segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Zoológico e Paraíso da Criança foram visitados por mais de 400 mil pessoas em 2011

Os números confirmam os prognósticos de que o Zôo e o Paraíso são os principais atrativos turísticos do município e região.

O Zoológico Municipal de Piracicaba e o Paraíso da Criança foram visitados no ano passado por mais de 400 mil pessoas. Os números confirmam os prognósticos de que o Zôo e o Paraíso são os principais atrativos turísticos do município e região.
Umas das atrações é o leão "Léo", o mais antigo morador do local, que encanta principalmente as crianças pela sua beleza e imponência. O aviário é outro destaque. Ele ocupa um espaço totalmente arborizado, com aves da espécie passare formes, conhecidos popularmente como passarinhos.

 De acordo com a coordenadora dos espaços, Maria Ângela Facco, durante os finais de semana, o número de visitantes gira em torno de 5 mil pessoas, principalmente crianças. "No período de férias, recebemos entre 1.500 a 2.000 pessoas por dia. Os visitantes são em sua maioria de Limeira, Rio Claro, Santa Gertrudes, Iracemápolis, Tietê, São Pedro, Cerquilho, Cordeirópolis, Barretos e Araras", diz. A área ocupada pelos espaços é de 47 mil metros quadrados.

 Os períodos de recesso escolar (início e final de ano) e os finais de semana são os que registram maior demanda, segundo Angela. A predominância durante a semana, de terça à sexta-feira, são escolas e aos finais de semana, visitas individuais e familiares. A entrada é gratuita.  

Após permanecer fechado por 6 anos, o Zoológico foi remodelado pela atual  Administração e entregue à população em 2007, atendendo todas as determinações do Ibama, após um trabalho coletivo envolvendo todas as secretarias, com comando da Secretaria do Meio Ambiente (Sedema) e empresas parceiras. O Paraíso também foi reformado, com instalação de novos brinquedos.

O Zoológico abriga 447 animais, sendo 300 aves divididas em 85 espécies; 98 mamíferos divididos em 26 espécies e 49 répteis, divididos em 9 espécies. Para abrigá-los foram construídos recintos, alguns interligados com habitats reproduzindo os locais de origem, garantindo o bem-estar dos animais e promovendo a educação ambiental.

Entre as aves estão a arara canindé, ararinha de testa vermelha, avestruz, carcará, coruja buraqueira, coruja orelhuda, coruja suindara, ema, faisão comum, gavião carijó, gavião da cauda barrada, periquitão maracanã, mocho diabo, mutum penacho, papagaio mangue, papagaio verdadeiro, arara piranga, pavão branco, pavão verde, tucano toco, urubu rei, mutum cavalo e jacutinga. Entre as novas espécies estão mutum sudeste, araras híbridas (arara canindé x arara piranga).

No caso dos mamíferos, o Zoo tem o bugio marron, bugio preto, cateto, macaco aranha da testa branca, furão pequeno, gato do mato pequeno, gato mourisco, jaguatirica, leão, onça parda, onça pintada, quati, queixada, sagüi do tufo branco, sagüi do tufo preto, veado catingueiro, macaco prego, sagüi preto da mão dourada, sagüi da cara branca, viado mateiro, servo do Pantanal, sagüi da cara branca e cachorro vinagre, lobo guará, paca, canarinho, azulão, ticotico e outros. Os répteis são representados por: iguana, jabuti piranga, jacaré do papo amarelo, jacaré do pantanal, tigre de água, cobra caninana, sucuri e jibóia.

Duas veterinárias são responsáveis pelos animais. O Zoológico Municipal fica na Avenida Marechal Castelo Branco, 426 – Jardim Primavera. O fone é (19) 3421-3425 e funciona de terça à domingo, das 9 às 16h30, com entrada franca.

O Paraíso da Criança localiza-se, à avenida Marechal Castelo Branco, 426, em uma área toda arborizada com aproximadamente 30 brinquedos, como, Gira-gira, escorregador, cavalinhos, escada horizontal, gangorra, balanço, casa de Tarzan, cabana, escalada, casa de boneca, amarelinha, bolinha de gude, campo de peão, campo de pular corda, arvorismo, muro-escalada, casa do espelho, labirinto, castelo, quadra de peteca, casa da árvore, carro dos flintstones, moto de madeira e túneis coloridos.

SERVIÇO – ZOOLOGICO MUNICIPAL E PARAISO DA CRIANÇA
População do ZOO:  447 animais: 85 espécies de aves, 26 mamíferos e 9 répteis.
Perfil Visitantes: Dias úteis, escolares – Finais de semana, individuais e familiares.
Moradores de Piracicaba e Região (Limeira, Rio Claro, Charqueada, Santa Bárbara e outras)
Público- Média de 5 mil pessoas aos finais de semana
Períodos de pico - Férias escolares - Média de 2 mil visitas diárias
Entrada – Gratuita
Funcionamento: Zoológico - terça à domingo, das 9 às 16h30
                           Paraíso, das 9 às 17 horas
Endereço- Avenida Marechal Castelo Branco, 426 – Jardim Primavera
Telefone- (19) 3421-3425





Nenhum comentário:

Postar um comentário