segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Sedema faz diagnóstico de árvores na Praça José Bonifácio


As árvores suprimidas  serão repostas pela Sedema


Conforme já divulgado durante a ação emergencial pós tempestade que atingiu a cidade em julho deste ano, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) continua vistoriando e avaliando tecnicamente algumas espécies de árvores que sofreram danos durante o episódio.

            Nesta segunda-feira (23), Sedema começou a executar o serviço de arborização na Praça José Bonifácio. A equipe já fez a poda e condução em algumas espécies, retirou galhos secos e também suprimirá dez árvores que tiveram sua estrutura abalada pelo temporal, incluindo aquelas que foram comprometidas parcialmente, mas perderam o seu vigor.

            O secretário de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, acompanhou todo o trabalho da equipe hoje (23), discutindo a situação de cada árvore com os técnicos da Pasta. Ele explicou que serão retiradas árvores que estão com seu estado fitossanitário comprometido, como por exemplo, necroses e galhos quebradiços, troncos ocos ou secas. 

            Vidal disse também que, as árvores da Praça José Bonifácio são antigas e têm sido expostas a ação de acontecimentos climáticos nos últimos anos. Algumas outras espécies, já monitoradas pela equipe da Sedema, até sofreram algum tipo de injúria (dano), mas optou-se por preservá-las neste momento.

Autoria - Sonia Rossi
Assessoria de Imprensa 
Sedema 

Confira a programação semanal da Manutenção de Áreas Verdes

Programação de 23 à 27 de setembro de 2013

Áreas verdes:
Jd. Itapuã, Córrego do Enxofre (Itapuã e Novo Horizonte), B. Novo horizonte, Santa Fé I, II e III, Escola Estadual Bairro Santa Fé/Novo Horizonte, Liberdade, Kobayat Líbano, Sabiás, Paineiras, Córrego do Enxofre (Jaraguá e São José).

Centros de Lazer, Praças e Canteiros de Avenidas:
Ary Coelho
Jd. Colonial
Tatuapé
Vila Cristina
Jd. São Paulo
Itapuã
Jd. Tóquio
Monte Líbano
Pq. dos Eucaliptos
Costa Rica
Higienópolis
Nova América
Jd. Elite
Bosque da Água Branca
Caxambú
Alvorada I, II e III
Itaberá
Itamaracá
Sol Nascente
Parque Piracicamirim
Av. Anizio Ferraz Godinho
Av. Antônio Mendes de Barros Filho

Capinação manual:

Paulicéia, Jd. das Flores, Jd. Vila Verde e atendimento 156 (bairro Cecap)

Veja abaixo o dia da semana que a Coleta Seletiva está em seu bairro:

Veja abaixo o dia da semana que a Coleta Seletiva está em seu bairro:

SEGUNDA-FEIRA

Terras do Engenho / Chácara Nazareth
Nova Piracicaba
Nova América / Jd. Elite / Jardim Califórnia
Água Branca / Pompéia  /
Centro Noturno ( Avenida Dr. Paulo de Mores até a Rua Treze de Maio)

TERÇA-FEIRA

São Dimas / Morato  /  Jaraguá / Jd. Planalto / Centro Noturno
Clube de Campo / Cidade Jardim / São Judas
Jupiá / Ondas / Ondinhas / Industrial
Santa Terezinha / Vila Sônia
Centro Noturno ( Rua Ipiranga até a Avenida Armando Salles de Oliveira)
Vila Sônia

QUARTA-FEIRA

Vl. Monteiro / Sta. Cecília / Jd. Brasília
Jd. Monumento / Nhô Quim
Jd. Caxambú / Piracicamirim / Morumbi / Jardim Abaete
Campestre / Monte Líbano /
Santa Rita / São Francisco / Taquaral
Centro Noturno ( Avenida Dr. Paulo de Mores até a Rua Treze de Maio)

QUINTA-FEIRA

Independência
Vl. Rezende / Areão / Jd. Primavera / Vila Fátima
Castelinho / Glebas Califórnia / Paulista
Balbo / Vale Do Sol / Monte Alegre /
Artêmis / Jd. Primavera / Vl. Fátima
Centro Noturno ( Rua Ipiranga até a Avenida Armando Salles de Oliveira)

SEXTA-FEIRA
Bairro Alto / Dois Córregos
Pauliceia / Higienópolis / Bairro  Verde / Bartira / Conceição / Tupi
CECAP / Vila Cristina / Itapuã / Novo Horizonte / São Jorge
Centro Noturno ( Avenida Dr. Paulo de Mores até a Rua Treze de Maio


SÁBADO

Santa Rosa / Tanquinho
Guamium
Algodoal
Mário Dedini /
Santa Olímpia / Santana / Vila Belém
Centro Noturno ( Rua Ipiranga até a Avenida Armando Salles de Oliveira)

A COLETA SELETIVA é diferenciada dos resíduos gerados no dia à dia das
pessoas.

O que separar para a Coleta Seletiva?

Embalagens plásticas, vidros, metais, papéis e papelão

sábado, 21 de setembro de 2013

Plante Vida da Primavera.



  Como parte das comemorações do Dia da Árvore neste sábado (21/09), o Núcleo de Educação Ambiental – NEA da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – SEDEMA promoveu mais um PLANTE VIDA. Desta vez o plantio aconteceu na área verde do Parque da Zona Leste e junto com a equipe do NEA, do secretario Rogério Vidal e representantes da Prefeitura; dos Hospitais Fornecedores de Cana, Santa Casa, Unimed, e pais e familiares de muitos bebes estiveram lá para participar do Plante Vida da Primavera.
Criado em 2007 pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental – NEA da SEDEMA o PLANTE VIDA! “ NASCEMOS JUNTOS PARA VIVER” prevê que para cada criança nascida em Piracicaba seja plantada uma árvore, contribuindo assim com o programa de arborização do município” Piracicaba Mais Verde”.
Com este plantio coletivo, a equipe do NEA procura sensibilizar a população sobre a importância das árvores na vida das pessoas, como Natalia e Danilo Giangrossi que estavam lá com o pequeno Afonso de 57 dias nascido na Unimed e plantaram um ipê roxo. Para Danilo o objetivo é mostrar para o filho a importância de proteger a natureza “passar para ele estes valores”. Natalia completou é a lema “ter um filho, plantar uma árvore. Agora só falta escrever um livro” brincou.
Alessandra e José Alex Evangelista, com Maria Eloísa também escolheram um ipê roxo para homenagear, Maria Eloísa nascida há dois meses na Santa Casa. Alessandra comentou que muitas áreas verdes estão dando lugar a construções como prédios destruindo muitos espaços assim. José aproveitou para sugerir que se plante também árvores frutíferas.

Acompanhando os pais David e Ana Paula que estavam ali para plantar uma árvore para a irmã Rafaela, Rebeca ficou muito feliz quando foi convidada pela bióloga do NEA, Elisabeth Salles Nunes a plantar uma muda de pata de vaca. Segundo a mãe, a filha que nasceu no mesmo ano que o Plante Vida em 2007, não se conformava em não ter uma árvore só para ela.
Alguns mais ousados chegaram a colocar o bebê com os pés no chão para estarem mais próximos da terra e da muda de canelinha que tinham ido para plantar para o Vitório de quatro meses e meio, acompanhado da mãe Maria Eduarda e da avó Claudete e do avô José Roberto que não perdeu nenhuma cena com sua filmadora.

Muitos outros pais participaram com toda a família do plantio coletivo que acontece a cada três meses. O Plante Vida tem hoje a adesão de quase 100% dos pais e desde 2007 até agora já contribuiu com o plantio de mais de 31 mil novas árvores. 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ARBORIZAÇÃO URBANA EM PIRACICABA

A arborização urbana em Piracicaba teve um grande salto com o plantio de mais de 800 mil novas árvores nos últimos oito anos. Destas, cerca de mais 200 mil foram plantadas somente na área urbana.

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema criou, em 2005, o PIRACICABA MAIS VERDE, através do qual triplicou o número de árvores na cidade. Através deste programa é que a SEDEMA planeja, executa e gerencia os plantios em diversas regiões do município, definindo áreas e escolhendo espécies adequadas para cada local. 


PIRACICABA MAIS VERDE
O “Piracicaba Mais Verde”, programa de arborização de Piracicaba, que já plantou mais de 800 mil árvores na cidade, desde 2005 quando foi criado, é o responsável pelos dados positivos sobre arborização. Fazem parte do Piracicaba Mais Verde: o Impacto Verde, plantio de mudas de mais de um metro e meio de altura, usadas para o plantio em áreas verdes, rotatórias e calçadas;  Mata Ciliar: plantio em área rural auxiliando na recuperação de mata ciliar.
Outro sub programa ligado ao Piracicaba Mais Verde, é o Plante Vida, lançado em 2007 em parceria com as três maternidades (Unimed, Fornecedores de Cana e Santa Casa) que prevê para cada criança nascida em Piracicaba, o plantio de  uma árvore. Até o momento foram plantadas aproximadamente 30 mil árvores. Aliás, o  próximo Plante Vida acontece neste sábado 21 de setembro, às 9 horas como parte das comemorações do Dia da árvore, no Parque da Zona Leste.
BENEFÍCIOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA:
A presença das árvores na cidade proporciona melhor qualidade de vida à população. São muitos os benefícios da arborização urbana: elas oferecem sombra e frescor; flores e frutos; embelezam a cidade com formas e cores; reduzem a intensidade de ruídos; absorvem o gás carbônico e produzem oxigênio, reduzindo a poluição; diminuem a força da chuva que cai no solo alimentam e abrigam pássaros e outros animais e ainda criam lugares agradáveis para encontros, descanso e brincadeiras.
A arborização urbana embeleza cidade e fornece sombra; aumenta a umidade do ar, diminuindo os problemas respiratórios; refresca a temperatura, reduzindo gastos com ar condicionado e ventilador; ajuda a combater enchentes, reduzindo a quantidade de água que alcançará os bueiros; reduz a poluição sonora e retém parte da poluição atmosférica.
    A tendência hoje, na arborização urbana é a utilização de espécies de médio e grande porte, conforme determina nosso manual de normas técnicas de arborização urbana, elaborado e discutido com técnicos da ESALQ.  Essa tendência deve-se ao fato que as árvores maiores resultam em maiores benefícios e consequentemente maiores ganhos na qualidade ambiental.
INFORMAÇÕES PARA O PLANTIO :
Para quem deseja plantar árvores e precisa de mudas deve entrar em contato:
- Até 20 mudas – pelo SIP 156
- Para um número maior de mudas, a solicitação deve ser preenchida na Sedema, Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - 9º andar (Prefeitura) ou via e-mail: sedema@piracicaba.sp.gov.br
Para mais informações:
SEDEMA: 3403-1250
Viveiro Municipal: 3424-1692
Núcleo de Educação Ambiental (NEA): 3417-9494


Mais informações e fotos site Sedema


Convite - Plante Vida



Neste sábado (21/09), a partir das 9h00min, acontece mais um PLANTE VIDA, criado em 2007 pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental – NEA da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – SEDEMA. Neste evento a Secretaria comemora também o Dia da Árvore.
O objetivo do PLANTE VIDA! “NASCEMOS JUNTOS PARA VIVER” é contribuir com o programa de arborização do município e sensibilizar a população sobre a importância das árvores na vida das pessoas.
 Neste sábado, o Plante Vida acontece na área verde do Parque da Zona Leste  e contará com a presença de representantes da Prefeitura; dos Hospitais Fornecedores de Cana, Santa Casa, Unimed, parceiros do programa desde o lançamento e principalmente com os pais e familiares das crianças que aderiram ao programa e optaram pelo plantio em área pública.


“Plante Vida – Nascemos Juntos para Viver”
Data: 21 de setembro de 2013 – 9 horas
Local: Parque da Zona Leste
Rua Dr. Aldrovandi F.P. Correia
(esquina com R. Manasses E. Pereira, s/n
Bairro Noiva da Colina

Contamos com sua presença!
                         

Mais informações e fotos pelo site da Prefeitura


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ALGUMAS DICAS PARA PROTEGER AS ÁRVORES:


ALGUMAS DICAS PARA PROTEGER AS ÁRVORES:

·         Evite pregar, cortar ou furar uma árvore;
·         Evite amarrar os galhos das árvores com materiais que possam causar estrangulamento;
·         Não é permitida a pintura do tronco de qualquer árvore, pois esta ação pode prejudicar a saúde da planta;
·         A queda das folhas faz parte do ciclo de renovação vegetal.  Perceber o funcionamento deste ciclo permitirá ao morador a programação de manutenção imóvel, tal como limpeza de calhas e telhados;
·         As árvores necessitam de um canteiro amplo que comporte o seu tronco sem causar danos ao colo da árvore e com espaço para as raízes crescerem, absorvendo água e nutrientes. Se o canteiro possui tamanho suficiente, a sua árvore não causará danos na calçada ou na construção. Ela apenas embelezará a fachada de seu imóvel. Pense nisso!
·         As podas somente podem ser feitas por equipes treinadas e capacitadas pra este fim. A prefeitura tem equipe especializada para a realização de podas e manutenção da arborização urbana. Ligue para 156 e solicite este serviço gratuitamente. Caso não queira esperar, contrate um profissional autorizado e solicite na SEDEMA uma autorização de poda;
·         Para casos de morcegos, sugerimos, além da poda, que solicite através do Serviço de Atendimento à População – 156 a visita de um técnico da zoonose.
·         Para problemas com lagartas, entre em contato conosco através do telefone 3403-1194 e solicite controle biológico;
INFORMAÇÕES PARA O PLANTIO :
Para quem deseja plantar árvores e precisa de mudas deve entrar em contato:
- Até 20 mudas – pelo SIP 156
- Para um número maior de mudas, a solicitação deve ser preenchida na Sedema, Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - 9º andar (Prefeitura) ou via e-mail: sedema@piracicaba.sp.gov.br
Para mais informações:
SEDEMA: 3403-1250
Viveiro Municipal: 3424-1692

Núcleo de Educação Ambiental (NEA): 3417-9494

A ARBORIZAÇÃO URBANA EM PIRACICABA





ARBORIZAÇÃO URBANA EM PIRACICABA

A arborização urbana em Piracicaba teve um grande salto com o plantio de mais de 800 mil novas árvores nos últimos oito anos. Destas, cerca de mais 200 mil foram plantadas somente na área urbana.

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema criou, em 2005, o Programa Piracicaba Mais Verde, através do qual triplicou o número de árvores na cidade. Através deste programa é que a SEDEMA planeja e executa plantios em diversas áreas do município, com a escolha de espécies adequadas para cada local. 


PIRACICABA MAIS VERDE
O “Piracicaba Mais Verde”, programa de arborização de Piracicaba, que já plantou mais de 800 árvores na cidade, desde 2005 quando foi criado, é o responsável pelos dados positivos sobre arborização. Fazem parte do Piracicaba Mais Verde, o Impacto Verde, com o plantio de mudas de mais de um metro e meio de altura, usadas para incrementar o plantio em áreas verdes, rotatórias e calçadas; o plantio em área rural auxiliando na recuperação de mata ciliar.
Outro programa ligado ao Piracicaba Mais Verde, é o Plante Vida, lançado em 2007 em parceria com as três maternidades (Unimed, Fornecedores de Cana e Santa Casa) que prevê que, para cada criança nascida em Piracicaba, seja plantada uma árvore. Até o momento já plantou aproximadamente 30 mil árvores.  O proximo Plante Vida acontece neste sábado 21 de setembro, às 9 horas.


BENEFÍCIOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA:
A presença das árvores na cidade proporciona melhor qualidade de vida à população. São muitos os benefícios da arborização urbana: elas oferecem sombra e frescor; flores e frutos; embelezam a cidade com formas e cores; reduzem a intensidade de ruídos; absorvem o gás carbônico e produzem oxigênio, reduzindo a poluição; diminuem a força da chuva que cai no solo alimentam e abrigam pássaros e outros animais e ainda criam lugares agradáveis para encontros, descanso e brincadeiras.
A arborização urbana embeleza cidade e fornece sombra; aumenta a umidade do ar, diminuindo os problemas respiratórios; refresca a temperatura, reduzindo gastos com ar condicionado e ventilador; ajuda a combater enchentes, reduzindo a quantidade de água que alcançará os bueiros; reduz a poluição sonora e retém parte da poluição atmosférica.

    A tendência hoje, na arborização urbana é a utilização de espécies de médio e grande porte, conforme determina nosso manual de normas técnicas de arborização urbana, elaborado e discutido com técnicos da ESALQ.  Essa tendência deve-se ao fato que as árvores maiores resultam em maiores benefícios e consequentemente maiores ganhos na qualidade ambiental.

INFORMAÇÕES PARA O PLANTIO :
Para quem deseja plantar árvores e precisa de mudas deve entrar em contato:
- Até 20 mudas – pelo SIP 156
- Para um número maior de mudas, a solicitação deve ser preenchida na Sedema, Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - 9º andar (Prefeitura) ou via e-mail: sedema@piracicaba.sp.gov.br
Para mais informações:
SEDEMA: 3403-1250

Viveiro Municipal: 3424-1692


VIVEIRO MUNICIPAL


Piracicaba conta com um Viveiro Municipal é ligado à Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Inaugurado em 1995, está localizado no Bairro Santa Rita, localizado no Bairro Santa Rita, na Rua Carolina Sechetto Martins, s/n à margem da lagoa, em uma área de 60 mil metros.  O Viveiro produz em média 150 mil mudas de árvore por ano, utilizadas na recuperação de áreas degradadas e arborização urbana.
Além da produção arbórea, o viveiro serve como local de estudos para as crianças da rede pública e privada do município, a partir do trabalho de extensão do Núcleo de Educação Ambiental (NEA).
Produção de Mudas
No processo de produção de mudas seguimos as seguintes etapas:
coleta e beneficiamento das sementes – as sementes que são levadas ao Viveiro são separadas por espécie;
 germinação – depois de separadas elas são levadas para uma estufa onde permanecem cerca de um mês até estarem prontas ou sementeiras ao ar livre até serem levadas ao setor de repicagem das plântulas para o telado; 
 repicagem – quando as mudas são plantadas individualmente em vasos e permanecem também em estufa antes de serem encaminhadas para o ar livre;
 rustificação no pátio. – nesta ultima etapa, as espécies permanecem ao ar livre até estarem prontas para o plantio,
Cada espécie tem seu ritmo de crescimento, demorando algumas vezes até dois anos antes de estarem aptas para o plantio.
Após a fase da rustificação, as espécies que serão utilizadas para recuperação de áreas degradadas já estão prontas para o plantio, enquanto as espécies para arborização urbana passam por mais três fases:
- transplante da muda para embalagem de 20 litros;
- poda de condução;
- adubação e limpeza.
Assim que atingir 1,80m de altura, a muda está “pronta” para o plantio em local definitivo.

Arborização de calçadas

Espécies produzidas no Viveiro Municipal mais indicadas para utilização na arborização urbana:
aldrago, açoita cavalo miúdo, algodão da praia, aroeira salsa (1), astrapeia, calicarpa roxa, canelinha, cereja do rio grande, dedaleiro, escova de garrafa vermelha (2), falso barbatimão, ipês amarelo, branco, rosa e roxo anão (3), magnólia amarela (4), oiti, pata de vaca, quereuteria, resedá gigante, sabão de soldado e tento-carolina.]
Algumas espécies produzidas são indicadas para a recuperação de áreas degradadas (áreas de proteção permanente: matas ciliares, áreas com declividade superior a 45% e outras) como exemplo: araçá, cabreúva, louveira, canafístula, cedro rosa, angico, cereja do rio grande, embaúba, guarantã, ingá, ipês amarelo, branco e roxo, jatobá, embaúba, jequitibás branco e rosa, paineira, pau d'alho, pau-marfim, pau-cigarra, uvaia, aroeira pimenteira, embiriçu, pitanga, tamboril, alecrim de campinas, olho de cabra, copaíba, coração de negro e outras.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Exposição Ambiental reunirá vários especialistas em sustentabilidade

Está prevista a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, para a abertura da 2ª Exposição Ambiental de Piracicaba, que acontece de 6 a 9 de novembro, no Engenho Central, armazéns 9A e 14. Se a vinda for confirmada, ele fará uma palestra inaugural sobre o desempenho das cidades em relação às novas regras para o desenvolvimento sustentável dos municípios paulistas, com referência, especialmente, à Política Nacional de Resíduos Sólidos. 
 
O objetivo do evento é provocar reflexão coletiva sobre questões ambientais a partir de ações executadas na cidade pelo setor público e pela iniciativa privada, bem como promover a conscientização e apresentar os projetos de controle de resíduos em operação e em fase de implantação, que terão forte impacto na perspectiva do desenvolvimento sustentável do município nos próximos anos. O evento tem finalidade pedagógica e deve atrair alunos da rede pública e privada, do ensino fundamental, médio, universitário, profissionais liberais, empresários e demais interessados.
 
Além de palestras, estão previstas a instalação de várias estandes organizadas pedagogicamente, seja pelas secretarias municipais afins (Semae, Sedema, Obras e Emdhap), empresas privadas e instituições de ensino, com exposição de maquetes, para facilitar a compreensão dos visitantes sobre todos os aspectos da problemática ambiental apresentada e as ações desenvolvidas ou em desenvolvimento para enfrentá-las.
 
No segundo dia, 7, quinta-feira, das 8h às 17h30, a professora da Esalq-USP, Adriana Nolasco, especializada em aproveitamento de resíduos industriais, fará um seminário sobre resíduos sólidos urbanos, com mesa redonda para debater a Política Nacional de Resíduos Sólidas, em especial os aspectos referentes à logística reversa e o impacto nas cidades. Ela ocupará o dia todo com questões teóricas, técnicas e práticas, envolvendo o setor público, privado e o terceiro setor.
 
Na parte da manhã do dia 8, sexta-feira, estão confirmadas três palestras sobre impacto ambiental. Das 9h às 10 hora, Katia Maria Ferraz, do departamento de  Ciências Florestais da Esalq-USP, tratará do tema fauna (monitoramento e manejo, conservação da diversidade e gestão de conflitos). Em seguida, das 10h30h às 11h30, a técnica da Cetesb, Cátia Maria Fiano, vai falar sobre licenciamento ambiental. Por último, Denise Dedini, também da Cetesb, analisará a legislação florestal. 
 
No mesmo dia, na parte da tarde, das 15h às 15h30, o secretário do Meio Ambiente, Rogério Vidal, vai apresentar uma avaliação sobre a qualidade da água em Piracicaba. Por fim, o deputado federal, Antonio Carlos Mendes Thame, encerrará o dia com o tema Mudanças Climáticas, uma de suas especialidades.
 
Na sexta-feira, 9, sábado, estão previstas mais três palestras. Wladimir Amaral, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), abre o dia (das 9h às 10 horas)  falando sobre “A sociedade e a proteção legal da vegetação nativa”, com base na Lei 12.651/12. O professor da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Marcelo Leão, que ficou de confirmar sua presença, deve entrar em seguida, das 10h30 às 11h30, com o tema legislação ambiental aplicada e recuperação de áreas degradadas. O encontro se encerra no mesmo dia com uma aula sobre Gerenciamento Ambiental, para alunos do curso de especialização em gerenciamento ambiental da Esalq-USP, coordenado pelo professor Celso Augusto Clemente, das 13h30 às 17h30. 
 
Veja vídeo sobre o evento:
 
http://youtu.be/FQkkhhwXQ8E

Confira a programação da coleta seletiva para esta QUINTA-FEIRA.


Atenção moradores do: 

Independência
Vl. Rezende / Areão / Jd. Primavera / Vila Fátima
Castelinho / Glebas Califórnia / Paulista
Balbo / Vale Do Sol / Monte Alegre / 
Artêmis / Jd. Primavera / Vl. Fátima
Centro Noturno ( Rua Ipiranga até a Avenida Armando Salles de Oliveira)


Nesta quinta-feira a Coleta Seletiva estará no seu bairro. 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A Coleta Seletiva desta segunda feira estará nos seguintes bairros

Confira a programação para esta SEGUNDA-FEIRA

Terras do Engenho / Chácara Nazareth
Nova Piracicaba
Nova América / Jd. Elite / Jardim Califórnia
Água Branca / Pompéia / 
Centro Noturno ( Avenida Dr. Paulo de Mores até a Rua Treze de Maio)

Esta semana as equipes de manutenção de áreas verdes da Sedema estarão nos seguintes locais

Programação de 16 à 21 de setembro de 2013



Áreas verdes dos bairros:

Jupiá, Glebas Califórnia, Residencial Santim, Lot. Santo Antonio, São Francisco Bongue, Ondinhas, Estoril, Estrada Bongue (Av. Jaime Pereira).
Vila Industrial, parte dos bairros Mário Dedini e Bosque dos Lenheiros.

Centros de Lazer, Praças e Canteiros de Avenidas:

Higienópolis
Caxambú
Terra Nova
1° de Maio
Jardim Ásturias
Serra Verde
Oriente
Água Branca
São Francisco Bongue
Parque Piracicamirim
Av. Abel Pereira
Av. francisco Luiz Razera
Av. Anizio Ferraz Godinho
Av. Antônio Mendes de Barros

Capinação manual:
Paulicéia, Bairro verde e Chapadão.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Confira a programação da Coleta Seletiva SEXTA e SÁBADO


SEXTA-FEIRA
Bairro Alto / Dois Córregos
Pauliceia / Higienópolis / Bairro Verde / Bartira / Conceição / Tupi
CECAP / Vila Cristina / Itapuã / Novo Horizonte / São Jorge
Centro Noturno ( Avenida Dr. Paulo de Mores até a Rua Treze de Maio

SÁBADO
Santa Rosa / Tanquinho
Guamium
Algodoal
Mário Dedini / 
Santa Olímpia / Santana / Vila Belém
Centro Noturno ( Rua Ipiranga até a Avenida Armando Salles de Oliveira)

NEA - Sedema participa do evento V Cultura e Movimento na 3ª Idade

Compondo a programação do V Cultura e Movimento na 3ª Idade, realizado pela Prefeitura de Piracicaba junto à vários parceiros, as secretarias municipais de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e Turismo realizam no dia 17 de setembro, terça-feira, das 13h às 17h no Parque do Mirante, o evento “Meio Ambiente e Turismo: juntos por uma cidade mais bonita e sustentável”. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.

O evento contará com “Juri Simulado”, uma dinâmica de sensibilização sobre importância da Arborização Urbana, com equipe do Núcleo de Educação Ambiental- NEA/SEDEMA. Haverá ainda Visita Monitorada, com realização de trilha no Parque do Mirante, também com com a equipe do NEA/SEDEMA.

Está programada ainda a Oficina de Reaproveitamento de Materiais, com artesão do Casarão de Turismo, além do plantio de uma árvore simbolizando o grupo participante e em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro.

V CULTURA E MOVIMENTO NA 3 IDADE

Em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, acontece entre os dias 30 de agosto de 02 de outubro o V Cultura e Movimento na 3ª Idade, que reunirá um vasto leque de atividades gratuitas, como ações esportivas, apresentações culturais, espetáculos musicais, ações de saúde, sustentabilidade, palestras, baile e sarau.

O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias da Ação Cultural (Semac); Desenvolvimento Social (Semdes); Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Turismo (Setur), Trânsito e Transportes (Semuttran), Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Saúde, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Centro de Comunicação Social (CCS) e Câmara de Vereadores, com o apoio do Conselho Municipal do Idoso, Lar Betel, Lar dos Velhinhos, Faculdade da Terceira Idade da Fatep, Sesc, Rede Drogal, Faculdade Anhanguera, Senac e Clube de Campo.

O programa Cultura e Movimento na 3ª Idade surgiu em 2009, após uma iniciativa da secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese em realizar uma programação única para comemorar o Dia do Idoso. “Percebíamos que cada secretaria e cada entidade realizava suas atividades de forma isolada. Acabava ficando muito disperso. Optamos por desenvolver um cronograma de atividades único para que, na medida do possível, não ocorressem várias atividades no mesmo horário. Assim, em 2009 realizamos uma espécie de laboratório, por meio do qual obtivemos sucesso e a ideia foi mantida e ampliada nos anos seguintes”, afirma a secretária.

“Ao longo desse mês de atividades, nosso grande intuito é o de estimular o convívio do idoso na sociedade. Esperamos que muitos participem das ações, o que certamente será muito benéfico, não só para os idosos, mas também para suas famílias”, completa Rosângela Camolese.


SERVIÇO

V Cultura e Movimento na 3 Idade apresenta: “Meio Ambiente e Turismo: juntos por uma cidade mais bonita e sustentável”.
 Terça-feira, 17, a partir das 13h, no Parque do Mirante (avenida Maurice Allain, 77, Vila Rezende). Entrada gratuita. Para mais informações, o telefone é (19) 3417-9494.






quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Caminhão especial estréia a operação na lavagem da Praça José Bonifácio

Caminhão especial estréia a operação na lavagem da Praça José Bonifácio

 

  A partir de agora a manutenção das praças e monumentos da cidade ganha um reforço muito importante, com um caminhão pipa especial, com capacidade de três mil litros de água acoplado com gerador e uma bomba WAP.  

A máquina que será utilizada pela Sedema para lavagem de praças e monumentos e outras áreas verdes que apresentam problemas recorrentes de fezes de pombos e passarinhos e apresentam dificuldades para a limpeza com vassouras e esguichos comuns.
Com uma autonomia de serviço de aproximadamente 4 horas, o caminhão pipa trabalha com pressão de 2.165 libras (150 bar) com consumo de 800 litros/hora de água com temperatura que pode variar de 50 a 150 graus º C com ou sem algum tipo de detergente.
A ambulante Dalva Maria Marques Correia, acompanhou o inicio do serviço de limpeza e se surpreendeu com a limpeza. “E uma maravilha o que está acontecendo! A gente que trabalha aqui sabe a dificuldade que é conviver com isso. Eu vendo lanche e sempre peço para as pessoas não jogarem comida pros pombos, mas não adianta, só se a Prefeitura criar uma lei e multar”.   

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Caminhão especial será utilizado para lavagem das praças

A partir de amanhã (12/09) a manutenção das praças e monumentos da cidade ganharão um reforço muito importante.
A empresa Piracicaba Ambiental adquiriu e colocou a serviço da Sedema um caminhão tanque especial, com capacidade de 3 mil litros de água acoplado com gerador e uma bomba WAP para lavagem de praças e monumentos.
A estréia deste equipamento está marcado para às 7:30 horas na Praça Jose Bonifácio desta quinta-feira (12/09).
A bomba trabalha com alta pressão de 2.165 libras (150 bar) com consumo de 800 litros/hora de água com temperatura que pode variar de 50 a 150 graus º C com ou sem algum tipo de detergente.

A máquina que possui uma autonomia de serviço de aproximadamente 4 horas, será muito importante para lavagem de praças e parques e os monumentos destes locais que apresentam problemas recorrentes de fezes de pombos e passarinhos que dificultam a limpeza com vassouras e esguichos comuns. 
FONTE SEDEMA 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Manutenção de Áreas Verdes - Programação de 09 à 14 de setembro



Áreas verdes dos bairros:

Mário Dedini, Bosque dos lenheiros e Vila Industrial

Ártemis, Jardim Itaiçaba, Distrito Uninoroeste, Gran Park

Ondinhas, Estoril, São Francisco/Bongue, Residencial Santin e Jupiá


Demais Locais:

Av. Luciano Guidotti
Av. Armando de Salles Oliveira
Av. Alberto Vollet Sachs
Av. Jaime Pereira
Av. Abel Pereira
Parque do Piracicamirim
Parque do Jaraguá
Parque Estação da Paulista
Av. São Paulo
Centro de lazer Etec Paulista
Centro de Lazer São Dimas
Teatro Municipal


Capinação manual:
Algodoal e Terras do Engenho

Atendimento 156 - Capina de guias, sarjetas e calçadas:

Paulicéia, Cecap e Vila Verde

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Confira o dia da semana que a Coleta Seletiva está em seu bairro.

A Coleta Seletiva em Piracicaba está em 100% dos bairros urbanos.
O serviço é realizado pela Cooperativa do Reciclador Solidário, subsidiada pela Prefeitura, e contribui para geração de emprego e renda.

Veja abaixo o dia da semana que a Coleta Seletiva está em seu bairro:

SEGUNDA-FEIRA

Terras do Engenho / Chácara Nazareth
Nova Piracicaba
Nova América / Jd. Elite / Jardim Califórnia
Água Branca / Pompéia  /
Centro Noturno ( Avenida Dr. Paulo de Mores até a Rua Treze de Maio)

TERÇA-FEIRA

São Dimas / Morato  /  Jaraguá / Jd. Planalto / Centro Noturno
Clube de Campo / Cidade Jardim / São Judas
Jupiá / Ondas / Ondinhas / Industrial
Santa Terezinha / Vila Sônia
Centro Noturno ( Rua Ipiranga até a Avenida Armando Salles de Oliveira)

QUARTA-FEIRA

Vl. Monteiro / Sta. Cecília / Jd. Brasília
Jd. Monumento / Nhô Quim
Jd. Caxambú / Piracicamirim / Morumbi / Jardim Abaete
Campestre / Monte Líbano /
Santa Rita / São Francisco / Taquaral
Centro Noturno ( Avenida Dr. Paulo de Mores até a Rua Treze de Maio)

QUINTA-FEIRA

Independência
Vl. Rezende / Areão / Jd. Primavera / Vila Fátima
Castelinho / Glebas Califórnia / Paulista
Balbo / Vale Do Sol / Monte Alegre /
Artêmis / Jd. Primavera / Vl. Fátima
Centro Noturno ( Rua Ipiranga até a Avenida Armando Salles de Oliveira)

SEXTA-FEIRA
Bairro Alto / Dois Córregos
Pauliceia / Higienópolis / Bairro  Verde / Bartira / Conceição / Tupi
CECAP / Vila Cristina / Itapuã / Novo Horizonte / São Jorge
Centro Noturno ( Avenida Dr. Paulo de Mores até a Rua Treze de Maio
  
SÁBADO

Santa Rosa / Tanquinho
Guamium
Algodoal
Mário Dedini /
Santa Olímpia / Santana / Vila Belém
Centro Noturno ( Rua Ipiranga até a Avenida Armando Salles de Oliveira)

A COLETA SELETIVA é diferenciada dos resíduos gerados no dia à dia das pessoas.

O que separar para a Coleta Seletiva?
Embalagens plásticas, vidros, metais, papéis e papelão