quarta-feira, 12 de março de 2014

Secretário se reune com AESTietê para discutir repovoamento do Rio Piracicaba



O secretario Rogério Vidal se reuniu na tarde desta quarta-feira (12/03) com representeantes da AES Tietê: Sonia Hermsdorff, Gerente do Meio Ambiente, Silvio Carlos Alves dos Santos, analista e Oremberg Veronez, coordenador de Programas Ambientais.
A AES Tietê é uma das mais eficientes geradoras de energia elétrica do Brasil, com um parque gerador composto por nove usinas hidrelétricas e três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH's), localizadas nos rios Tietê, Grande, Pardo e Mogi-Guaçu, nas regiões central e noroeste do Estado de São Paulo.
O objetivo da reunião é buscar alternativas  para garantir o repovoamento extraordinário do Rio Piracicaba com a soltura de filhotes. O secretário Rogerio Vidal, lembrou o triste episódio da mortandade dos peixes que aconteceram recentemente, e que segundo ele, além dos danos ambientais mexeram muito na autoestima do povo piracicabano.
Evidente que esta reunião é importante para juntos buscarmos uma forma de minimizar os estragos provocados pela estiagem. Estou otimista. O assunto é delicado, para isso estamos estudando a possibilidade de conseguirmos a soltura de filhotes (maiores que os alevinos, com cerca de + ou - 10 cm). Sabemos que a avaliação técnica deverá levar em conta as condições da agua, condições climáticas para isso.
Sonia Hermsdorff, que é também a responsável pela Gestão de Programas Ambientais da AES Tietê explicou que a empresa promove anualmente a soltura de 2, 5 milhões de alevinos provenientes dos reservatórios próprios localizados na usina da Barra Bonita e também da Usina Promissão. A gestora explicou também que a empresa tem compromissos assumidos anteriormente com diversas localidades, mas apesar disso, os representantes da AES Tietê, prometeram fazer uma reavilização e um estudo técnico, para conseguir um remanejamento para obter uma quantidade significativa de filhotes para soltura no Rio Piracicaba e promover este repovoamento extraordinário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário