quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Sedema cria comissão para debater interesses de bares e população piracicabana




Depois de promover um debate sobre a execução de música em bares, casas de eventos e similares, a Sedema deverá criar uma comissão para dar encaminhamentos às reinvindicações dos participantes do 1º SEMINÁRIO MÚSICA E CULTURA que aconteceu nesta terça-feira no Anfiteatro da Biblioteca Municipal.

O objetivo deste seminário era debater com proprietários de bares, casas noturnas e locais com música ao vivo, sobre a execução de música nestes estabelecimentos com a perturbação de sossego público da população piracicabana.


Após a abertura do evento que contou com a presença do Prefeito Barjas Negri e dos secretários do meio Ambiente José Otavio Menten e da Secretaria da Cultura e turismo Rosangela Camolesi, o coordenador do evento, Fabiano Bertin, engenheiro ambiental da Divisão de Fiscalização da Sedema, expos aos participantes os procedimentos para obtenção da Licença para Execução de Música – com ou sem isolamento acústico, falou sobre as leis e normas que regem as apresentações musicais nos estabelecimentos instalados na cidade.

O promotor cultural Pablo Carajol Delvage e a cantora Thereza Alves, representando os músicos e proprietários dos bares com música ao vivo na cidade apontaram as dificuldades, fizeram algumas considerações e apresentaram algumas sugestões. O produtor lembrou que “a cidade possui 250 anos de história de cultura musical, mas a fiscalização tornou-se muito rígida. Pablo sugeriu que a Prefeitura crie um estímulo para o funcionamento dos bares e não ao contrário”. Thereza se mostrou otimista e falou que é muito importante que os dois lados se mostrem abertos ao diálogo. “ O importante é que os dois lados se encontrem desarmados e fazer as coisas com o coração. ”

Na abertura do evento, o prefeito Barjas Negri, disse que “é um momento importante para
fazer uma reflexão. Ele lembrou que Piracicaba estimulou a economia criativa, muitos empresários fizeram seus investimentos que ocasionou o surgimento de muitos locais – “é preciso haver um diálogo, como este que está havendo aqui hoje, ouvir as reivindicações, as críticas, e as sugestões para poder definir como dever ser o comportamento do setor público”.

Barjas pediu para que haja mais flexibilidade na fiscalização, e “isso deve ser regulamentado através de decreto ou de uma orientação. Mas isso não significa que não se tenha de penalizar aquele que é abusivo”, finalizou.   

O secretário José Otávio Menten falou da importância de se harmonizar interesses. O secretário lembrou que “hoje existe muita tecnologia que conseguem mitigar estes ruídos incômodos.”  

Outro convidado, o engenheiro Abdo Osório Maluf Germano, falou sobre aspectos técnicos para adequação dos estabelecimentos para o isolamento acústico para o controle dos ruídos. Abdo elogiou a iniciativa inédita da Prefeitura de promover um diálogo com os proprietários. “O importante é detectar a fonte do ruído e sanar as questões. Se todos os bares seguirem as normas não vão ter problemas”.

No final do seminário, por sugestão do palestrante Pablo Carajol, ficou acordado a criação de uma comissão, um grupo de estudos, que a partir de agora deverá contribuir para as discussões, agilizar os encaminhamentos, criando um canal de comunicação para auxiliar este segmento.   


O papel desta comissão é buscar formas de conciliar e harmonizar a execução de música nos estabelecimentos com o cotidiano dos moradores vizinhos, considerando os diversos aspectos abordados no seminário formação da comissão de estudos.


Vários participantes se colocaram à disposição para contribuir nas discussões para o aprimoramento dos aspectos da regulamentação, fiscalização e licenciamento da execução de música em bares e similares. Esta comissão deverá ser formada, por um proprietário de bar; um proprietário de restaurante; um produtor de eventos; dois músicos; e a ex-gerente da Agência da CETESB Piracicaba.

Um comentário:

  1. Tudo é possível naquilo que se acredita / Talheres de prata para se comer de marmita ( el-dani )

    ResponderExcluir