terça-feira, 6 de agosto de 2013

Plantio na Taufic Domit em parceria com o NEA envolve mais de 300 alunos

Em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental e o Viveiro Municipal da Sedema, a Escola Municipal Taufic Domit cerca de 300 alunos participam amanhã (06/08) a partir das 13 horas um plantio na área interna da escola com os alunos dos primeiros anos (1º e 2º anos).

Este plantio dará início ao um projeto que deverá se estender para a parte externa da escola e arredores com os alunos maiores. (3º e 4ºs anos), inclusive nas margens de um córrego existente atrás da escola.

Uma das coordenadoras da escola, Gislaine Cristina Correr Lorenzi, comentou sobre o projeto: “nós começamos a pensar em trabalhar o tema meio ambiente saindo da teoria e iniciamos o trabalho levando os alunos para conhecer o ambiente ao nosso redor.

Inicialmente cerca de 410 alunos participaram de um mapeamento para saber do interesse deles por árvores na sua calçada, sua rua. Estes dados ainda estão sendo tabulados. Parcialmente os resultados: 201 responderam que possuem árvore em casa.
Entre os pesquisados: 80% responderam que gostariam de plantar árvores; 95% indicaram que preferem as frutíferas e com flores; 50% já plantaram pelo menos uma árvore seja em chácara, casa do avô, sítio da família em frente e no quintal da casa onde moram. 100% acham importante  a arvore, para purificar o meio ambiente, refrescar ar com sombra, dar frutos e flores.
Segundo Fernando Homem de Mello que também participa do projeto: “Esta pesquisa os alunos responderam e junto à família e vizinhos. O principal objetivo do projeto é disseminar a responsabilidade que temos de resgatar a cidade para o verde alem da escola a importância de refazermos o ecossistema urbano perdido com o desenvolvimento, transformando estas crianças em guardiões das arvores.

Os professores da escola passaram por vivencias no NEA e também no Viveiro para conhecer um pouco mais sobre as espécies mais adequadas ao plantio na área urbana.

A Escola Municipal Taufic Domit está localizada na Rua Macatuba, s/n no Bairro Vila Sônia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário