quinta-feira, 18 de maio de 2017

Sedema inicia a construção de novo ecoponto.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- Sedema, iniciou esta semana a construção de mais um ecoponto, desta vez no Bairro Santo Antônio, Rua João Laurelli, com cerca de 600 metros quadrados.
Com mais este, a Prefeitura completa 10 locais para o descarte adequado de resíduos de pequena monta.

Os ecopontos são instalados estrategicamente em vários pontos da cidade e estão aptos para receber:  entulho (até 1 m³, de acordo com a lei, mais que isso o munícipe deve contratar uma caçamba); material resultante de poda e capinação, sofás, eletroeletrônicos, pilhas e baterias de celulares, lâmpadas fluorescentes, pneus.

Nestes locais não se deve descartar lixo domiciliar.

A Maioria dos entulhos descartados nos ecopontos são encaminhados para reutilização em áreas de usinas de reciclagem do material, os rejeitos e sofás encaminhados para o transbordo de lixo domiciliar. Pneus, pilhas e baterias e lâmpadas para Central de Resíduos, localizados no Bairro Ondinhas, para onde foram posteriormente encaminhados para descontaminação e reaproveitamento.

O setor informa que foram estimados um reaproveitamento de 75% dos resíduos.


A retirada do material nos ecopontos e feita pelo setor de gerenciamento de resíduos da Sedema e acontece sistematicamente de forma ordenada e programada de acordo com a demanda de cada um, uma vez que alguns geram maior quantidade de resíduos que outros. 

Um dos principais objetivos para a instalação de ecopontos é evitar que estes materiais sejam despejados em áreas verdes e APP, evitando deste modo a contaminação de ribeirões e córregos.

A escolha dos locais para a instalação dos ecopontos é determinada de acordo com os maiores índices de descartes irregulares registrados nos bairros, através de estudos e planejamentos do setor de Gerenciamento de Resíduos da Sedema. 



Eles estão localizados nos seguintes bairros:

Endereços:

Monte Rey: Rua Giovanni Ferrazzo;
Bosques do Lenheiro: Rua da Sapucaia
Cecap/eldorado: Av. Eurico Gaspar Dutra;
Jd. Oriente/Agua Branca: Rua Valquiria Sanches Z. Antiqueira,

Mario Dedini: Rua Antonio Franco de Lima x Rua Liz Tozzi;
Mario Dedini: Rua dos Topázios x Rua das Ametistas;
Boa Esperança: Rua Francisco de Assis Pansiera;

Artemis: Rua Fioravante Cenedese (próximo a ponte de ferro);  



fotos: Sedema
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8027533425315816423#editor/target=post;postID=1821207642181341208



Nenhum comentário:

Postar um comentário