quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Exposição Ambiental reunirá vários especialistas em sustentabilidade

Está prevista a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, para a abertura da 2ª Exposição Ambiental de Piracicaba, que acontece de 6 a 9 de novembro, no Engenho Central, armazéns 9A e 14. Se a vinda for confirmada, ele fará uma palestra inaugural sobre o desempenho das cidades em relação às novas regras para o desenvolvimento sustentável dos municípios paulistas, com referência, especialmente, à Política Nacional de Resíduos Sólidos. 
 
O objetivo do evento é provocar reflexão coletiva sobre questões ambientais a partir de ações executadas na cidade pelo setor público e pela iniciativa privada, bem como promover a conscientização e apresentar os projetos de controle de resíduos em operação e em fase de implantação, que terão forte impacto na perspectiva do desenvolvimento sustentável do município nos próximos anos. O evento tem finalidade pedagógica e deve atrair alunos da rede pública e privada, do ensino fundamental, médio, universitário, profissionais liberais, empresários e demais interessados.
 
Além de palestras, estão previstas a instalação de várias estandes organizadas pedagogicamente, seja pelas secretarias municipais afins (Semae, Sedema, Obras e Emdhap), empresas privadas e instituições de ensino, com exposição de maquetes, para facilitar a compreensão dos visitantes sobre todos os aspectos da problemática ambiental apresentada e as ações desenvolvidas ou em desenvolvimento para enfrentá-las.
 
No segundo dia, 7, quinta-feira, das 8h às 17h30, a professora da Esalq-USP, Adriana Nolasco, especializada em aproveitamento de resíduos industriais, fará um seminário sobre resíduos sólidos urbanos, com mesa redonda para debater a Política Nacional de Resíduos Sólidas, em especial os aspectos referentes à logística reversa e o impacto nas cidades. Ela ocupará o dia todo com questões teóricas, técnicas e práticas, envolvendo o setor público, privado e o terceiro setor.
 
Na parte da manhã do dia 8, sexta-feira, estão confirmadas três palestras sobre impacto ambiental. Das 9h às 10 hora, Katia Maria Ferraz, do departamento de  Ciências Florestais da Esalq-USP, tratará do tema fauna (monitoramento e manejo, conservação da diversidade e gestão de conflitos). Em seguida, das 10h30h às 11h30, a técnica da Cetesb, Cátia Maria Fiano, vai falar sobre licenciamento ambiental. Por último, Denise Dedini, também da Cetesb, analisará a legislação florestal. 
 
No mesmo dia, na parte da tarde, das 15h às 15h30, o secretário do Meio Ambiente, Rogério Vidal, vai apresentar uma avaliação sobre a qualidade da água em Piracicaba. Por fim, o deputado federal, Antonio Carlos Mendes Thame, encerrará o dia com o tema Mudanças Climáticas, uma de suas especialidades.
 
Na sexta-feira, 9, sábado, estão previstas mais três palestras. Wladimir Amaral, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), abre o dia (das 9h às 10 horas)  falando sobre “A sociedade e a proteção legal da vegetação nativa”, com base na Lei 12.651/12. O professor da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Marcelo Leão, que ficou de confirmar sua presença, deve entrar em seguida, das 10h30 às 11h30, com o tema legislação ambiental aplicada e recuperação de áreas degradadas. O encontro se encerra no mesmo dia com uma aula sobre Gerenciamento Ambiental, para alunos do curso de especialização em gerenciamento ambiental da Esalq-USP, coordenado pelo professor Celso Augusto Clemente, das 13h30 às 17h30. 
 
Veja vídeo sobre o evento:
 
http://youtu.be/FQkkhhwXQ8E

Nenhum comentário:

Postar um comentário