sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

A função dos Zoologicos

tratadores 
Neste mês de dezembro, o Zoológico de Piracicaba recebeu um filhote de puma de 5 meses de idade, vindo do Zoológico de Belo Horizonte (MG), depois de ter sido capturado numa queimada. Este fato suscitou mais uma vez a questão da existência dos zoológicos.

“Sobre a vinda deste filhote, o veterinário Thiago Vilalta, Diretor do Zoológico de Piracicaba explicou que “ provavelmente a mãe fugiu durante a queimada e se perdeu do filhote. E este animalzinho, pelas condições do seu histórico não teria como ser reintroduzido na natureza. Normalmente eles aprendem a caçar com a mãe e o puminha não teve tempo de aprender e não teria condições de sobreviver sozinho”.

O que muita gente não sabe é que os Zoológicos modernos, legais, exercem uma importante função nos dias de hoje, a exemplo do Zoológico de Piracicaba.    Com relação à infraestrutura, os recintos são bem espaçosos, adequados de acordo com as normas do Ibama.


Uma das dúvidas mais frequentes. Como os zoos adquirem animais?

Para começar, os animais que chegam nos Zoológicos não são comprados e nem são retirados do seu habitat natural. Conforme explica o doutor em ecologia pela Unicamp e professor titular do Departamento de Zoologia da Universidade de Brasília, Jader Soares "nenhum zoo obtém animais diretamente da natureza - eles vêm de outros zoológicos, através de permutas. Portanto, nasceram em cativeiro e jamais poderão ser repostos na natureza. Eles não têm estrutura social, pais e irmãos com quem possam aprender comportamentos importantes para a sobrevivência. ”


Os Zoológicos constituídos de acordo com a legislação vigente, como é o caso de Piracicaba, fazem parte de uma associação nacional a SZB – Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, fundada em 1977 com o objetivo de integrar e representar os zoológicos e aquários brasileiros, sendo considerada uma referência em conservação.

A SZB fornece apoio técnico, facilita a cooperação, a capacitação, o intercâmbio de conhecimentos e a realização de pesquisas nas áreas de manejo, educação e conservação, para que os zoológicos brasileiros tenham uma gestão eficiente e trabalhem dentro dos mais altos padrões éticos e de bem-estar animal.

Outra grande questão. Qual é a principal função dos zoológicos hoje em dia?

Eles servem para estudos e para que os visitantes criem laços e vínculos que tragam respeito à fauna e à natureza de um modo geral. Por exemplo: quem vê um filhote de puma no Zoológico não tem como não se encantar com esse animal — isso cria vínculos entre as pessoas e a vida silvestre. Essa é uma das funções que é a educação ambiental.

Ao contrário do que se possa imaginar, muitos aspectos da fauna brasileira são desconhecidos. Então, os zoológicos representam uma grande fonte de informação. Coisas como ciclo de vida, quanto dura a gestação de um animal, o cuidar dos filhotes etc. Estudos na natureza raramente propiciam esse tipo de informação, pois não possibilita o acompanhamento diário do espécime.

Além disso, os zoos cumprem hoje um papel importantíssimo em relação à conservação. Hoje, há várias espécies que têm populações maiores em zoológicos do que na natureza. Se um exemplar nasceu em cativeiro, podemos fazer o cruzamento com animais da natureza, de modo a recuperar genes que estavam praticamente extintos.

ZOOLÓGICO DE PIRACICABA


O Zoológico de Piracicaba, considerado um patrimônio da cidade tem presença garantida na agenda da família piracicabana. Ele foi recuperado e entregue à população no Governo do Prefeito Barjas Negri em 2006, depois de permanecer fechado por um longo período.
Muitos visitantes não sabem o trabalho que dá manter o local apropriado para manter os animais saudáveis. A rotina do Zoológico é rígida e muito bem planejada. O Zoológico de Piracicaba conta hoje com uma equipe de Diretor, uma veterinária, uma bióloga, treze tratadores além de funcionários administrativos no total 30 funcionários atadores e funcionários.

Embora muita gente imagine que os moradores do Zoológico comam restos de comida, doações, ao contrário, todos os alimentos de melhor qualidade são adquiridos através de licitação pela Prefeitura de acordo com a dieta adequada de cada espécie. Segundo a bióloga Paula Matias, a cozinha é o coração do Zoológico “de lá tanto pode sair a saúde como a doença do animal”.  A 

A bióloga explica como são adquiridos cada um dos alimentos que são oferecidos a cada espécie de acordo com a sua dieta. “As segundas-feiras chegam os diferentes tipos de carne, como frango, carne de vaca e de porco, devidamente etiquetadas e identificadas por tipo, peso e validade. Às segundas, quartas e sextas-feiras, chegam os hortifrútis que antes de serem acondicionados na câmara fria, são higienizados. Os diferentes tipos de ração, são adquiridos mensalmente porque tem mais tempo de validade e possibilitam a estocagem”, conclui Paula

Além de uma boa alimentação, existem inúmeras tarefas no que se refere aos cuidados na rotina dos moradores. Entre elas estão algumas atividades programadas pela equipe do Zoo que envolvem muita criatividade dos funcionários e cuidadores e que acontecem diariamente: o Enriquecimento Ambiental.

O Enriquecimento são atividades oferecidas aos animais para quebrar a rotina e estimular o animal. Estas atividades podem ser: podem ser: alimentar (forma lúdica de oferecer o alimento); sensorial (as vezes colocam algum tipo de essência) outras vezes incluem algumas atividades físicas (como jogar bola no lago das onças para estimularem a pratica de exercício, contribuindo também para a dieta de emagrecimento).

Os zoológicos licenciados pelo Ibama estão aptos e muitos deles abrigam espécies em extinção.  O Zoológico de Piracicaba abriga, por exemplo: onça pintada, onça parda, cachorro vinagre, bugio preto, no, macaco aranha, todos ameaçados de extinção.



O Zoológico de Piracicaba conta hoje com 385 animais de 101 espécies e está localizado na  Avenida Marechal Castelo Branco, 426 – Jardim Primavera.
Telefone (19) 3421-3425 - e-mail zoopiracicaba@gmail.com

Horário de funcionamento para o público: terça à domingo, das 9 às 16h30, com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário