sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ARBORIZAÇÃO URBANA EM PIRACICABA

A arborização urbana em Piracicaba teve um grande salto com o plantio de mais de 800 mil novas árvores nos últimos oito anos. Destas, cerca de mais 200 mil foram plantadas somente na área urbana.

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema criou, em 2005, o PIRACICABA MAIS VERDE, através do qual triplicou o número de árvores na cidade. Através deste programa é que a SEDEMA planeja, executa e gerencia os plantios em diversas regiões do município, definindo áreas e escolhendo espécies adequadas para cada local. 


PIRACICABA MAIS VERDE
O “Piracicaba Mais Verde”, programa de arborização de Piracicaba, que já plantou mais de 800 mil árvores na cidade, desde 2005 quando foi criado, é o responsável pelos dados positivos sobre arborização. Fazem parte do Piracicaba Mais Verde: o Impacto Verde, plantio de mudas de mais de um metro e meio de altura, usadas para o plantio em áreas verdes, rotatórias e calçadas;  Mata Ciliar: plantio em área rural auxiliando na recuperação de mata ciliar.
Outro sub programa ligado ao Piracicaba Mais Verde, é o Plante Vida, lançado em 2007 em parceria com as três maternidades (Unimed, Fornecedores de Cana e Santa Casa) que prevê para cada criança nascida em Piracicaba, o plantio de  uma árvore. Até o momento foram plantadas aproximadamente 30 mil árvores. Aliás, o  próximo Plante Vida acontece neste sábado 21 de setembro, às 9 horas como parte das comemorações do Dia da árvore, no Parque da Zona Leste.
BENEFÍCIOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA:
A presença das árvores na cidade proporciona melhor qualidade de vida à população. São muitos os benefícios da arborização urbana: elas oferecem sombra e frescor; flores e frutos; embelezam a cidade com formas e cores; reduzem a intensidade de ruídos; absorvem o gás carbônico e produzem oxigênio, reduzindo a poluição; diminuem a força da chuva que cai no solo alimentam e abrigam pássaros e outros animais e ainda criam lugares agradáveis para encontros, descanso e brincadeiras.
A arborização urbana embeleza cidade e fornece sombra; aumenta a umidade do ar, diminuindo os problemas respiratórios; refresca a temperatura, reduzindo gastos com ar condicionado e ventilador; ajuda a combater enchentes, reduzindo a quantidade de água que alcançará os bueiros; reduz a poluição sonora e retém parte da poluição atmosférica.
    A tendência hoje, na arborização urbana é a utilização de espécies de médio e grande porte, conforme determina nosso manual de normas técnicas de arborização urbana, elaborado e discutido com técnicos da ESALQ.  Essa tendência deve-se ao fato que as árvores maiores resultam em maiores benefícios e consequentemente maiores ganhos na qualidade ambiental.
INFORMAÇÕES PARA O PLANTIO :
Para quem deseja plantar árvores e precisa de mudas deve entrar em contato:
- Até 20 mudas – pelo SIP 156
- Para um número maior de mudas, a solicitação deve ser preenchida na Sedema, Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - 9º andar (Prefeitura) ou via e-mail: sedema@piracicaba.sp.gov.br
Para mais informações:
SEDEMA: 3403-1250
Viveiro Municipal: 3424-1692
Núcleo de Educação Ambiental (NEA): 3417-9494


Mais informações e fotos site Sedema


Nenhum comentário:

Postar um comentário