segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Zoológico e Paraíso da Criança passam por obras de melhoria, mas continuam abertos para receber o público

 O Zoológico Municipal e o Paraíso da Criança foram visitados ao longo do ano passado por 415.298 mil pessoas, aumento de cerca de 90% em relação a 2010, que registrou 218.363 visitantes. Estes números confirmam os prognósticos de que o Zôo e o Paraíso são os passeios preferidos para o município e região, além de constituírem importantes atrativos turísticos. Os meses com maior demanda em 2011, como já acontece tradicionalmente, são os de recesso escolar. Em julho 56 mil pessoas passaram pelo espaço e, em dezembro foram registradas 54 mil visitas.

Zoológico
Essa área que ficou abandonada por seis anos, vem recebendo constantes investimentos desde 2007 quando o Zoo foi devolvido à população. Para chegar a esse número expressivo de público a Administração vem trabalhando em obras que merecem destaque como a reforma das quatro ilhas dos macacos, que em fase de conclusão, permitirá maior mobilidade a estes animais que sempre são um grande atrativo para todos, principalmente para as crianças. Também será construído um galpão para armazenar lixo reciclável, além da reforma do Núcleo de Educação Ambiental (NEA).

Paraíso da Criança
O Paraíso reformado, com novos brinquedos instalados também foi reaberto depois de ter sido abandonado. Funcionando numa área de 23 mil m2, neste momento recebe obras para melhorar o que já existe, como o quiosque que é utilizado como sala de aula ministrada para os programas do NEA que recebe a instalação de esquadrias metálicas com vidros fixos, janelas de correr e porta em vidro, além de manutenção do sanitário.

Funcionando em área anexa ao Zoo, toda arborizada onde as crianças encontram mais de 30 brinquedos, como, gira-gira, escorregador, cavalinhos, escada horizontal, gangorra, balanço, casa de Tarzan, cabana, escalada, casa de boneca, muro-escalada, casa do espelho, labirinto, castelo, casa da árvore, carro dos Flintstones, moto de madeira e túneis coloridos além da oportunidade de resgatar e aprender a brincar de amarelinha, bola de gude, campo de peão, campo de pular corda, quadra de peteca.

O Zoológico abriga 437 animais, sendo 300 aves divididas em 85 espécies; 100 exemplares de mamíferos divididos em 28 espécies e 38 répteis, divididos em 8 espécies. Para abrigá-los foram construídos recintos que reproduzissem seus habitats de origem, garantindo o bem-estar dos animais e promovendo a educação ambiental. Uma veterinária e uma bióloga são responsáveis pelos animais.

Umas das atrações do Zoológico é o leão "Léo", o mais antigo morador do local, que encanta pela sua beleza e imponência. O aviário é outro destaque. Ele ocupa um recinto totalmente arborizado, com diferentes espécies de aves da fauna brasileira onde o visitante entra para observá-las de perto, passeando sobre uma trilha suspensa. Quem se aventura, se emociona.

De acordo com a coordenadora dos espaços, Marianna Ricciardi Curi, durante os finais de semana, o número de visitantes gira em torno de 5 mil pessoas, principalmente crianças. A predominância durante a semana, de terça à sexta-feira, são escolas e aos finais de semana, visitas individuais e familiares. "No período de férias, recebemos entre 1.500 a 2.000 diariamente. Os visitantes são, em sua maioria, de Limeira, Rio Claro, Santa Gertrudes, Iracemápolis, Tietê, São Pedro, Cerquilho, Cordeirópolis, Barretos e Araras", diz. A área ocupada pelos espaços ecologicamente corretos onde vivem os animais, é de 47 mil metros quadrados.

 O Zoológico Municipal e o Paraíso da Criança ficam na Avenida Marechal Castelo Branco, 426 – Jardim Primavera. O fone é (19) 3421-3425 e funciona de terça à domingo, das 9 às 16h30, com entrada franca. O e-mail é zoopiracicaba@gmail.com.

FONTE 
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 



Nenhum comentário:

Postar um comentário