sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Neste sábado tem concurso no Zôo para escolha do nome dos cervos do Pantanal

O Núcleo de Educação Ambiental-NEA SEDEMA e o Zoológico Municipal realizam neste sábado (10/08) um concurso para eleger os nomes dos novos habitantes nascidos no Zôo. Os nomes a serem votados foram previamente escolhidos e selecionados pelos funcionários do NEA e do Zôo, com significados que remetem à beleza, força e semelhança do Cervo do Pantanal.

Os visitantes do Zoológico neste sábado, crianças entre de 03 a 12 anos estão convidados a passar em frente ao recinto do Cervo do Pantanal para dar sugestão. Entre os participantes que escolherem os nomes mais votados, serão sorteados um padrinho ou madrinha para cada animal, que ganharão um passeio para conhecer os bastidores do Zoológico Municipal, conhecer a rotina dos funcionários e as técnicas para o cuidado com os animais.
O Zôo fica na Avenida Marechal Castelo Branco, 426. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3421-3425.

CERVO DO PANTANAL

Os dois novos moradores do Zoológico Municipal de Piracicaba são dois filhotes de Cervo do Pantanal (Blastocerus dichotomus), uma fêmea de pouco mais de dois anos e um macho que nasceu no dia 10 de junho deste ano.
O Cervo do Pantanal é o maior cervídeo da América do Sul, pesa em média 100 kg, e infelizmente esta ameaçada de extinção devido à caça ilegal, a destruição de seu habitat em decorrência das construções de usinas hidrelétricas e de projetos de irrigação nas áreas que são localizadas em seu habitat, e às doenças introduzidas por animais domésticos com a febre aftosa e brucelose.
Possui uma galhada bifurcada, com cinco pontas em cada haste. Essa galhada nasce mole, se parece com a pele, depois começa a descascar e fica dura e forte como um osso. Depois de um tempo, essa galhada cai e nasce uma nova, como num ciclo.

Essa espécie de animal é muito arisca, eles se assustam facilmente, por isso quando as pessoas forem ao Zoológico visitar os filhotes, aconselha-se que se aproximem devagar e não façam muito barulho. No próprio recinto do animal no Zoológico de Piracicaba existem pontos de fuga feitos de madeira e bambu, colocados estrategicamente para que o animal se esconda e não se assuste com os visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário