segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sedema recolhe quase 3 toneladas de entulho em outubro

Em outubro a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) retirou 2.946,5 toneladas de entulho das ruas de Piracicaba. O trabalho se concentrou na limpeza nas regiões da estrada Piracicaba-Charqueada, Reciclador Solidário, nos bairros Bosques do Lenheiro, São José, IAA, Terra Rica e Vila Industrial, além dos Ecopontos do Cecap/ Eldorado, Monte Rey, Bosques do Lenheiro e Jardim Oriente. Para recolher o material, os caminhões da Sedema fizeram 294 viagens. Todo entulho,  restos de material de construção, lixo domiciliar, árvores cortadas por moradores e até mesmo móveis descartados foram encaminhados para o depósito do bairro Pau Queimado, onde é feita a triagem inicial e a transferência do o que é reciclável à Cooperativa Reciclador Solidário; lixo orgânico e rejeitos vão para o aterro e entulho de construção é triturado e reutilizado pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Secretaria de Abastecimento e Agricultura (Sema) e Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap). A secretaria e autarquias utilizam o material em operações de tapa-buracos, pequenos reparos no pavimento e manutenção de estradas rurais.

Para executar o trabalho a Sedema conta com sete caminhões, duas pás carregadoras, duas retroescavadeiras, 36 funcionários. Foram mapeados 39 pontos irregulares de descartes dos Resíduos da Construção Civil e Demolição (RCCD). Para outubro está programada a limpeza nos Ecopontos do Cecap/ Eldorado, Monte Rey, Bosques do Lenheiro e Jardim Oriente, nos bairros Vila Cristina, Jardim Itapuã, Monte Líbano, Nova Iguaçu, Reciclador Solidário (rejeito) e da estrada do Novo Horizonte/ Campestre.
Com o objetivo de combater o descarte irregular ou clandestino, e de oferecer opções ao cidadão para descartar os resíduos da construção civil, a Prefeitura criou pontos regularizados, batizados de Ecopontos. Trata-se de uma área onde a população pode descartar até um metro cúbico de entulho, evitando que seja jogado em locais impróprios. A cidade conta com quatro ecopontos: na Rua Giovani Ferrazo (Parque Piracicaba), Rua das Sapucaias (Bosques do Lenheiro), Rua Luiz Pereira Leite (Jardim Oriente) e Av. Eurico Gaspar Dutra (Cecap). Para material com mais de 1m³, o morador deve contratar o serviço de caçamba.
Ecoponto do Cecap/ EldoradoA Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) iniciou a reforma do Ecoponto do Cecap/ Eldorado. As obras começaram com a instalação de novos alambrados. Em seguida será colocado o portão, construída baia coberta e reformadas a guarita existente e a iluminação do pátio. A pasta estuda ainda um local adequado para construir o quinto Ecoponto da cidade.




Alex Calmon/foto: Henrique spavieri
07 de Novembro de 2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário