quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A ARBORIZAÇÃO URBANA EM PIRACICABA





ARBORIZAÇÃO URBANA EM PIRACICABA

A arborização urbana em Piracicaba teve um grande salto com o plantio de mais de 800 mil novas árvores nos últimos oito anos. Destas, cerca de mais 200 mil foram plantadas somente na área urbana.

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema criou, em 2005, o Programa Piracicaba Mais Verde, através do qual triplicou o número de árvores na cidade. Através deste programa é que a SEDEMA planeja e executa plantios em diversas áreas do município, com a escolha de espécies adequadas para cada local. 


PIRACICABA MAIS VERDE
O “Piracicaba Mais Verde”, programa de arborização de Piracicaba, que já plantou mais de 800 árvores na cidade, desde 2005 quando foi criado, é o responsável pelos dados positivos sobre arborização. Fazem parte do Piracicaba Mais Verde, o Impacto Verde, com o plantio de mudas de mais de um metro e meio de altura, usadas para incrementar o plantio em áreas verdes, rotatórias e calçadas; o plantio em área rural auxiliando na recuperação de mata ciliar.
Outro programa ligado ao Piracicaba Mais Verde, é o Plante Vida, lançado em 2007 em parceria com as três maternidades (Unimed, Fornecedores de Cana e Santa Casa) que prevê que, para cada criança nascida em Piracicaba, seja plantada uma árvore. Até o momento já plantou aproximadamente 30 mil árvores.  O proximo Plante Vida acontece neste sábado 21 de setembro, às 9 horas.


BENEFÍCIOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA:
A presença das árvores na cidade proporciona melhor qualidade de vida à população. São muitos os benefícios da arborização urbana: elas oferecem sombra e frescor; flores e frutos; embelezam a cidade com formas e cores; reduzem a intensidade de ruídos; absorvem o gás carbônico e produzem oxigênio, reduzindo a poluição; diminuem a força da chuva que cai no solo alimentam e abrigam pássaros e outros animais e ainda criam lugares agradáveis para encontros, descanso e brincadeiras.
A arborização urbana embeleza cidade e fornece sombra; aumenta a umidade do ar, diminuindo os problemas respiratórios; refresca a temperatura, reduzindo gastos com ar condicionado e ventilador; ajuda a combater enchentes, reduzindo a quantidade de água que alcançará os bueiros; reduz a poluição sonora e retém parte da poluição atmosférica.

    A tendência hoje, na arborização urbana é a utilização de espécies de médio e grande porte, conforme determina nosso manual de normas técnicas de arborização urbana, elaborado e discutido com técnicos da ESALQ.  Essa tendência deve-se ao fato que as árvores maiores resultam em maiores benefícios e consequentemente maiores ganhos na qualidade ambiental.

INFORMAÇÕES PARA O PLANTIO :
Para quem deseja plantar árvores e precisa de mudas deve entrar em contato:
- Até 20 mudas – pelo SIP 156
- Para um número maior de mudas, a solicitação deve ser preenchida na Sedema, Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - 9º andar (Prefeitura) ou via e-mail: sedema@piracicaba.sp.gov.br
Para mais informações:
SEDEMA: 3403-1250

Viveiro Municipal: 3424-1692


VIVEIRO MUNICIPAL


Piracicaba conta com um Viveiro Municipal é ligado à Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Inaugurado em 1995, está localizado no Bairro Santa Rita, localizado no Bairro Santa Rita, na Rua Carolina Sechetto Martins, s/n à margem da lagoa, em uma área de 60 mil metros.  O Viveiro produz em média 150 mil mudas de árvore por ano, utilizadas na recuperação de áreas degradadas e arborização urbana.
Além da produção arbórea, o viveiro serve como local de estudos para as crianças da rede pública e privada do município, a partir do trabalho de extensão do Núcleo de Educação Ambiental (NEA).
Produção de Mudas
No processo de produção de mudas seguimos as seguintes etapas:
coleta e beneficiamento das sementes – as sementes que são levadas ao Viveiro são separadas por espécie;
 germinação – depois de separadas elas são levadas para uma estufa onde permanecem cerca de um mês até estarem prontas ou sementeiras ao ar livre até serem levadas ao setor de repicagem das plântulas para o telado; 
 repicagem – quando as mudas são plantadas individualmente em vasos e permanecem também em estufa antes de serem encaminhadas para o ar livre;
 rustificação no pátio. – nesta ultima etapa, as espécies permanecem ao ar livre até estarem prontas para o plantio,
Cada espécie tem seu ritmo de crescimento, demorando algumas vezes até dois anos antes de estarem aptas para o plantio.
Após a fase da rustificação, as espécies que serão utilizadas para recuperação de áreas degradadas já estão prontas para o plantio, enquanto as espécies para arborização urbana passam por mais três fases:
- transplante da muda para embalagem de 20 litros;
- poda de condução;
- adubação e limpeza.
Assim que atingir 1,80m de altura, a muda está “pronta” para o plantio em local definitivo.

Arborização de calçadas

Espécies produzidas no Viveiro Municipal mais indicadas para utilização na arborização urbana:
aldrago, açoita cavalo miúdo, algodão da praia, aroeira salsa (1), astrapeia, calicarpa roxa, canelinha, cereja do rio grande, dedaleiro, escova de garrafa vermelha (2), falso barbatimão, ipês amarelo, branco, rosa e roxo anão (3), magnólia amarela (4), oiti, pata de vaca, quereuteria, resedá gigante, sabão de soldado e tento-carolina.]
Algumas espécies produzidas são indicadas para a recuperação de áreas degradadas (áreas de proteção permanente: matas ciliares, áreas com declividade superior a 45% e outras) como exemplo: araçá, cabreúva, louveira, canafístula, cedro rosa, angico, cereja do rio grande, embaúba, guarantã, ingá, ipês amarelo, branco e roxo, jatobá, embaúba, jequitibás branco e rosa, paineira, pau d'alho, pau-marfim, pau-cigarra, uvaia, aroeira pimenteira, embiriçu, pitanga, tamboril, alecrim de campinas, olho de cabra, copaíba, coração de negro e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário