terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Trecho novo da Avenida Higienópolis valorizado com o plantio de novas árvores

A equipe técnica do setor de arborização da Secretaria Municipal de Defesa do meio Ambiente – Sedema plantou 140 mudas de ipês rosa e outras três de jacarandás no trecho recém-inaugurado da avenida Higienópolis.

 As mudas, com mais de 2 metros de altura dificultam a depredação, foram plantadas entre a Rua Santa Catarina e a avenida Rio das Pedras num trecho de aproximadamente dois   quilômetros. 


O paisagismo implantado no local, utilizando espécies de grande porte, deverá valorizar ainda mais a avenida Higienópolis. Num futuro próximo, os pedestres que utilizam aquele trajeto para caminhada, poderão se beneficiar com a sombra e com a beleza dessas novas árvores na época da florada.

Outro benefício levado em conta pelos técnicos é que copa dos ipês em forma de taça deverá ficar mais alta, auxiliando a visibilidade e evitando problemas de galhos estendidos na rua atrapalhando o tráfego de caminhões.

   
Naquele local, o plantio foi considerado exemplar do ponto de vista técnico, porque o berço (ou a caixa) onde estas mudas foram plantadas tem um metro de largura por dois metros de cumprimento seguindo com rigor a recomendação técnica. 

A responsável pelo Viveiro Municipal explicou que a abertura maior para o plantio dessas mudas irá facilitar a penetração da água da chuva, auxiliando inclusive, a condução do enraizamento mais profundo das mudas.


Isso só foi possível porque o local possui uma calçada mais larga e praticamente sem interferências urbanas, além dos postes de energia elétrica ali compactados. Hoje é cada vez mais difícil o planejamento para expansão da arborização em calçadas, justamente por causa dessas interferências de fios de energia elétrica, de telefones e outras.


 Sobre o plantio das novas arvores na avenida Higienópolis, o secretário do Meio Ambiente, José Otavio Menten comentou “O cuidado com a arborização das vias públicas de Piracicaba refletem a determinação do Prefeito Barjas para que a cidade se consolide como sustentável, proporcionando boa qualidade de vida aos seus moradores”.

A Sedema lembra que entre os inúmeros benefícios da arborização urbana estão:


•Embelezamento da cidade e fornece sombra;
•Aumento da umidade do ar, diminuindo os problemas respiratórios;
•Temperaturas mais amenas, reduzindo gastos com ar condicionado e ventilador;
•Auxiliar no combate a enchentes, reduzindo a quantidade de água que alcançará os bueiros;
•Redução da poluição sonora;
•Auxilio na retenção de parte da poluição atmosférica;
•Diminuição do efeito estufa na medida em que capta CO2 da atmosfera;
•Abrigo para a fauna silvestre;
•Valorização imobiliária.
•Criação de perspectiva nas vias, auxiliando os motoristas.

•Criação de referência nas vias públicas pela identificação de suas flores e folhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário