fiz questão de vir vê-lo – é como um filho”, comparou Odete, era um bebê e agora está deste tamanho. 19 anos?  Parece que foi ontem”.  

Em vida livre um leão vive em média 20 anos, mas em cativeiro esse tempo pode chegar até 28 anos, explicou a veterinária Marianna Curi. Isto se explica porque em cativeiro o animal recebe comida de boa qualidade todos os dias, possui uma dieta balanceada, além do atendimento e acompanhamento regular do médico veterinário”.

Odete F. Teixeira,  Elisabeth S.Nunes, Marianna Curi
O Léo vive no Zoológico de Piracicaba com sua companheira a leoa Kiara, com 9 anos de idade. Eles não podem ter filhotes porque o Léo é vasectomizado. Isso se deu porque ele vivia com sua mãe e irmã e o cruzamento entre animais da mesma família pode haver consangüinidade, ou seja, o mesmo sangue pode trazer problemas genéticos.

Os felinos, família dos gatos incluindo os leões, são carnívoros e, no Zôo, eles comem aproximadamente 5Kg de carne por dia. 


ZOOLÓGICO DE PIRACICABA
Avenida Marechal Castelo Branco, 426 – JD. Primavera
Fones: 3413.5381 e 3421-3425

VEJA MATERIA COM FOTOS NO:





Nenhum comentário:

Postar um comentário